“Ele era saudável”, diz mãe de Tales Cotta, modelo que morreu na SPFW

O velório de Tales aconteceu na manhã desta segunda-feira em Manhuaçu (MG)

Tales Cotta, de 25 anos, desmaiou na passarela da São Paulo Fashion Week neste sábado (27), enquanto desfilava para a marca Också. Ele teve um mal súbito e foi socorrido, mas, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, chegou sem vida ao hospital. 

O velório do modelo aconteceu na manhã desta segunda-feira (29) em sua cidade natal, Manhuaçu, em Minas Gerais. O enterro está marcado para às 17h no Cemitério Municipal da cidade.

Em entrevista à Globo, a mãe de Tales, Heloisa Cotta, afirmou que o filho não tinha nenhuma doença e que fazia exames periódicos. “Nunca, nunca teve doença nenhuma. Era um menino supersaudável, formado em educação física, sempre praticou esportes. Em São Paulo, ele estava fazendo superioga, ele praticava crossfit, tinha uma alimentação supersaudável, há um ano ele tinha se tornado vegano…”, disse.

Heloisa ainda afirmou que tinha conversado com Tales 40 minutos antes de ele desfilar. “Ele mandou uma foto e disse que comeu no backstage, que tinha bastante comida lá.”

Gabrielle Gomes, uma das irmãs do modelo, também contou que ele não tinha nenhum problema de saúde ou histórico de ataque de epilepsia e desmaios. Ela conversou com ele junto com a mãe antes do desfile. “A gente está assustada pelo ocorrido. Ele era muito saudável, praticava exercícios todos os dias. Disse que tinha acabado de comer um bolo de cenoura quando falou com a gente.”

O boletim de ocorrência do caso determinou que ele teve “mal súbito sem causa determinante aparente”. A família ainda aguarda um laudo necroscópico, que deverá apontar a causa da morte. 

Rogério Gomes da Silva, agente do modelo, deu entrevista ao Fantástico neste domingo (28) e disse que Tales havia passado por avaliação médica antes do desfile e não apresentou problemas de saúde.

Eduarda Vieira, modelo que abriu o desfile da Också no sábado, se pronunciou sobre o ocorrido no Instagram e contou que a produção do SPFW tranquilizou os modelos dizendo que Tales ficaria bem. “Eu tive que reabrir o desfile com essa cara que não esconde o que eu estava sentindo e o que todos os modelos estavam sentindo no momento, preocupação e angústia”, escreveu.

View this post on Instagram

Agora eu vou falar sobre isso que eu ja sofri o bastante aqui de ontem pra hoje principalmente tendo que ler tanta besteira de quem não estava no momento e o achismo alheio. Eu fui convidada pela @ocksaofficial para desfilar e eu ja havia desfilado pra eles na CDC e até então eu não sabia que iria abrir o desfile e eu fiquei bem feliz no momento pois, eu nunca abrir desfile e era minha primeira temporada. toda a equipe ocksä são pessoas muito boas que realmente se preocupa e se preocupou com o Talles! Nossos rostos não mentem! A produção do spfw no momento em que ele caiu e levaram ele, eles nos tranquilizaram lá atrás e disseram q ele ia ficar bem e q so teve um desmaio e tava sendo cuidado e a gente tava muito nervoso lá principalmente a equipe ocksa que a principio tds nos pensamos q foi por conta do sapato e a ocksa queria cortar tudo que pudesse causar queda nos outros modelos para q não ocorresse novamente e a produção do spfw disse q ele não tropessou e falou pra a gente recomeçar quase nos obrigando na verdade. e eu tive q reabrir com essa cara que não mente o q eu tava sentindo e o que todos os modelos estavam sentindo no momento a preocupação e angústia. E finalizo que se a produção do spfw não tivesse dito q tava tudo bem nada seria continuado porq ate mesmo a equipe ocksa tinha muita gente chorando e preocupada com o Talles. E o talles comeu e se alimentou muito bem antes de entrar eu vi ele comendo eu vi que ele aparentemente estava bem. Parem de colocar o achismo de vcs e divulgar informações falsas sobre o ocorrido que ninguem ali tinha o coração de pedra e está todo mundo muito mal e muito triste como tudo foi seguido e fomos iludidos de que tava tudo bem ( nós modelos e a equipe ocksa). E o show continuou como se nada tivesse acontecido. Minha solidariedade a todos e espero que tudo fique bem. E que vcs que não estavam lá respeitem o Talles e parem de compartilhar fake news por favor.

A post shared by Eduarda vieira (@aeduardavieira) on

A equipe da Också fez um post se mostrando arrependida de ter continuado o desfile: “Em nome de toda equipe pedimos desculpas por temos dado continuidade ao desfile, independente das informações que dispúnhamos naquele momento, no backstage. Independente se tivesse sido uma queda ou ele desmaiado, jamais deveríamos ter dado continuidade ao desfile.”

View this post on Instagram

Nós da Också estamos profundamente tristes e devastados. Jamais poderíamos imaginar que o nosso desfile de estreia seria marcado por uma tragédia: a perda de um amigo especial, Tales Cotta. Em nome de toda equipe pedimos desculpas por temos dado continuidade ao desfile, independente das informações que dispúnhamos naquele momento, no backstage. Independente se tivesse sido uma queda ou ele desmaiado, jamais deveríamos ter dado continuidade ao desfile. Tudo aconteceu muito depressa. A equipe do corpo do bombeiros agiu rapidamente e o socorreu, levando-o para fora da passarela. Sugeriram que recomeçássemos a apresentação. Quando o desfile terminou, e voltamos para o camarim, recebemos a notícia que o Tales havia sido levado ao hospital, com vida. Aproximadamente uma hora depois, soubemos que, infelizmente, o Tales havia falecido. Vocês não imaginam nossa dor, tristeza quando recebemos essa notícia. Nesse momento, só pedimos que canalizem suas energias em preces, orações e mensagens de apoio e carinho para a família do Tales e amigos. Acreditamos que, com união e amor, conseguiremos juntos amenizar a dor dessa tragédia e dessa perda imensurável.

A post shared by Också (@ocksaofficial) on

Nos comentários, a mãe de Tales respondeu a marca: “Obrigada pelo carinho. Não se culpem. Tales era profissional. Vocês não fizeram mal nenhum. No momento ninguém sabia realmente o que tinha acontecido. O certo era seguir o desfile pra não desestabilizar o restante.”

Comentário da mãe de Tales Cotta na publicação da Också, marca para qual o modelo desfilava quando desmaiou na SPFW.

Comentário da mãe de Tales Cotta na publicação da Också, marca para qual o modelo desfilava quando desmaiou na SPFW. (Instagram/Reprodução)

A organização da SPFW esclareceu, em nota enviada à imprensa, que se reuniu com as marcas, diretores de desfiles, stylists e modelos para decidir se cancelariam os próximos desfiles da programação do evento. “Mesmo abalados, todos decidiram manter os desfiles. Foi decidido também pelo minuto de silêncio na abertura de cada um”, afirmou a nota.

A causa da morte de Tales Cotta ainda não foi descoberta. O laudo necroscópico feito pelo Instituto Médico-Legal (IML) da Polícia Técnico-Científica deve sair entre 60 e 90 dias.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s