Patchwork: as roupas de retalhos diferentes que estão dominando 2021

A técnica sustentável e ~ousada~ caiu no gosto das fashionistas

Por Sofia Duarte Atualizado em 15 abr 2021, 16h58 - Publicado em 18 abr 2021, 10h00

O patchwork surgiu com o propósito sustentável de reaproveitar tecidos que seriam descartados. Ao serem costurados juntos, eles criam uma nova peça de roupa, sem gerar lixo e desperdício. Legal, né? A técnica era bastante popular nos anos 1970, quando pautas como a preservação do meio ambiente e as roupas feitas à mão ganhavam força, e está fazendo seu comeback em 2021.

Separamos looks para provar que a tendência voltou com tudo e que realmente é uma opção cheia de estilo e personalidade! Confira:

Garota usando blusa de patchwork amarela, lilás, azul e rosa com abertura no decote e detalhes de correntes prateadas. Ela está usando um coque alto com fios da franja na frente, cabeça levemente inclinada para o lado e expressão facial séria.
Blusa de patchwork e decote ousado @giubuscacio/Instagram
Garota usando blusa de patchwork azul, amarela, laranja, rosa e lilás. Ela está sorrindo, com uma das mãos no cabelo, e a outra levantada perto do rosto.
Blusa colorida de patchwork @elliedeak/Instagram
Garota usando blusa cropped preta de manga longa de patchwork com calça jeans rasgada no joelho e tênis branco, preto e vermelho de cano alto. Ela com expressão facial séria, em frente ao espelho, com uma das mãos na calça e a outra segurando o celular para tirar a foto.
Look com blusa de patchwork e calça jeans rasgada @emmatamsinhill/Instagram
Garota usando blusa cropped branca, laranja e amarela de patchwork com calça jeans baggy, tênis branco e casaco bege. Ela está em pé, com uma das mãos no cabelo crespo vermelho e, a outra, segurando uma bolsa branca pequena. Sua expressão facial é séria e ela está olhando para o lado.
Look com blusa cropped de patchwork @finessabuxtable/Instagram
Garota usando blusa cropped branca de patchwork com calça baggy amarela-clara e tênis branco. Ela está em pé, com as duas mãos apoiadas na perna, expressão séria olhando para o lado.
Look com blusa cropped branca de patchwork @goldslumberkisses/Instagram
Garota usando blusa lilás, branca, preta e com estampa de zebrinha de patchwork com saia preta. Ela está sentada no banco de um carro, com os pés para fora do veículo. Uma das mãos está segurando no carro, e a outra está na porta enquanto carrega uma bolsa lilás. Sua expressão facial é séria.
Look com blusa de patchwork @jadagiddings/Instagram
Garota usando blusa cropped de patchwork sem mangas e nas cores azul, roxo, amarelo, verde neon e laranja, por cima de uma camisa branca oversized. Ela ainda está com uma calça jeans com estampa do logo da Gucci. Uma das mãos está no bolso e sua expressão facial é séria, com a cabeça levemente inclinada para o lado.
Look com blusa cropped por cima de camisa branca @soleneoj/Instagram
Garota usando blusa de manga longa de patchwork nas cores laranja, bege e marrom. Ela está usando uma calça baggy bege escura, com cinto fino marrom, tênis branco e um bucket hat xadrez laranja e marrom. Ela está em pé, tirando foto em frente a um espelho com o celular na mão, e uma bolsa pequena laranja na outra, além de óculos de sol com lentes marrons.
Look com blusa de patchwork @thisisjessicatorres/Instagram
  • Além das blusas, o patchwork também aparece nos vestidos e calças, proporcionando visuais fashionistas.

    Garota usando vestido de patchwork de manga longa nas cores verde neon, bege e marrom. Ela está com uma bota bege clara de bico quadrado que vai até o joelho e óculos com lentes alaranjadas. Ela está em pé, tirando a foto com o celular em uma das mãos, enquanto a outra está na cintura.
    Look com vestido de patchwork @gratsikat/Instagram
    Garota usando vestido midi de manga longa de patchwork nas cores laranja, bordô, vermelho e bege. Ela está com um tamanco amarelo e uma bolsa de estampa de zebrinha pendurada em um dos ombros. Ela está em pé, olhando em direção à câmera, que tira a foto de cima para baixo.
    Look com vestido de patchwork @thelanguageofyolande/Instagram

    Continua após a publicidade

    Larissa Manoela apostou na tendência de um jeito inesperado. A atriz surpreendeu com biquíni de patchwork nas diferentes tonalidades de rosa, azul e verde.

    View this post on Instagram

    A post shared by Larissa Manoela (@larissamanoela)

    No entanto, é importante lembrarmos que o propósito original do patchwork foi um pouco deturpado. Isso porque, ao invés de colocá-lo em prática de forma sustentável, muitas marcas de fast fashion estão produzindo novas roupas que copiam a técnica sem, de fato, aplicá-la. Essa atitude tem sido alvo de comentários negativos feitos por críticos respeitados da moda.

    O que você acha?

    Continua após a publicidade
    Publicidade