Pin up, sua linda!
Primeiro: Você sabe o que significa a expressão “pin-up”? São aqueles quadros antigos das mulheres lindas, fazendo alguma coisa delicada. Certo? Sim, mas esse termo não quer dizer somente isso, mas remete aos quadros que os soldados americanos prendiam em suas paredes. “Pin”, em inglês, quer dizer pendurar e “up” é (dãr) para cima! Elas […]
Primeiro: Você sabe o que significa a expressão “pin-up”? São aqueles quadros antigos das mulheres lindas, fazendo alguma coisa delicada. Certo? Sim, mas esse termo não quer dizer somente isso, mas remete aos quadros que os soldados americanos prendiam em suas paredes. “Pin”, em inglês, quer dizer pendurar e “up” é (dãr) para cima! Elas começaram na mão do fotógrafo Alberto Vargas, um peruano que fotografava as mulheres de maneira sensual e que acabou vendo suas imagens num calendário, lançado pela revista Esquire. Era o início das “Vargas Girls”, ou seja, dessa estética toda que a gente (ama) conhece hoje!
Reprodução/Pinterest
Nos anos 50, as pin-ups foram parar em ilustrações, principalmente na mão de um cara chamado Gil Elvgren, que desenhava a partir de algumas fotos! Essas mulheres eram referência de beleza na época, com cintura marcada, seios e quadris fartos (bem diferente do que a gente entende como padrão de beleza atualmente!). Elas estavam sempre impecável, com tudo em dia.
Reprodução/Pinterest
Nas roupas, as estampas eram sempre alegres, coloridas e delicadas. Essa onda navy que surgiu, com bastante azul escuro, vermelho e branco, é a cara da época. Vestidos de comprimento midi, até um pouco depois dos joelhos, saias rodadas e decotes elegantes ficaram marcados nos corpos de Bettie Page, Betty Grable e Marilyn Monroe. Sapatos tipo “Mary Jane”, com aquela tirinha no meio do pé, e scarpins médios completam essa estética.
Reprodução/Pinterest
O make tem a pele bem feita, com pele bem branquinha, olhos delineados, geralmente com um gatinho perfeito, e a sobrancelha marcada. Os lábios são milimetricamente desenhados, em cores vibrantes, como vermelho, cereja e rosa. Blush só para dar um ar de saudável mesmo, nada marcado ou cheio de contornos. O toque final está nos cílios, que são enormes, cheios de máscara para abir o olhar.
Reprodução/Pinterest
Quem quiser conhecer mais sobre esse universo maravilhoso, dá uma olhada nesses painéis do Pinterest: Mahogany Cosméticos, Vintage Pin-ups e Good Ol Fashion Pin-up .