Glossário jeans: veja diferentes modelos de calças e suas características

Flare, skinny, boyfriend... Entenda o que muda em cada modelagem e escolha a sua preferida!

Por Thais Varela Atualizado em 2 out 2020, 09h53 - Publicado em 19 set 2020, 10h01
colecao-roupas-capricho-marisa
Divulgação/CAPRICHO

Figura constante nos mais variados looks, a calça jeans é superversátil e possui diversas modelagens para todos os gostos. Da mais larguinha ao modelo skinny, ela transita por qualquer ocasião e transforma as produções com muito estilo, praticidade e conforto.

Você também é fã desse item? Então que tal aprender mais sobre ele? Confira as diferentes versões da calça jeans e as características de cada modelagem.

Flare

Edward Berthelot/Getty Images

Popularizada nos anos 1970, essa modelagem segue próxima ao formato do corpo até os joelhos, quando começa a ficar gradualmente mais larga até o fim da peça. Versátil, ela fica linda com diferentes calçados, do tênis básico ao salto alto.

Skinny

Melodie Jeng/Getty Images

Muito popular, o jeans skinny vem marcando a história da moda desde a década de 70, mas foi nos anos 2000 que ele teve seu ápice, conquistando diversas tribos e estrelando os looks de várias modelos famosas que ajudaram a difundir o estilo. Ele possui a modelagem bastante justa e pode aparecer em diferentes lavagens, estilos e comprimentos.

Pantacourt

Edward Berthelot/Getty Images

Este modelo costuma contar com a modelagem mais larga nas pernas – que pode variar de amplitude dependendo do estilo desejado – e traz o comprimento mais curto, seja no meio das canelas, na altura dos ossinhos do tornozelo, logo abaixo dos joelhos…

Baggy

Ashley Benson usando top de renda com jeans Dave Benett/Nasty Gal/Getty Images

O estilo confortável está cada vez mais em alta e esta modelagem que fazia sucesso nos anos 1990 se encaixa perfeitamente nele. Oversized, ela costuma ser mais larga parte de cima da peça e levemente mais justa na barra.

Continua após a publicidade

Pantalona

Ashleigh Murray usando calça jeans pantalona de um jeito fashionista Dia Dipasupil/Getty Images

A modelagem ampla possui o destaque nas pernas, que são bastante largas, e também na cintura alta. Ela é superversátil, fica muito bem ao ser combinada com top cropped e sapatos variados, transitando do estilo casual ao sofisticado.

Boyfriend

@jessicalopes/Instagram

A ideia deste modelo é que a calça pareça “roubada” do armário masculino, daí o nome boyfriend (namorado, em inglês). Por isso, o item conta com um visual relaxado, com a modelagem larguinha e o cavalo mais baixo. Estiloso e confortável, ele fica ainda mais fashionista com as barras dobradas. Combine a peça ao seu sneaker favorito, bota ou a uma papete moderninha para um visual urbano.

Clochard

@marianacyrne/Instagram

O cós diferentão é o que faz da calça clochard um hit da moda. O modelo alto era febre nos anos 1980 e conta com um elástico na cintura que dá um efeito enrugado ao local ou pode vir acompanhado de um cinto do mesmo tecido.

  • Mom

    @laricunegundes/Instagram

    Um dos estilos mais populares dos últimos tempos, o mom jeans ganhou esse nome por ser inspirado nos modelos que eram usados com frequência pelas mães nos anos 1990. O item normalmente é feito em um tecido mais rígido e conta com o corte reto, cintura alta e um toque vintage que conquistou fashionistas ao redor do mundo. Versátil e democrático, ele pode aparecer em diferentes comprimentos, com a barra dobrada, lavagens variadas… Basta escolher o visual que tem mais a ver com você e apostar nele!

    Reta

    @biagremion/Instagram

    Mais uma modelagem que veio diretamente dos anos 1990 para o nosso guarda-roupa, a calça jeans reta é feita em tecido mais rígido e possui o corte um pouco mais largo. Versátil, esse item pode aparecer com a barra mais curta, larga, levemente justa, entre outros estilos diferentes.

    Qual modelo é o seu favorito?

    Continua após a publicidade
    Publicidade