Os filmes indicados ao Oscar de Melhor Figurino, Cabelo e Maquiagem

Cruella, Casa Gucci, Duna e outros títulos que valem a pena ficar de olho na premiação.

Por Sofia Duarte Atualizado em 25 mar 2022, 11h36 - Publicado em 25 mar 2022, 11h37

A 94.ª cerimônia do Oscar acontece no próximo domingo (27) e, de olho nos filmes que concorrem às estatuetas douradas, a CAPRICHO relembra quais são os indicados às categorias de Melhor Figurino e Melhor Cabelo e Maquiagem. Pegue o seu bloquinho e anote tudo para ficar por dentro da premiação e fazer uma maratona em casa!

Cruella – Melhor Figurino e Melhor Cabelo e Maquiagem

Emma Stone caracterizada como Cruella com metade do cabelo preto, outra metade loiro platinado com make escura que escreve
Emma Stone como Cruella, novo live-action da Disney Laurie Sparham/Disney/Divulgação

Jenny Beavan, que possui duas vitórias do Oscar em seu currículo, foi indicada mais uma vez por seu trabalho no live-action da Disney. A figurinista selecionou ~apenas~ 47 looks para Emma Stone usar na produção, todos com muita referência da Londres dos anos 1970 e também com inspirações dos estilistas John Galliano, Vivienne Westwood e Alexander McQueen. E ela arrasou, né? Por isso, o filme é um dos favoritos da noite a vencer na categoria Melhor Figurino!

Já os responsáveis pelo cabelo e maquiagem foram Nadia Stacey, Naomi Donne e Julia Vernon. O trio manteve a estética punk escolhida para a personagem principal, além de, claro, seu icônico cabelo metade preto, metade branco, que não poderia faltar!

Cyrano – Melhor Figurino

View this post on Instagram

A post shared by Cyrano Movie (@cyranomovie)

A história desse longa se passa por volta de 1700 e narra o amor não correspondido de Cyrano De Bergerac (Peter Dinklage) por Roxanne (Haley Bennett). Os profissionais que assinam esse figurino são Massimo Parrini, que concorreu ao Oscar no ano passado por seu trabalho em Pinóquio, e Jacqueline Durran, que venceu a categoria em 2020 por Adoráveis Mulheres. Ou seja, uma dupla promissora unindo forças para fazer mais de 700 figurinos (socorro!) com elementos inspirados na Londres e Roma do século 18. 

Duna – Melhor Figurino e Melhor Cabelo e Maquiagem

View this post on Instagram

A post shared by DUNE (@dunemovie)

Jacqueline West recebe sua quarta indicação ao Oscar com Duna, ao passo que sua dupla, Robert Morgan, estreia na premiação. Nesse filme, vemos muitos trajes que se assemelham a uniformes, com silhuetas ajustadas ao corpo e materiais resistentes, além dos Fremen, habitantes originais do planeta Arrakis, que, mais do que uma roupa, vestem uma espécie de armadura capaz de transformar o suor do corpo em água como forma de sobrevivência no deserto.

Na categoria de Melhor Cabelo e Maquiagem, a produção ainda concorre com o trabalho de Donald Mowat, Love Larson e Eva von Bahr, time que desenvolveu um look natural que combina com o contexto da narrativa, tanto no rosto como no cabelo.

Continua após a publicidade

Amor, Sublime Amor – Melhor Figurino

Ariana DeBose como Anita e David Alvarez como Bernardo em cena de Amor, Sublime Amor; eles estão dançando na rua com outras pessoas também dançando ao fundo; ela usa um vestido amarelo com babados vermelhos na saia e ele usa uma camisa azul com detalhes em vermelho
Ariana DeBose como Anita e David Alvarez como Bernardo em Amor, Sublime Amor Niko Tavernise/20th Century Studios/Divulgação

O remake dirigido por Steven Spielberg tem como plano de fundo a Nova York da década de 1950, um baita cenário a ser explorado por meio das roupas, ainda mais considerando uma história que retrata brigas entre gangues e também a comunidade latina nos Estados Unidos. Pensando nisso, o figurinista Paul Tazewell alia vestidos de cintura marcada e saia rodada com visuais masculinos básicos compostos por jeans e camiseta.

O Beco do Pesadelo – Melhor Figurino

View this post on Instagram

A post shared by Nightmare Alley (@nightmarealleyfilm)

Dirigido por Guilherme del Toro, esse drama também se passa em Nova York, só que nos anos 1940, e acompanha um charlatão interpretado por Bradley Cooper, que entra para um “circo de horrores” e engana a elite da cidade. Para caracterizar esses dois polos opostos, o figurinista Luis Sequeira traz suas diferenças por meio das roupas. É bem legal de observar essa comunicação visual através da moda!

Um Príncipe em Nova York 2 – Melhor Cabelo e Maquiagem

Eddie Murphy em Cena do filme Um Príncipe em Nova York 2
Cena do filme Um Príncipe em Nova York 2 Reprodução/Reprodução

As hair stylists Carla Farmer e Stacey Morris e o maquiador Mike Marino assinam a beleza de Um Príncipe em Nova York 2, comédia em que o Rei Akeem (Eddie Murphy), do país Zamunda, descobre que tem um filho que não conhece e vai de sua nação africana ao bairro do Queens, em Nova York, para procurá-lo. As referências utilizadas pelo trio vêm do movimento afropunk, e eles utilizaram várias perucas e fizeram muitas tranças na intenção de criar looks incríveis. 

Os Olhos de Tammy Faye – Melhor Cabelo e Maquiagem

View this post on Instagram

A post shared by The Eyes of Tammy Faye (@eyesoftammyfaye)

Não há como negar que a transformação feita na atriz Jessica Chastain pelo time de beleza desse filme, composto por Linda Dowds, Stephanie Ingram, e Justin Raleigh, é impressionante! Baseado em fatos reais, esse longa conta a história da apresentadora gospel Tammy Faye nos anos 1970 e 80 e acompanha sua ascensão e queda ao lado do marido Jim Bakker (Andrew Garfield). O trabalho de cabelo e maquiagem foi fundamental para caracterizar a personagem com seus cílios marcantes, penteado volumoso, sobrancelhas finas e sombras cintilantes na pálpebra.

Casa Gucci – Melhor Cabelo e Maquiagem

View this post on Instagram

A post shared by House of Gucci (@houseofguccimovie)

Por fim, Casa Gucci também integra a lista de filmes indicados à categoria de Melhor Cabelo e Maquiagem, com o trabalho de Göran Lundström, Anna Carin Lock e Frederic Aspiras, que ficou impecável especialmente na caracterização de Lady Gaga como Patrizia Reggiani e Jared Leto como Paolo Gucci. Ainda é possível ver mudanças nos visuais de acordo com o passar dos anos, especialmente de Gaga, que começa com um look total anos 70 e finaliza com tendências dos anos 2000.

Qual desses filmes você acha que leva o Oscar neste ano?

Continua após a publicidade

Publicidade