Quem é Anok Yai, eleita modelo do ano pelo Fashion Awards

Conheça a história da modelo que foi descoberta em uma festa universitária e virou um dos principais nomes da geração atual

Por Nathalia dos Santos 6 nov 2025, 17h00
A

nok Yai, de 27 anos, foi eleita pelo Fashion Awards, um dos prêmios mais simbólicos do mundo da moda, como a Modelo do Ano de 2025. A premiação na qual a modelo egípcia, com ascendência sudanesa, será homenageada vai acontecer no dia 1º de dezembro no Royal Albert Hall, em Londres. Mas quem é ela, afinal?

Quem é a modelo Anok Yai e qual sua relevância para o mundo da moda?

Desde o início de sua carreira, Anok já participou de diversas campanhas e desfiles. Ela também apareceu em editoriais para a Vogue França, Dazed, V Magazine e AnOther Magazine, e foi capa de edições da Vogue Itália, CR Fashion BookW Magazine, entre outras revistas. 

Em 2018, ela foi a primeira modelo sudanesa, e a segunda modelo negra, depois de Naomi Campbell em 1997, a abrir o desfile da grife italiana Prada, um marco em termos de representatividade. Esse acontecimento a colocou como um símbolo da diversidade e inclusão racial, quebrando barreiras raciais em uma indústria centrada em padrões eurocêntricos. 

Continua após a publicidade

Nascida no Egito e com ascendência sudanesa, aos dois anos ela se mudou com a família para Manchester, nos Estados Unidos. A modelo chegou a frequentar a Plymouth State University, onde se graduou em bioquímica.

Segundo o site Business of Fashion, sua carreira de modelo teve o ponta pé inicial durante a semana de boas-vindas na faculdade, em uma festa de ex-alunos, na qual Yai foi fotografada por um fotógrafo profissional. A foto publicada no Instagram viralizou e conquistou mais de 20 mil curtidas em poucas horas.

Com isso, ela chamou a atenção de agências que gerenciam grandes modelos, como a IMG, mas inicialmente acabou assinando contrato com a Next Models Worldwide.

Continua após a publicidade

Além das passarelas, outro evento que Anok costuma marcar presença é no Met Gala. Inclusive, na edição deste ano, seu visual assinado por Thom Browne foi considerado uma das respostas mais inteligentes ao tema Superfine: Tailoring Black Style. Outro look que chamou atenção foi na edição de 2024, um macacão em tons de azul e prata composto por 98 mil cristais Swarovski.

Com uma beleza marcante, sua presença nos desfiles é contagiante devido ao catwalk forte e preciso, refletindo seu perfil confiante e autêntico. Além disso, ela representa a ascensão de uma nova geração de modelos africanas, simbolizada também por Adut Akech e Nyagua Ruea.

Olhando para o futuro, a trajetória de Anok revela que ainda há muito por vir, com projetos de grande visibilidade que irão fortalecer ainda mais a sua imagem e o impacto positivo na indústria atual, mantendo a modelo como uma das figuras mais influentes da moda internacional. E tudo isso acompanhada de looks deslumbrantes, claro!

Continua após a publicidade

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade