Victoria’s Secret leva shade por comentário preconceituoso de diretor

Ed Razek discordou que a marca ainda precisa ter mais diversidade no seu time de modelos...

A Victoria’s Secret Fashion Show deste ano teve poucas novidades: uma versão acessível do Fantasy Bra e duas modelos novas que trouxeram (pouca) representatividade: Winnie HarlowKelsey Merrit. Pela primeira vez, o casting foi composto por uma menina da Filipinas e uma modelo com vitiligo – manchinhas na pele, que não são transmissíveis. Mas a mídia e o público só comentaram sobre a falta de diversidade do show.. e alguns diretores da marca foram entrevistados e questionados sobre o assunto.

View this post on Instagram

U N B E L I E V A B L E 😭💗

A post shared by ♔Jamaican Canadian♔ (@winnieharlow) on

Ed Razek, diretor de marketing, participou de uma entrevista junto com Monica Mitro, produtora da marca, para o projeto Vogue Runaway. Ele fez comentários preconceituosos durante suas respostas, e um dos que chocou a internet foi sobre modelos trans. Ao ser questionado pela falta dessas meninas nas passarelas, Ed foi bem direto: Não acho que deveríamos ter modelos transgêneros no desfile“. A justificativa? “Porque o desfile é uma fantasia. É um especial de TV de 42 minutos“. Ninguém entendeu nada, por que meninas trans não poderiam usar uma fantasia, Ed?

Na mesma entrevista, Ed foi questionado sobre ter modelos plus size no show. Por mais que sejam de diferentes raças e etnias, as modelos da VS sempre são bem magras e altas. A resposta dele também não convenceu a galera: Se nós consideramos colocar uma modelo plus-size no desfile? Sim, nós consideramos. Tentamos fazer um especial de TV com plus sizes [em 2000]. Ninguém se interessou, e ainda não se interessam“. OI? 

A galera usou as redes sociais para dar shades na marca e, principalmente, no diretor. A modelo Louise O’Reilly citou como exemplo o desfile inclusivo da grife comandada por Rihanna: “Exemplo que mostra porque as marcas precisam ser cuidadosas quando divulgam opiniões de diretores. Especialmente quando é um homem de 70 anos que está vivendo no passado. Graças a Deus a Rihanna nos trouxe a ‘Savage X Fenty’ esse ano com atenção genuína e amor à diversidade na marca”. Durante o NYFW, modelos magras, gordas, de raças e gêneros diferentes e até grávida cruzaram a passarela com as lindas peças da marca da cantora, lembra? Segundo o Buzzfeed, um fã postou este print no Instagram, mencionou Rihanna e a chamou de “rainha da diversidade”. Logo depois, a foto foi curtida por Riri- dando a entender que ela concorda com a posição.

A modelo plus size Tabria Majors também fez uma declaração que ganhou muitas curtidas. Com uma foto de lingerie da SavageXFenty, ela questionou o diretor: “Então Ed Razek, você tentou fazer um desfile plus size há VINTE ANOS e isso não funcionou? Se você não entendeu, o #bodypositivity veio para ficar. Tente de novo!“. É isso aí! 

Depois de tanta gente comentando – e não concordando – sobre o assunto, a marca resolveu tuitar um pedido de desculpas do diretor, pedindo para que todos os fãs lessem: “Minha colocação sobre a inclusão de modelos transgêneros no desfile da Victoria’s Secret soou como insensível. Peço desculpas. Para ser claro, nós com certeza contrataríamos uma modelo transgênero para o desfile. Já tivemos modelos trans que participaram de audições [para nossos desfiles]…E, como muitas outras, elas não conseguiram. Mas nunca se tratou de uma questão de gênero. Eu admiro e respeito suas jornadas para abraçar quem realmente são. – Ed Razek, chefe de marketing.

Fica um pouco difícil de desculpar alguém depois das declarações preconceituosas, estamos esperando atitudes! Que toda essa repercussão sirva para que a marca mude seus conceitos e inclua mais diversidade nos próximos castings. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s