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“Ser você a qualquer custo gera polêmica”, afirma Malu Borges sobre estilo

A influenciadora reflete a respeito dos seus looks controversos e virais em entrevista à CAPRICHO

Por Sofia Duarte Atualizado em 29 out 2024, 16h20 - Publicado em 9 jan 2024, 12h02

Não tem nenhuma peça, acessório ou tendência que Malu Borges não usaria. É o que a influenciadora de moda, natural de Petrópolis, no Rio de Janeiro, que acumula mais de 5 milhões de seguidores no TikTok, revela em entrevista à CAPRICHO. “Adoro o desafio de fazer algo que de cara eu não gosto muito entrar no meu universo”, afirma, relembrando sua resistência a calça legging e short biker, roupas que hoje fazem parte do seu armário.

Mostrando itens polêmicos e esquisitos, Malu criou uma identidade própria nas redes sociais e, ame ou odeie, ela cativou um público enorme e até gerou tendências. Um dos seus primeiros vídeos virais foi o da bolsa de toalha da grife Bottega Veneta, postado em 2021. Depois disso, ela já mostrou em seus unboxings e vídeos de ‘arrume-se comigo’ uma bolsa em formato de secador de cabelo da Moschino, clutch de sapo da JW Anderson, sapato de bexigas da Loewe e muuuitos outros designs controversos. “Eu sempre gostei de peças diferentes, mas acho que fui descobrindo quem eu era junto com as pessoas. Tudo o que aconteceu comigo foi muito instintivo, e eu fui me descobrindo e tendo ideias novas”, comenta.

@maluborgesm

Essa vai ser difícil de superar 🥲 @London Luxury Personal Shopper OBRIGADA LALA VC É DEMAIS #botegavenetta #fy #fyp

♬ original sound – MALU BORGES

Recentemente, a influenciadora começou a publicar vídeos sem fala em que aparece abrindo produtos novos com uma reação empolgada. Essas postagens deram o que falar e foram analisadas por muita gente como uma estratégia para atingir novos seguidores internacionais. “Comecei a fazer isso porque queria trazer conteúdos diferentes para o meu Instagram. Então, tive a ideia de fazer unboxings como se eu estivesse muito animada abrindo aquilo, de uma forma real, como uma criança recebendo presente no Natal, que abre desesperada para ver o que tem ali dentro, e eu abro as minhas coisas assim”, relata Malu.

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Apesar das várias observações feitas a respeito desse tipo de conteúdo, ela sinaliza um outro ponto, que ainda não havia ressaltado. “As pessoas não percebem que criar um conteúdo sem fala, sim, é criar um conteúdo internacional, assim como é fazer um vídeo com uma música em inglês hypada, o que todo mundo faz. O que deixa o conteúdo internacional interessante é o conjunto da obra, as expressões, os barulhos, a forma como você segura as pessoas. A qualidade é tão boa que o conteúdo cruza barreiras e vai ser visto lá fora.”

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E, claro, isso também entrou para a lista de inovações da Malu que dividem opiniões na internet. Por isso, perguntamos se ela se considera uma personalidade polêmica. “Quando a gente resolver ser a gente mesmo, sem se podar, vestir o que a gente quiser, fazer o que a gente quiser, vai gerar polêmica, porque as pessoas vão se incomodar, principalmente quando estoura a bolha. A maioria das pessoas se incomoda de alguém criticando e falando mal, e eu não me incomodo. E acredito que isso gera polêmica, porque é diferente do que todo mundo segue e faz. Se eu vesti e gostei, pra mim basta, não importa o que vão falar. Mas obviamente ser você a qualquer custo dá polêmica“, declara.

Quando a gente resolver ser a gente mesmo, sem se podar, vestir o que a gente quiser, fazer o que a gente quiser, vai gerar polêmica, porque as pessoas vão se incomodar.

