5 momentos marcantes da edição N52 da São Paulo Fashion Week

Volta de Sasha às passarelas, estreia de Camilla de Lucas, desfile da Mile Lab e muito mais!

Por Taya Nicaccio 22 nov 2021, 16h41

Depois de quase dois anos de desfiles onlines, o SPFW apresentou sua edição N52 em modelo híbrido, totalizando 23 desfiles remotos e 25 apresentações presenciais. O evento, que aconteceu de 16 a 21 de novembro, teve como sede o edifício do Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera. A semana de moda nacional contou com sete estreias e encerrou-se com a comemoração dos 30 anos da marca carioca Lenny Niemeyer.

Emoção, reencontro e potencialidades são as palavras que marcaram o início desta edição. Quer saber o que rolou na maior semana de moda da América Latina? Separamos 5 momentos marcantes, relacionados à moda e beleza, para você conferir e ficar por dentro de tudo!

Volta da Sasha Meneghel às passarelas

Misci, marca de Airon Martins, apresentou a coleção “Fuxico Lanches” inspirada em bares, lanchonetes e nas diversas culturas do Brasil. A estreia de seu desfile físico também marcou o retorno de Sasha Maneghel às passarelas: “Fiquei muito feliz com o convite para participar do desfile, é muito bom encontrar pessoas no mercado que procuram meios sustentáveis de produção. É algo raro e lindo de se ver”, disse Sasha, em comunicado à imprensa. Modelos como Emilly Nunes, Gabriel Pitta, Iohany Alves, Mariane Calazan e Noah Alef também marcaram presença no casting da apresentação.

View this post on Instagram

A post shared by São Paulo Fashion Week (@spfw)

Rodrigo Costa e Thiago Biagi assinaram a beleza e o styling do desfile, apostando no azul e no ocre para os olhos, e em acessórios como bolsas e óculos de diversos tamanhos! 

View this post on Instagram

A post shared by Mariane Calazan (@maricalazan)

Estreia de Camilla de Lucas

Pensada como uma saída para tempos tão incertos e vividos por todos nos últimos meses, a coleção “Cura” da Apartamento 03, de Luiz Cláudio, com o auxílio do artista plástico Gilson Pano, contou com tons invertidos e palha natural, vermelho cerâmica, marinho, verde neon, rosa e estampas exclusivas.

View this post on Instagram

A post shared by São Paulo Fashion Week (@spfw)

Outra coisa que chamou atenção dos internautas e convidados da semana de moda foi a estreia de Camilla de Lucas nas passarelas. “Quem me acompanha sabe que esse sempre foi o meu sonho de adolescente e eu nunca imaginei que depois de tanto tempo pudesse desfilar”, revelou Camila no Instagram, antes do desfile. Por aqui, ficamos admiradas e não podemos esperar para ver a jovem desfilando novamente! <3

View this post on Instagram

A post shared by Camilla de Lucas (@camilladelucas)

Mile Lab e a cultura da periferia

Milena Nascimento, fundadora e diretora criativa da marca Mile Lab, participante do Projeto Sankofa, apresentou o “Fluxo Milenar”. Baseada no Afrofuturismo, a coleção busca celebrar a cultura periférica através do ativismo, da inspiração em pipas e seguindo o funk como ritmo. Com uma fala poeta de Breno Luan no início do desfile, Mile também levou para passarela saberes ancestrais e artistas como a rapper MC Soffia, Victor Eduardo, e modelos como Rosax e Victoria Moufin. Ovacionada pela plateia, a estilista encerrou o desfile agradecendo aos seus pela presença e fazendo um chamado emergente e questionador para o atual sistema de moda, inclusive para a São Paulo Fashion Fashion Week. “De quê adianta abrir portas deste espaço, quando o mesmo com todo o dinheiro e recurso, você prefere não garantir a permanência desses corpos pretos, periféricos e marginalizados?”

View this post on Instagram

A post shared by São Paulo Fashion Week (@spfw)

Continua após a publicidade

Assinada por Victor Viana, a beleza da apresentação trouxe uma pele natural e iluminada, com um toque de “blush de sol” e gloss labial. Já o cabelo dos modelos ficou por conta do trio Patricia Reis, Letícia Mestiça e Empoderada Black, com penteados ancestrais e significativos para cada modelo presente no casting da coleção. Abaixo, Pedro Comuana usa uma trança de linha, conhecida no Brasil através do Sabotage.

View this post on Instagram

A post shared by vinas. (@vinimarqu)

Silvério

“Oráculo”, coleção da marca SILVÉRIO, levou para passarela um desfile emocionante sobre perdão e processo de cura através da visão pessoal de Rafael Silvério, diretor criativo da marca e um dos criadores do Projeto Sankofa. Além do mix de referências de roupas de sacerdotes e cores como branco, bege, cinza e magenta profundo, outros destaques também chamaram a atenção do público, como a participação de Vitão, Caio Paduan, Iza Moreira e Ícaro Silva no casting do desfile.

View this post on Instagram

A post shared by São Paulo Fashion Week (@spfw)

Assinada por Kátia Araújo, a beleza da coleção veio carregada de toques minimalistas e formatos geométricos para nos inspirarmos! A maquiagem preta e com nuances de vermelho bordô acompanhava a forma óssea do rosto de cada modelo, bem como o baby hair presente nos penteados assinados por Bruna Hakstol.

View this post on Instagram

A post shared by franklin de almeida (@franklindalmeida)

SPFW N’GAME

Você já imaginou acompanhar um desfile de skins (roupas de personagens) do seu jogo favorito? Pois bem, o mundo virtual chegou às passarelas com a estreia do Free Fire, um dos jogos onlines mais populares do mundo, no line-up do evento. Sucesso entre o público, 20 skins selecionadas e assinadas pelo stylist Daniel Lueda fizeram parte da apresentação inaugural da SPFW N52, com um casting para lá de especial, incluindo a modelo Isabeli Fontana e alguns gamers. Todos minuciosamente escolhidos para representar personagens como Sakura, Hip-Hop, Rolezeiro e muito mais! Legal, né?!

View this post on Instagram

A post shared by São Paulo Fashion Week (@spfw)

View this post on Instagram

A post shared by Isabeli Fontana (@isabelifontana)

Qual desses momentos marcantes foi o seu favorito?

Aproveite para assistir ao desfile da marca Mile Lab e ouvir o slamer Breno Luan abaixo:

Continua após a publicidade

Publicidade