Estas 10 dicas vão te ajudar a comprar pela internet com segurança

Fique de olho na lista abaixo e faça compras online sem medo

Por Thais Varela 25 nov 2020, 11h22

Comprar pela internet pode ser uma ótima alternativa para quem busca praticidade, melhores preços e muitas opções de produtos. Mas, apesar de ter várias vantagens, alguns cuidados são necessários para que essa atividade não se torne uma enrascada. Abaixo, listamos 10 dicas para te ajudar a deixar o hábito de fazer compras online mais seguro. Confira!

Giphy/Reprodução

1. Busque informações sobre o site

Avalie a reputação do local que você está comprando para garantir que ele é de confiança. Pesquise informações sobre ele, converse com amigos e familiares para saber se alguém o conhece e já teve uma experiência com o serviço prestado e veja as avaliações de consumidores em locais como o Reclame Aqui e Procon. Outra dica importante para saber se a marca é confiável é verificar se ela disponibiliza dados como CNPJ, endereço, telefone e contato para SAC.

2. Leia com atenção as opções de fretes e valores cobrados

Não tem nada mais frustrante do que fazer uma compra online e demorar muito para receber o produto que você estava ansiosa para usar. Por isso, verifique com cuidado os prazos e também os valores do frete antes de finalizar. Em geral, ambos variam de acordo com a localidade da entrega.

3. Confira as políticas de troca e devolução

Antes de efetuar a compra, procure pelo site a aba que explica as condições de troca e devolução. Verifique o prazo para solicitar a troca, como o envio de volta da mercadoria deve ser feito e quem pagará por isso (se será o cliente ou a marca), como proceder caso o produto venha com defeito, como funciona o estorno do dinheiro se essa for a escolha do consumidor e por quantos dias o crédito de uma compra fica disponível após a troca. Esse tipo de informação pode te ajudar a ter uma experiência online melhor.

4. Não revele a senha do cartão de crédito

As lojas virtuais não pedem a senha do cartão de crédito para efetuar a compra. Para o pagamento, é preciso informar o número do cartão, o nome impresso nele, bandeira, data de validade, código de segurança e o nome e CPF do responsável por ele. Fique atenta!

5. Confira as redes sociais da loja

Uma ótima dica para saber mais sobre uma marca é observar suas redes sociais. Verifique o Instagram, Facebook e outros canais que ela possa ter para ver mais imagens de produtos, comentários de clientes, influenciadoras que trabalham com a grife e avaliações dos consumidores. Tudo isso pode ajudar a verificar se a etiqueta é de confiança.

Continua após a publicidade

6. Observe as medidas das peças e suas descrições

Um dos maiores problemas ao comprar online é a dificuldade de saber se o produto servirá, já que não é possível experimentá-lo antes, como em uma loja física. Por isso, é importante procurar a tabela de medidas das peças para entender a numeração que funcionará para você. Outra dica é ler a descrição do produto para verificar informações como o material no qual ele foi produzido, altura da cintura, se ele tem forro ou não, bolsos e outros detalhes relevantes que podem esclarecer algumas dúvidas que nem sempre ficam claras apenas com as fotos. O mesmo serve para os cosméticos, que devem trazer explicações sobre suas composições, benefícios e como o produto deve ser aplicado.

7. Confirme a segurança do site em que você está comprando

Verifique se o site que você quer comprar possuí o ícone de um cadeado na barra de endereço do navegador. Esse símbolo garante que a conexão é criptografada e não está sendo espionada. 

8. Mantenha o seu computador em segurança

Faça atualizações frequentes do antivírus do seu computador para garantir que sua máquina está segura de ataques que possam tentar roubar suas informações de pagamento.

9. Não use computadores públicos

Evite usar computadores públicos para fazer compras online, pois esses dispositivos podem não estar seguros e conter vírus que irão roubar suas informações de pagamento.

10. Não compartilhe mais informações do que o necessário

Antes de efetuar a compra, o site provavelmente pedirá alguns dados pessoais para fazer o cadastro. Atente-se ao que é solicitado e não compartilhe mais do que o necessário. Em geral, quando é imprescindível o preenchimento da informação, aparecerá um asterisco acima dela ou, ao tentar avançar para a próxima página sem preenchê-la, a página não deixará e avisará que ela não pode ficar em branco.

Anotou tudo?

Continua após a publicidade

Publicidade