Dumbo: figurinista entrega detalhes e desafios sobre os looks do filme

O live-action de Dumbo estreia nesta quinta feira (28/03)!

Por Mel Trench 27 mar 2019, 15h33

Quem aqui não derramou litros de lágrimas assistindo a Dumbo quando era criança? O filme da Disney é realmente lindo e o live-action dirigido por Tim Burton não está diferente! Além da história encantadora do elefantinho, todo o cenário do circo e o figurino foram essenciais para que o longa ficasse maravilhoso, contribuindo para dar cor e forma à atmosfera da trama e de seus personagens. A CAPRICHO conversou com Colleen Atwood, responsável por cada detalhe do figurino de Dumbo, para saber como foi criar os looks para os atores, figurantes e até elefantes do filme. Colleen já ganhou quatro Oscars por ter assinado os figurinos de ChicagoAlice no País das Maravilhas e Animais Fantásticos e Onde Habitam. Phyna e experiente, né? Vem ver alguns detalhes que ela revelou sobre seu último trabalho!

  • CH: A história de Dumbo se passa em um circo. Onde você buscou inspiração para criar os figurinos desse universo?

    COLLEEN ATWOOD: Procurei inspirações em vários circos ao redor do mundo, porque na época em que a história acontece existiam muitos pequenos circos em vários lugares. Inicialmente eles produziam as fantasias à mão, cuidavam de cada detalhe, e depois veio aquele glamour dos figurinos circenses. Foi um desafio seguir essa evolução. O interessante do figurino de Dumbo é que cada peça tem muitos detalhes. Até eu mesma não consegui reparar em cada um deles. (risos) Mas faz muita diferença para o total da obra.

    circo-dumbo
    O cenário do circo no live-action de Dumbo. Reprodução/Disney

    CH: Qual item foi o mais difícil de criar?

    COLLEEN: Acho que a fantasia da Eva Green (Colette) foi a mais difícil. Ela é uma acrobata, então tive que considerar que apareceria muito no alto e nos ares. Outro desafio também foi de criar um figurino para os elefantes. Todas as roupas dos animais tiveram alguma inspiração no que nós pensamos. Tivemos que criá-las para que a equipe de efeitos visuais pudesse ter uma base na hora de fazer as peças no computador.

    Continua após a publicidade
    Dumbo
    Vestido vermelho usado por Eva Green em Dumbo. Maravilhoso, né? Reprodução/Disney

    Rascunhos do vestido usado por Eva Green no filme

    CH: Você já trabalhou com Tim Burton outras vezes. Usa o estilo dele como uma referência?

    COLLEEN: Bom, sempre pego como referência o estilo do filme como um todo. Trabalhei com o Tim algumas vezes, acho que foram doze, e é sempre muito legal. Ele deixa muita abertura para inspirações novas na parte de figurino, porque ele é um artista e entende que precisa dar essa liberdade para os outros que trabalham com ele. Acho que o estilo dele fica mais presente nos ângulos das câmeras, em cada take, e isso tudo faz com que ele deixe sua marca no filme.

    Dumbo
    Colleen Atwood confere e look de figurantes durante a produção de Dumbo Reprodução/Disney

    CH: Além de Dumbo, qual outro clássico da Disney você gostaria de assinar o figurino?

    COLLEEN: Tem muitos! Tive a oportunidade de fazer o figurino de Alice no País das Maravilhas e foi incrível. Também vou fazer o filme de A Pequena Sereia. Estou muito animada para isso, fico pensando o tempo todo: ‘Meu Deus, como eu vou fazer isso?’. (risos) Será incrível poder criar um figurino para esse mundo tão lindo, com muita música e dança. 

    Dumbo
    Peças do figurino de Dumbo. Reprodução/Disney

    Já pensou que sonho criar os looks de um filme?! Lembrando que Dumbo estreia nos cinemas nesta quinta-feira, 28 de abril.

    Continua após a publicidade
    Publicidade