Série ‘The New Look’ mostra moda como sobrevivência para Christian Dior
A série da Apple TV+ narra a trajetória do estilista e de Coco Chanel durante a Segunda Guerra Mundial
![Christian Dior (Ben Mendelsohn) na série 'The New Look'](https://capricho.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/03/the-new-look-serie-apple-tv.jpg?quality=85&strip=info&w=1000)
Depois das séries sobre Halston, da Netflix, e Cristóbal Balenciaga, da Star+, mais uma produção que mostra a moda em um contexto histórico para além do glamour das passarelas foi lançada. The New Look, disponível na Apple TV+*, se passa na Paris ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e narra a história de como Christian Dior (Ben Mendelsohn) usou da criação para sobreviver, ao passo que Coco Chanel (Juliette Binoche) tomou decisões que a levaram a estreitar laços com o nazismo.
A série evidencia a íntima relação entre moda e política, narrando os esforços de Christian Dior para proteger sua irmã, Catherine Dior (Maisie Williams), integrante da resistência francesa que acabou sendo sequestrada, torturada e levada a um campo de concentração na Alemanha, ao mesmo tempo em que produzia vestidos para a casa do estilista Lucien Lelong, que eram usados por esposas de oficiais da SS (Schutzstaffel), unidade de elite criada inicialmente para servir como tropa de proteção de Adolf Hitler.
![serie-the-new-look-christian-dior Christian Dior (Ben Mendelsohn) na série 'The New Look'](https://capricho.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/03/serie-the-new-look-christian-dior.jpg?quality=85&strip=info)
“A história pessoal de Monsieur Dior inspirou as pessoas de que não havia problema sonhar mais uma vez, e me inspira que ele fez isso através da criação, que criação é sobrevivência”, afirmou o diretor Todd A. Kessler em entrevista à Vogue americana.
O chamado ‘New Look’ surgiu depois que o estilista apresentou sua primeira coleção autoral, em 1947, e quem deu esse nome foi a diretora da Harper’s Bazaar americana na época, Carmel Snow. O tal do visual contrastava com a simplicidade das roupas usadas durante a guerra e resgatava o que Christian acreditava definir a feminilidade ao propor uma cintura marcada e, na parte de baixo, saia ampla e rodada; assim, ele ditou a moda dos anos 1950.
“Dior foi um azarão que lutou ferozmente para ser ele mesmo e para tornar o mundo um lugar mais colorido para se viver, e esse legado dura até hoje”, disse o produtor Lorenzo di Bonaventura à Vogue dos Estados Unidos.
![serie-dior-the-new-look Série 'The New Look'](https://capricho.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/03/serie-dior-the-new-look.jpg?quality=85&strip=info)
Por outro lado, a produção também expõe o romance de Coco Chanel com o agente alemão Hans Günther von Dincklage, conhecido como Spatz (Claes Bang), e sua aproximação com o nazismo. Embora tenha fechado seu ateliê durante a guerra, a estilista, após ter conseguido libertar seu sobrinho, que era prisioneiro dos nazistas, fez acordos pessoais e profissionais com oficiais do regime de Hitler. O comportamento da renomada designer é, até hoje, considerado dúbio e inconclusivo, passando por diferentes opiniões de estudiosos do período – há quem defenda de que ela não tinha de fato ideais nazistas, mas há quem a descreva como antissemita. Na série, ainda vemos os conflitos e pensamentos que ela tinha sobre Dior, que trazia uma silhueta marcada em suas criações, enquanto ela preferia se apropriar de modelagens tradicionalmente consideradas masculinas.
![serie-the-new-look-coco-chanel Coco Chanel (Juliette Binoche) na série 'The New Look'](https://capricho.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/03/serie-the-new-look-coco-chanel.jpg?quality=85&strip=info)
Embora The New Look falhe em mostrar com mais profundidade a relação entre Chanel e Dior, porque o que se sente é que são duas tramas que pouco se cruzam, é interessante assistir à moda como fio condutor da sobrevivência durante os anos de guerra. Se você é apaixonada por história da moda, e não apenas por roupas, que são, sim, conceitos bem distintos, vale a pena dar uma chance à série.
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