Nova série da Netflix mostra a importância da roupa em nossas vidas

"Histórias Para Vestir" traz relatos sinceros sobre o lado emocional da moda

Por Djenifer Dias 14 abr 2021, 16h38

Sabe aquela blusinha que você ama mais do que tudo e não consegue emprestar para ninguém? Saiba que você não está sozinha no mundo, viu? Muita gente tem um laço afetivo com as suas peças de roupas, e a nova minissérie documental da Netflix fala justamente sobre isso.

O serviço de streaming explora, de forma sensível e única, a nossa relação com o que vestimos na minissérie Histórias Para Vestir, que foi inspirada no livro de Emily Spivack, Worn Stories – a autora, inclusive, está envolvida na produção da série. A produção conta com 8 episódios que duram, em média, 30 minutos, e cada um traz vários depoimentos superlegais. As pessoas contam que o modo de se vestirem acaba influenciado na personalidade e na forma com que são vistas pelo mundo.

Desde grupos que fazem parte de comunidades nudistas e acreditam que roupas são uma forma de prisão, até uma senhora que pensa que o suéter que ela ganhou de um monge foi incentivo para ela continuar sendo uma pessoa acolhedora. Diferente, né?

  • É interessante observarmos como um item de vestuário pode interferir tanto na nossa vida. Quem aí não tem uma memória afetiva com alguma peça? Ou não se sente melhor ao vestir determinada roupa?

    Em um dos episódios, também observamos a jornada de uma jovem para encontrar seu estilo durante a adolescência. Ela desabafa sobre seus desafios e sobre como se sentia diferente das outras garotas – e a gente se identificou mui-to!

    A forma como a série apresenta as histórias traz uma reflexão a respeito do modo que nos vestindo e a importância que colocamos nisso. Além de evidenciar que as roupas não são apenas um artigo para nossa própria vaidade, mas, também, uma forma de expressão, amadurecimento, identidade, personalidade, e como queremos nos mostrar ao mundo.

    Foto com close na etiqueta de um moletom lilás, com uma mulher com cabelo loiro ondulado o segurando, não conseguimos visualizar o rosto da mulher na imagem.
    Abertura da série “Histórias para vestir (Worn Stories)” da Netflix Netflix/Divulgação

    A idealizadora da série começou a se interessar pelas histórias por trás das roupas enquanto comprava um par de sapatos pelo eBay, em 2007, e, por acaso, encontrou uma fantasia de Coelhinha da Playboy acompanhada por uma foto de sua antiga dona. Em entrevista ao WWD, ela explicou que foi aí que começou a se questionar sobre as histórias que uma peça de roupa pode contar.

    Gostou? A primeira temporada completa já está disponível na Netflix! 😉 Assista ao trailer:

    Continua após a publicidade
    Publicidade