Malu Borges

Além desses vídeos, os seguidores de Malu começaram a notar que o modo como ela também grava e narra os vlogs da sua rotina em sua conta secundária no TikTok se popularizou. “Eu queria um vlog que fosse diferente, e acho que às vezes consigo criar uma coisa meio lúdica e muito marcante. A minha identidade vira tão forte no que eu faço que as pessoas associam a mim, mas nunca me incomodou os outros fazendo vídeos parecidos; pelo contrário, acho divertido. Meu principal papel é influenciar, então, quando vejo criadores se inspirando no meu conteúdo, penso que consegui fazer o mais incrível, que é inspirar quem inspira outras pessoas.”

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@maluborgesm

A Malu Borges leva os bebelos pra todos lugares???? Sim! #tiktokfashion #maluborges #vlog

♬ som original – MALU BORGES

Saindo um pouco do nicho de moda, esse segundo perfil a trouxe para mais perto de seus seguidores. “Eu senti que precisava de um lugar para postar o que eu quiser, uma conta para eu poder ser mais eu, não ter que ficar pensando muito, e isso me aproximou da galera. Até a intimidade das pessoas comigo na rua mudou, porque elas ficaram próximas da minha família e da minha vida.” Quem aí também ama os vídeos em que a Bebel, filha da Malu, aparece? <3

No TikTok Awards de 2023, a influenciadora roubou a cena com um look ousado que foi desenvolvido por uma estudante de moda e frisou a importância da valorização de novos talentos brasileiros. “Hoje no Brasil existe uma movimentação de influenciadores usando marcas brasileiras, só que é muito fácil pegar uma marca que já está na boca de todo mundo, que já tem uma identidade muito forte. É legal também ter esse olhar de influenciar quem está começando. Muita gente que cursa faculdade de moda não tem a menor noção do que vai fazer depois dali, são poucos que realmente conseguem abrir uma marca e ter dinheiro para investir em um negócio. Por isso, poder influenciar a formação, não só uma marca que já está muito em alta, é importante. Foi algo que eu queria muito fazer e foi tudo uma coincidência muito grande. Fui convidada para ser jurada no curso da FAAP e coincidentemente a Camila [Gramigna] estava apresentando a coleção dela. Eu me apaixonei, mandei mensagem pra ela, ela acreditou em mim, eu acreditei nela, e a gente foi juntas.”

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Malu ainda aproveita para destacar 5 marcas brasileiras que admiraMisci, Ateliê Mão de Mãe, Artemisi, Lenny Niemeyer e Normando.

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De certa forma, Malu Borges cresceu influenciada por sua mãe, que era educadora na área da moda, mas via esse nicho apenas como hobby. Antes da pandemia de Covid-19, chegou a ter sua própria marca de roupas, a Amo Emme, que atualmente é tocada apenas por sua ex-sócia, Mafe Nobrega, pois decidiu parar quando sua carreira de influenciadora começou a tomar proporções gigantescas. E, embora não se veja no momento empreendendo novamente, deseja levar seu nome para ainda mais longe. Ela deu início a esse projeto com uma colaboração com o Café Zinn, que originou um café gelado de edição limitada. “Com o meu perfil de vlogs no TikTok, vários elementos viraram característicos do meu universo, como o café gelado que eu sempre tomo. As pessoas viviam falando: ‘Malu, queria provar esse café’. E, agora, elas podem entrar um pouquinho no meu mundo.”

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2024 vai ser um ano em que eu quero construir mais o meu legado, deixar meu nome nas coisas, e não só o meu rosto. Essa é a minha meta e temos vários projetos legais”, acrescenta.

Malu Borges conclui a nossa conversa deixando um conselho para quem a acompanha, mas ainda sente dificuldades em explorar sua própria personalidade na moda. “Arrisque. Você não vai conseguir agradar todo mundo, mas quando a gente gosta do que estamos fazendo, tudo fica mais fácil. A grande sacada é entender que a gente gostar bastaQuando entendemos isso e começamos a fazer o que queremos para a gente se sentir bem, as coisas começam a andar de uma forma muito mais fácil, porque é genuíno. É importante a gente conseguir escutar a gente mesmo, apesar do entorno, não ter vergonha, se você quer começar a criar seu conteúdo, comece. Não vai dar certo da noite pro dia. É deixar a opinião dos outros de lado e seguir a nossa intuição.”

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