6 estilistas e marcas incríveis para ficar de olho em 2022

Etiquetas que seguem amplificando vozes e criando novas narrativas no mercado de moda

Por Taya Nicaccio Atualizado em 25 jan 2022, 08h23 - Publicado em 23 jan 2022, 10h00

Se você adora acompanhar quem anda fazendo história no mercado da moda e até mesmo conhecer novos estilistas e criativos, o seu momento chegou! Pensando em um cenário mais diversificado e plural, a CH separou 6 estilistas para você ficar de olho em 2022 e, quem sabe, seguir nas redes!

Hisan Silva e Pedro Batalha, da Dendezeiro

Juntos, a dupla soteropolitana Hisan Silva, de 23 anos, e Pedro Batalha, de 25, comandam a Dendezeiro, marca que contempla corpos plurais e contribui para o mercado nacional, mas especialmente o de Salvador, onde tudo começou.

View this post on Instagram

A post shared by DND DENDEZEIRO (@dendezeiro)

Revolucionários, os jovens já se apresentaram na Casa de Criadores, colaboraram com o YouTube para o projeto T-Shorts, e vestiram celebridades como Juliette para a capa da Vogue, Larissa Luz e o pequeno Bless Ewbank. Hisan inclusive saiu na Forbes Under 30 de 2021.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Hisan Silva (@hisandeverdade)

Sioduhi

Fundado por Sioduhi, indígena Piratapuya do Território Indígena do Alto Rio Negro, Rio Uaupés, a marca Sioduhi Studio surgiu da experiência do jovem, que reúne um trabalho minucioso com criações contemporâneas, agênero de estilo utilitário e atemporal.

View this post on Instagram

A post shared by SIODUHI (@sioduhistudio)

O também diretor criativo da marca valoriza a cultura dos povos originários brasileiros e faz questionamentos importantes acerca da indústria. “A estrutura da moda tem se apropriado de ícones e temas culturais, apagando e inviabilizando os próprios originários sem potencializá-los no sistema dominante eurocêntrico”, relata o estilista no Instagram. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por SIODUHI (@sioduhistudio)

Isha Punja, da Hut Mentality   

Antes mesmo de participar e mostrar suas criações no recém-lançado reality Vinte e Poucos Anos: Em Austin, da Netflix, Isha Punja, de 24 anos, já estava tocando a sua marca e celebrando os saberes manuais indianos para o mundo. 

View this post on Instagram

A post shared by Hut Mentality (@hutmentality)

Continua após a publicidade

A base da Hut Mentality valoriza uma moda mais lenta, sustentável e criada para si a partir de tecidos confeccionados por artesãos locais na Índia. Em suas redes, a jovem compartilha os processos criativos da marca, o fazer manual e um movimento contrário ao fast fashion. 

View this post on Instagram

A post shared by Hut Mentality (@hutmentality)

Day Molina, da Nalimo

Day Molina é uma mulher indígena, estilista, ativista e apresentadora do Design Vision, primeiro reality de moda sustentável do país. Fundadora e diretora criativa da marca NALIMO e do movimento Indígenas na Moda, Molina está em constante movimento e proporcionando questionamentos importantes para a moda nacional. “Descolonizo a moda quando foco nas raízes daqui e descentralizo o olhar eurocêntrico sobre a imagem criativa”, diz em suas redes.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Day Molina (@molina.ela)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por NALIMO (@oficialnalimo)

Mirella Rodrigues, da Think Blue Upcycled 

Não é de hoje que se fala sobre os impactos da indústria da moda, uma das maiores poluidoras do planeta, e do descarte indevido de resíduos têxteis. Pensando em ressignificar esse histórico capitalista, a carioca Mirella Rodrigues fundou, em 2014, a Think Blue Upcycled, marca que produz peças jeans através do upcycling, técnica manual e ancestral de reaproveitar sobras de tecido e roupas descartadas para criar peças novas! Demais, né? 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mirella Rodrigues (@mirella_rodrigues_empreende_)

View this post on Instagram

A post shared by Think Blue (@thinkblue_upcycled)

E aí, com qual desses estilistas você mais se identificou e já vai começar a acompanhar? Conta pra gente! 

Continua após a publicidade

Publicidade