Coleção de Billie Eilish com estampa anime é acusada de plágio e cancelada
Eita! Vem entender a treta...

Na última semana, uma nova coleção assinada por Billie Elish em parceria com a marca Siberia Hills foi anunciada. A collab contava com três itens, dois moletons e uma camiseta, e todos eram estampados com uma ilustração anime. Logo após começar a ser vendida, a linha sofreu várias críticas dos fãs da cantora, que apontavam a semelhança do desenho que enfeita as peças com uma ilustração do artista japonês @m_qurokawa.
A ilustração original foi feita pelo artista em agosto de 2018 e foi inspirada em uma personagem já existentes, Nozomi Tojo de Long Live!. Veja o desenho:
Aqui, a ilustração presente nas peças da coleção de Billie:

Assim que os fãs notaram a semelhança e começaram a falar sobre o assunto no Twitter, a Siberia Hills fez um comunicado em seu Instagram admitindo ter usado o desenho do ilustrador sem a autorização dele e se desculpou. A marca também garantiu que Billie e sua equipe não sabiam sobre o plágio.
https://www.instagram.com/p/B09ruv7A9S4/
“Ao talentoso artista M_Qurokawa, nós pedimos desculpas por termos usado o seu trabalho em nossos produtos da colaboração com Billie Eilish. Billie e seu time não sabiam que havíamos utilizado a sua ilustração, eles apenas acreditaram no potencial das peças. Nós fomos a força criativa por trás dessa colaboração. Para Billie e seus fãs, nós pedimos desculpas por termos causado esse problema. Esses itens não serão vendidos. Aqueles que já compraram as roupas serão reembolsados”, escreveu a marca.
M_Qurokawa se pronunciou em seu Twitter sobre o ocorrido e disse que não autorizou o uso de sua ilustração em nenhum produto. O artista ainda agradeceu aos fãs por tê-lo alertado e disse que a marca já removeu os produtos de sua loja.
I was informed that a company used one of my fan-art of an existing copyrighted character on the clothes for sale without permission. I didn't permit them to use my fan-art for their design work. I didn't permit them to use my fan-art for merchandise.
(continued)— 黒河真琴 (@m_qurokawa) August 10, 2019
(continued from previous tweet)
My fan-art is a fan-art of an existing copyrighted character. The copyright belongs to the original holder.
Unauthorized merchandise is not allowed.
It seems the promo tweet was already deleted and the merchandise was removed from the online store.— 黒河真琴 (@m_qurokawa) August 10, 2019
Billie Eilish ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.