Zara vai fechar mais de mil lojas após prejuízo causado pelo coronavírus

O grupo dono da marca anunciou que o plano é investir no comércio online

Por Sofia Duarte Atualizado em 30 out 2024, 23h59 - Publicado em 15 jun 2020, 14h13

A Zara vai fechar cerca de 1.200 lojas físicas ao redor do mundo, principalmente na Europa e na Ásia, durante os próximos dois anos, segundo anúncio feito pela Inditex, conglomerado espanhol dono da marca. O objetivo é criar uma estratégia que envolva a recuperação de danos causados pela pandemia do coronavírus e um investimento no e-commerce, mercado que teve um crescimento acelerado nos últimos meses.

A decisão veio após o grupo constatar que, com as medidas de isolamento social, entre fevereiro e abril houve uma queda de 44% nas vendas, o equivalente a um prejuízo de 409 milhões de euros, em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, a etiqueta também viu um aumento de 50% nas compras virtuais.

Até 2022, a meta é que 25% das vendas sejam provenientes do comércio online, taxa que foi de 14% em 2019. Para isso, vai rolar um investimento de 1 bilhão de euros nas plataformas virtuais da Zara, além de 1,7 bilhão de euros na modernização tecnológica das lojas, a fim de integrar os mercados físico e online. 

Por conta dessa reorganização, que também vai incluir a abertura de 450 espaços, a contagem total de pontos físicos deve cair de 7.412 para um número entre 6.700 e 6.900. 

O que você achou da novidade? A CH entrevistou especialistas para discutir essa adaptação das grandes redes de fast fashion em um contexto pós-pandemia. Confira aqui!

Publicidade