Esta marca sustentável cria roupas ousadas e criativas com metal

A KIETZO chegou ao mercado para conquistar quem ama moda original e com propósito

Por Adrieny Magalhães Atualizado em 7 Maio 2022, 20h14 - Publicado em 8 Maio 2022, 10h00

Do seu quarto em uma cidade de apenas 8 mil habitantes, Kiara Lacerda de 24 anos está conquistando a internet com sua marca, KIETZO, que conta com peças criativas, ousadas e com um material inusitado: o metal. A etiqueta surgiu durante a pandemia, com alguns lacres de latinhas e em meio ao desejo de criar de Kiara. Em entrevista à CAPRICHO, ela contou sua trajetória até aqui, suas inspirações e o que espera para o futuro.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por S I G N O (@signo.cc)

Formada em um curso técnico de Corte e Costura e estudante de Design de Moda, Kiara Lacerda sempre soube que queria seguir um caminho diferente do que já conhecemos na indústria fashion. “Mesmo sendo formada, eu nunca gostei e nunca foi o que mais chamou minha atenção mexer com tecidos planos e, desde criança, sempre fui apaixonada por Paco Rabanne. Gosto de brincar que a KIETZO é um Paco Rabanne do século 21″, afirma. Com essa referência, Kiara conseguiu encontrar uma forma de fazer suas peças inspiradas nas criações do estilista espanhol.

“Meu pai estava juntando lacre de latinha para um amigo dele, vi aquilo se amontoando e comecei a ver beleza e pensei: ‘Poxa, já amo Paco Rabanne, como eu consigo transformar isso aqui que está na minha frente em uma peça vestível?’”, lembra. Logo, ela começou a pensar em alternativas para transformar os lacres de latinha. O grande desafio era juntar as pecinhas, uma vez que não existiam tutoriais na internet que ensinavam a fazer peças sem a ajuda do crochê. Mas não demorou muito para ela encontrar argolinhas e criar seu primeiro top com o material.

“O meu primeiro top demorou um mês para ficar pronto. Hoje, eu faço em quatro horas, com materiais diferentes e muito resistentes”, conta.

View this post on Instagram

A post shared by S I G N O (@signo.cc)

Assim que criou sua primeira roupa, ela correu para compartilhar em seu Instagram e recorda com carinho o apoio que recebeu dos seguidores. “Eu moro em uma cidade de 8 mil habitantes e o que eu faço no meu quarto chega em lugares que eu nunca imaginei que chegariam.”

Foi assim que surgiu a marca KIETZO, com um nome inspirado no alter ego de uma pessoa destemida, gentil, que não tem medo de ser diferente e ama se expressar (criado por Kiara há 8 anos). Hoje, além de trabalhar com lacres de latinha, ela usa acrílico espelhado e outros materiais de metal de extrema qualidade. Tudo com o propósito de fazer um peça durável!

View this post on Instagram

A post shared by kiara (@kietzo)

Acabamos vendo uma moda sem propósito e sem sentido e eu já tinha decidido que não era isso que eu queria para mim e para minha marca, eu sempre quis fazer diferente. E quando eu comecei a fazer minhas peças e o pessoal começou a comprar, eu tive que parar e pensar: como vou comercializar isso de uma maneira mais sustentável e como vou colocar minhas ideias para o mundo de uma maneira mais responsável?“, relembra a estilista.

@kietzo

tava tristinha fiz um vestidão hihihi #fashiondesign #fashiontiktok #fashionto #vaiprofycaramba

♬ Forever – Labrinth

Continua após a publicidade

“Fazer peças duráveis é o meu jeito de contribuir para a moda sustentável, completa. Ela também adotou algumas estratégias que contribuem para esse propósito. “Toda peça que eu crio já tem um consumidor final, já tem um dono e minhas roupas são editáveis, você pode transformar seu vestido em saia ou em outra peça com o mesmo material, sem perder matéria-prima.”

View this post on Instagram

A post shared by S I G N O (@signo.cc)

E foi compartilhando o processo criativo e produção de suas peças – que incluem top croppeds, vestidos, saias e bolsinhas – na internet que seu trabalho conquistou grandes nomes do nosso país. Halessia, Lia Clark e Iza já vestiram a marca KIETZO e arrasaram com visuais únicos!

View this post on Instagram

A post shared by HALESSIA (@halessia)

Kiara assinou toda a parte vestível do mais recente álbum de Lia Clark, desde os looks grandes até os acessórios de cabelo. “Em conjunto com o stylist de Lia, levamos uns bons 6 meses para desenvolver as peças do jeito que eles queriam. Ao todo, foram 18 peças, foi um trabalho pesado, mas muito gratificante”, afirma.

View this post on Instagram

A post shared by kiara (@kietzo)

A estilista também compartilhou todo o processo da confecção do look da Iza em suas redes sociais, que foi muito divertido e contou com um mutirão de amigos que a incentivam nesse sonho. Olha só:

@kietzo

uma designer de moda que tem amigos tem tudo!!! Registros do after do #lolla hihihi #VozDoMalvadao #designdemoda #fashiondesign #iza #lollapalooza #fy

♬ She Share Story (for Vlog) – 山口夕依

“A Iza comprou aquele look para usar em um ensaio da escola de samba Imperatriz Leopoldinense. Só que, no dia, choveu muito e o ensaio foi cancelado. Depois disso, teriam mais dois ensaios, mas ela acabou não usando… Eu fiquei triste, porque ela tem o poder de escolha de comprar o look e não usar”, lembra Kiara. “Um dia, eu estava conversando com meu amigo em chamada de vídeo e começaram a chegar umas mensagens me avisando que a Iza estava usando meu look no Fantástico”. Ela conta que ficou desacreditada e já correu para assistir ao programa e comemorar. “Mãe, estou na Globo!!!”, brincou.

View this post on Instagram

A post shared by kiara (@kietzo)

“Eu sempre fui muito cética em relação a trabalhar com moda, eu achava que seria impossível crescer nesse meio e me sustentar. Mas eu queria falar para as pessoas que têm o mesmo sonho que eu, que não se deixem acanhar pelo mercado da moda, se você faz as coisas com amor, carinho e com persistência, elas acontecem”, aconselha. “E o mais importante é que não precisa ser perfeito, mostre ao mundo quem você é e o que você quer fazer e do jeito que dá.”

View this post on Instagram

A post shared by S I G N O (@signo.cc)

Kiara afirma que tem planos para o futuro a KIETZO, sendo o principal deles levar a marca mais para um lado visual e mais profissional. “E o resto eu estou deixando as coisas acontecer, vendo o que funciona e o que não funciona”, conclui.

Desejamos ainda mais sucesso para a KIETZO e realizações de sonhos para a Kiara <3

E aí, gostou de conhecer essa marca incrível? Conta pra gente!

Continua após a publicidade

Publicidade