Esta TikToker transforma saquinhos de bolsas em corsets. Uau!

Sacolas de tecido de grifes viram roupas com uma impressionante técnica de upcycling

Por Taya Nicaccio Atualizado em 25 fev 2022, 20h14 - Publicado em 1 mar 2022, 10h00

Você já deve ter ouvido falar sobre os impactos da indústria da moda e que ela se encontra no ranking das maiores poluidoras do planeta, correto? Mas você conhece o upcycling? Esse é um termo inglês cunhado para definir “reutilização”, porém, de modo geral, upcycling é uma técnica manual e ancestral de reaproveitar sobras de tecido e roupas descartadas para criar peças novas.

Para ressignificar esse cenário, uma TikToker de Chicago está criando peças novas de um jeito inusitado. Ficou interessada? A seguir, a CH te conta em detalhes e como se jogar nessa técnica em casa!

Pensando em reaproveitar os saquinhos de suas roupas das grifes Louis Vuitton, Chanel, Gucci e outras, a TikToker Shalese criou espartilhos e camisetas para seu uso pessoal através do upcycling. “Muitas das bolsas de tecido que usei são de peças que tenho há algum tempo e pensei em reaproveitá-las”, conta a jovem em entrevista ao PopSugar.

Para se manter ocupada durante a pandemia, Shalese retomou a costura como um hobby, técnica que aprendeu ainda no ensino fundamental em um clube pós-escola. Entusiasmada para liberar o seu lado mais criativo, decidiu transformar um saquinho da bolsa Louis Vuitton – aquelas sacolinhas de algodão cru que geralmente vêm com bolsas, sapatos e acessórios da grife – em uma camisa de botão, e nós amamos! Espia só:

@shaleseatlanta

Made a shirt from a dust bag #upcycle #fashion #styleinspo #tiktokfashionmonth #louisvuitton #sewingtiktok #fyp

♬ Love Nwantiti(Remix) – PSN 💗❕

Demais, né? “Era uma sacola de algodão cru bem grande de uma mochila e eu realmente usei duas sacolas dessas para a camisa”, diz ela, completando que se inspirou em estilistas como Alexander Wang e Miaou, mantendo uma linhagem mais simples e limpa.

Continua após a publicidade

Transformando sacolas de tecido em corsets

Para confeccionar as sacolinhas de tecido e transformá-las em corsets, que levam apenas algumas horas para serem produzidos, Shalese usou uma modelagem encontrada no Youtube (gratuita e disponível para download aqui) e personalizou a peça com decote quadrado e outros elementos que remetesse ao seu estilo.

@shaleseatlanta

Tapping out of corsets for a min after this one #sewingtiktok #fashiontiktok #upcycle #diyfashion #styleinspo #fashion #foryoupage

♬ TO THE MOON – Jnr Choi & Sam Tompkins

O mais divertido é que, a cada transformação, a TikToker tenta dar uma cara nova para os trajes. Para este aqui, por exemplo, ela incluiu alças de pérolas e uma espécie de viés de cetim que criou com uma gravata velha azul-marinho. “Tento encontrar maneiras de mudar cada vez mais para que não sejam exatamente as mesmas peças”, afirma. “Estou aprendendo ao longo do caminho, então quero experimentar coisas diferentes.”

@shaleseatlanta

Another one🪡 #fashiontiktok #sewingtiktok #upcycle #diyfashion #corset #styleinspo #fashion #foryoupage

♬ YONCÉ x BIG POPPA BABY Q – Baby Q💖

Como fazer em casa?

Se você ficou interessada e curiosa em saber como confeccionar o seu corset de upcycling em casa, Shalese compartilhou um tutorial em seu TikTok. Para começar, você pode separar alguns centímetros de papel kraft ou qualquer outro modelo, desde que seja firme, e cortar os moldes

@shaleseatlanta

Let me know if you make one! #sewingtiktok #diyfashion #tutorials #fashiontiktok #styleinspo #foryoupage

♬ POV – K bye for now<3

  • Etapas 1 e 2 – O recomendado é costurar toda a camada externa e o forro como ela sinaliza no vídeo.
  • 3 – Depois, costure a camada externa e o forro juntos.
  • 4 – O chamado hem serve para você traçar alguns pontos no seu futuro corset e incluir as barbatanas, item que dará estrutura para a sua peça.
  • 5 Atenção para os acabamentos, pespontos e afins.
  • Adicione o fechamento, o famoso ilhós.
  • 7 – Costure as alças e coloque uma pontinha dentro da outra para ficar com um acabamento babadeiro.
  • 8 – Por fim, passe um cordão, pode ser de cetim ou outro material, por todo o passante.

E aí, pronta para se jogar no upcycling e transformar algum saquinho em roupa? Contra pra gente!

Continua após a publicidade

Publicidade