Os looks do live-action de Mulan ~escondem~ significados especiais

Os penteados, makes e figurinos têm um simbolismo da cultura chinesa por trás

Por Sofia Duarte - Atualizado em 9 set 2020, 21h43 - Publicado em 9 set 2020, 12h41

A versão live-action de Mulan, que acaba de estrear na Disney+ nos Estados Unidos, foi bastante esperada por ser uma história clássica que a gente ama. O filme mostra a aventura de uma heroína forte e, quando se trata de moda e beleza, também chama bastante atenção por trazer penteados e figurinos tradicionais chineses. Mas o que a gente não sabia é que, além de lindos, esses visuais têm significados muito importantes por trás deles.

Em entrevista ao PopSugar, a hairstylist e maquiadora Denise Kum, responsável pelas criações da produção, falou sobre os bastidores do filme. “Nós não tentamos ser 100% historicamente precisos, porque queríamos trazer um pouco de fantasia também”, disse. “Ao mesmo tempo, temos um naturalismo e esse elemento de fantasia misterioso que é uma mistura incrível de elementos tradicionais da maquiagem e a ideia de um simbolismo chinês.”

Mulan no live-action da Disney YouTube/Disney+/Reprodução

Inclusive, as tonalidades foram escolhidas a partir de seus significados. “Cada cor que usamos tinha uma razão e um motivo baseados na cultura chinesa, assim como a forma que funcionava esteticamente.” O vermelho, por exemplo, aparece várias vezes. Ele significa boa sorte e é um tom muito significativo para a cultura chinesa. “As cores são primárias. Temos o pó facial branco e as sobrancelhas levemente azuis, a testa amarela, as bochechas e lábios vermelhos e as marcas na testa, que são um elemento decorativo.”

Além disso, essas cores primárias fazem uma referência às primeiras animações da Disney, com as tonalidades usadas no Mickey Mouse e no Pato Donald. A intenção era um resultado moderno e retrô ao mesmo tempo, sabe?

Os cabelos “extravagantes” também passaram por um estudo. “Os penteados têm muito a ver com classe e riqueza, então eram intencionalmente decorativos e grandiosos”, explicou Denise.

Cena do live-action de Mulan YouTube/Disney+/Reprodução

Nas vestimentas, a decisão das cores também possui motivos específicos, conforme a figurinista Bina Daigeler disse à Vox. Segundo a entrevista, “os cidadãos comuns usavam cores fortes para injetar uma sensação de alegria e vivacidade nas cenas. As roupas da dinastia Tang eram caracterizadas por cores vivas e tecidos fluidos; funcionários do governo também usavam uniformes em tons de roxo, ciano, verde e vermelho, e era comum que os vestidos das mulheres apresentassem mais de cinco cores.”

Continua após a publicidade

“Não havia tons neutros e tínhamos um enorme departamento de tingimento para descobrir as combinações de cores. Alguns membros da equipe estavam preocupados que os trajes ficassem muito coloridos, mas isso reflete a dinastia Tang. Eu estava focada em tratar respeitosamente os detalhes da cultura chinesa”, contou Bina.

View this post on Instagram

Experience the legend in 5 days. Stream Disney's #Mulan exclusively on #DisneyPlus with Premier Access. For more info: DisneyPlus.com/Mulan (link in bio)

A post shared by Mulan (@mulan) on

Interessante saber o quanto as cores são fundamentais para representar uma cultura nesse filme, né? Aproveite para assistir ao trailer do live-action, que deve chegar ao Brasil no lançamento da Disney+ em novembro.

Continua após a publicidade
Publicidade