EXCLUSIVO: Um raio-x pelo vestido amarelo de A Bela e a Fera

A CAPRICHO visitou o set de gravação do filme e viu o look da Bela de pertinho! Quer saber todos os detalhes do vestido icônico da princesa?

Por Gabriela Zocchi Atualizado em 15 fev 2017, 18h44 - Publicado em 4 fev 2017, 13h01

É oficial: falta um pouquinho mais de um mês para podermos ver a versão live-action de A Bela e a Fera nos cinemas! Para o que você está mais ansiosa? Ouvir as músicas com um toque mais moderninho, ver como Emma Watson vai se sair como Bela ou poder reparar em todos os detalhes do vestido amarelo da princesa? Se a sua reposta foi a última opção, pode comemorar, porque a CAPRICHO teve a oportunidade de visitar o set de gravações do filme em Londres e viu de pertinho o look icônico da Bela. Aqui, a gente conta T-U-D-O sobre ele!

Divulgação/Disney
Divulgação/Disney Foto/Divulgação

INICIALMENTE, O VESTIDO ERA COMPLETAMENTE DIFERENTE

A gente já disse que o vestido amarelo deu uma dor de cabeça enorme para Emma Watson e o resto da equipe. Em entrevista à CAPRICHO, a figurinista do longa, Jacqueline Durran, revelou que o desenho inicial não tinha nada a ver com o que acabamos vendo nos trailers e nas fotos. “Ao contrário da animação, este filme acontece em um período exato no tempo, o século 18, por isso o vestido tinha que ter a ver com aquela época”, explicou. “Inicialmente, ele era bem diferente, com corset e uma saia enorme e pesada“.

a-bela-e-a-fera-baile
Reprodução/Tumblr

Mas, como a Bela de Emma Watson é girlpower e precisa cavalgar e lutar com o look, o desenho inicial não funcionou. Além disso, era importante que ele tivesse bastante movimento durante a cena do baile, uma das mais importantes da história. “Quando eu estava ensaiando a valsa, rapidamente percebi que o vestido precisava flutuar”, contou Emma à CAPRICHO. “Ele tinha que ser leve como o vento – coisa que um vestido antigo não é. Por isso, eu e a equipe de figurino concordamos em deixar um pouco de lado a questão do vestido ter que fazer jus à época em que o filme acontece, porque, afinal, nossa prioridade era contar a história de amor entre a Bela e a Fera”, explicou a atriz. Faz todo o sentido, né?

+ Leia mais: 13 provas de que o filme de A Bela e a Fera está igual a animação

50 TONS DE AMARELO

a-bela-e-a-fera-valsa

Quando A Bela e a Fera começou a ser produzido, surgiram algumas questões sobre o quão parecido o figurino da versão live-action seria da animação, mas, de acordo com Jackie Durran, nunca houve dúvida de que o vestido do baile seria mesmo amarelo. “É uma peça tão icônica que a gente não ousaria mudar”, declarou a figurinista.  Para chegar ao tom ideal, ela teve que testar diversos tecidos da cor na frente das câmeras. Já para Emma, o look não deveria ser cheio de ~firulas~. “A Bela não é uma mulher que se importa tanto com a roupa. O vestido precisava ser maravilhoso, mas eu queria que ele fosse mais simples e limpo do que o da animação, porque acho que combina mais com o estilo de pessoa que a Bela é”, contou a atriz.

UMA SAIA OU UMA JOIA?

Divulgação/Disney
Divulgação/Disney

Se você reparar bem, vai perceber que a saia do vestido de baile da Bela é superdetalhada. Cheia de babados, ela conta com discretos desenhos no estilo rococó na bordinha de cada um deles. “Estes detalhes dourados serão um presente da Madame Garderobe (o armário, que na forma humana será interpretado pela atriz Audra McDonald) para Bela. Garderobe vai puxar os desenhos dourados do teto do castelo e colocá-los no vestido como em um passe de mágica“, explicou a figurinista. Imagina que lindo?! E olha que o look é digno de uma princesa de verdade! Além desses desenhos, feitos com folhas de ouro e glitter, a saia tem 2.160 cristais Swarovski dourados para dar aquele brilho especial. Ai, ai… 

Continua após a publicidade

É UM PÁSSARO?

Divulgação/Disney
Divulgação/Disney

Enquanto a saia do vestido é baseada nos cenários do castelo da Fera, o busto é inspirado em pássaros! Também criado com camadas de tecido sobrepostas, cada uma com traços bem fininhos dourados, a ideia é que ele remeta a penas. “Bela sonha em ser livre, em conhecer o mundo, em voar por aí, por isso, os pássaros a inspiram. Essa parte do vestido foi criada pensando nessa referência”, revelou Jacqueline. No cabelo, a princesa também usa um adereço dourado parecido com penas, viu?

+ Leia mais: Todos os looks da Emma Watson como Bela que já vimos até agora

VIVA O VOLUME

a-bela-e-a-fera-trailer

Não tem jeito: um vestido de princesa TEM que ser volumoso, né? Mas, como a Bela é uma princesa ativa que precisa conseguir se movimentar livremente na roupa, foi um desafio conseguir chegar ao volume ideal da saia. “Em alguns momentos até usamos crinolina (aquela armação que servia para dar volume aos vestidos de antigamente), mas na maior parte do tempo foram as muitas camadas de organza de seda que deram a levantada que precisávamos”, mostrou a figurinista. Ao todo, o vestido tem cerca de 50 centímetros de camadas de organza de seda. 

UM PERSONAGEM À PARTE

a-bela-e-a-fera-baile
Tumblr/Reprodução

Depois de tantos estudos e testes para chegar ao vestido perfeito, nem precisa dizer que Emma Watson amou o resultado, né? “O vestido é mágico, porque ele realmente dá a impressão de que a Bela está voando”, contou a atriz. “Quando eu o coloquei para a cena da valsa, ele virou o terceiro personagem da dança. É como se ele tivesse vida própria“, brincou a atriz.

Que sonho, né? A Bela e a Fera chega aos cinemas brasileiros em 16 de março. Quem já garantiu o ingresso? o/

volta-as-aulas
Continua após a publicidade
Publicidade