Continua após publicidade

Agora é oficial! OMS declara fim da pandemia de Covid-19

Após mais de três anos, o coronavírus deixa de ser considerado um risco mundial. Mas a doença ainda está circulando e não podemos descuidar, viu?

Por Da Redação 5 Maio 2023, 11h37

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, na manhã desta sexta-feira (5), o fim da pandemia de Covid-19. Isso não quer dizer que os casos relacionados ao vírus tenham zerado ou que não pegue mais (inclusive, a vacina bivalente contra Covid-19 já está disponível para você, jovem, em diversos municípios, viu? Vale checar no seu!). Mas a situação está controlada, portanto, a doença não é mais considerada um risco mundial.

Esse anúncio tão aguardado por nós acontece um pouco mais de três anos após o início da crise sanitária. Vale lembrar que a OMS declarou que a emergência causada pelo coronavírus atingiu o patamar de uma pandemia no dia 11 de março de 2020. De lá para cá, a doença matou quase 7 milhões de pessoas ao redor do mundo.

 

No Brasil, a covid-19 deixou de ser uma emergência em saúde pública há um ano, em maio de 2022, após o avanço da vacinação e redução no número de mortos, hospitalizados e infectados.

Continua após a publicidade

Publicidade