Linn da Quebrada entra no BBB22 com camiseta da obra Anastácia Livre

A cantora já chegou dando recado por meio de figura negra que é símbolo de resistência

Por Sofia Duarte Atualizado em 20 jan 2022, 14h57 - Publicado em 20 jan 2022, 14h56

No início da tarde desta quinta-feira (20), os participantes do camarote que faltavam para completar o elenco do BBB22 finalmente entraram na casa mais vigiada do Brasil. Entre eles, Linn da Quebrada já chegou dando o seu recado e mostrando toda a sua potência e sua por meio da escolha do seu look.

A cantora usou uma camiseta da Anastácia Livre, intervenção do artista carioca Yhuri Cruz no retrato pintado em 1817 pelo francês Jacques Etienne Arago. 

A obra de Yhuri, intitulada Monumento à voz de Anastácia, é vista como um ato de reparação histórica e símbolo de resistência ao livrar Anastácia do instrumento de tortura e mostrar um sorriso sutil no rosto dela. “Eu e Lina planejamos isso desde o meio de dezembro. Como alcançar circuitos midiáticos com uma imagem de liberdade radical? Ela me convidou então pra gente pensar em uma camiseta exclusiva para sua entrada no grande reality show do Brasil”, escreveu o artista em publicação no Instagram.

View this post on Instagram

A post shared by Yhuri Cruz (@yhuricruz)

Nas palavras do artista: “Anastácia Livre é uma viagem no tempo. É voltar ao passado e libertar essa mulher negra escravizada que veio do Congo no século XVIII e foi condenada à mordaça pelo resto da vida por lutar contra um homem branco que a violentou sexualmente. Se tornou a ‘escrava santa’ por sua firmeza, mas refém a uma iconografia colonial. Em Momumento à voz de Anastácia, ergo um monumento à voz dela. Uma voz negra, feminina, de luta pela existência“.

Continua após a publicidade

Se você estiver na cidade de São Paulo, pode visitar a exposição de Carolina Maria de Jesus no Instituto Moreira Salles, localizado na Avenida Paulista, para ver o trabalho de Yhuri Cruz de perto.

Continua após a publicidade

Publicidade