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As tendências, marcas e famosas que brilharam em 2022, segundo pesquisa

Kim Kardashian, Miu Miu, barbiecore e outros virais da moda aparecem no aguardado relatório anual da Lyst

Por Sofia Duarte Atualizado em 30 out 2024, 15h18 - Publicado em 6 dez 2022, 12h01

A Lyst, plataforma global de pesquisa no ramo da moda, divulgou o tão esperado relatório de tendências de 2022, baseado em buscas, métricas e vendas feitas durante o ano. Através dele, conseguimos saber quais foram as febres, marcas, peças e celebridades que mais impactaram o mundo fashion nos últimos meses. Você imagina, por exemplo, qual foi a estética predominante nas pesquisas do ano? Vem conferir essa e outras respostas!

Marca do ano

A marca mais badalada do ano foi a Miu Miu, que teve um aumento de 34% em suas pesquisas em comparação a 2021. No início do ano, a minissaia de cintura baixa da grife ultrapassou os limites das passarelas e virou um verdadeiro hit, aparecendo em looks das semanas de moda e no street style. Outros itens da casa italiana que viraram desejo de consumo foram a bolsa Wander, feita de couro e matelassê, e a sapatilha de bailarina, que conquistou celebridades como Sydney Sweeney, Rosalía e Bella Hadid.

Segundo a plataforma, esse resultado reflete uma releitura do indie e balletcore feita pela marca, que tem um olhar minucioso para a geração Z.

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Logo do ano

Em 2022, a Diesel apresentou seu primeiro desfile com o belga Glenn Martens como diretor criativo e se reposicionou como uma marca de luxo, restabelecendo sua relevância no mercado com seu jeans sustentável e acessórios com a logo da marca. Ela apareceu nos looks de Kylie Jenner, Dua Lipa, Rihanna, Julia Fox, Megan Thee Stallion e outras famosas, e a bolsa 1DR virou objeto de desejo – em junho, as buscas por ela cresceram em 248%.

Tendência do ano

Com as imagens das gravações do novo filme da Barbie, dirigido por Greta Gerwig, divulgadas em junho, a coleção toda cor-de-rosa de outono-inverno 2022-23 da Valentino, que caiu no gosto de Florence Pugh, Zendaya e outras atrizes, não demorou muito para que a estética barbiecore surgisse e se estabelecesse como uma grande tendência do ano.

Zendaya no desfile de outono-inverno 2022-23 da Valentino na semana de moda de Paris
Zendaya no desfile de outono-inverno 2022-23 da Valentino na semana de moda de Paris Pascal Le Segretain/Getty Images

Sapato do ano

Os ~controversos~ clogs da Birkenstok, chamados de Boston clogs, viralizaram no TikTok, entrando para o armário das famosas, e tiveram um crescimento de 593% nas buscas apenas no primeiro semestre de 2022. O modelo apareceu cinco vezes em relatórios da Lyst nos últimos dois anos e, de acordo com a plataforma, está rapidamente se tornando o principal sapato da era pós-pandêmica.

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Bolsa do ano

A ascensão da estética Y2K influenciou o comportamento na moda, inclusive na bolsa mais popular do ano, que foi um lançamento dos anos 2000 da Prada, a Re-Nylon Re-edition. O interesse do público pelo acessório funcional feito de nylon sustentável cresceu em 131% no período de verão do hemisfério norte (entre junho e setembro).

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Inspiração fashion do ano

Para a plataforma, Bella Hadid foi a grande inspiração fashion do ano. “Se ela usou, você quer”, afirma o relatório. Em média, os looks da modelo influenciaram em aumento de 1.900% nas buscas por peças parecidas com as dela. Ela, que desfilou 35 vezes neste ano, virou uma grande referência do estilo repaginado dos anos 2000 e impulsionou as pesquisas por corset (+ 70%) e calça cargo (+ 56%), além das botas UGG de plataforma e cano curto, cujas pesquisas cresceram em 152% nas 24 horas após ela ter usado o sapato.

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Casal fashionista do ano

Kourtney Kardashian e Travis Barker foram eleitos o casal fashionista do ano. Eles apareceram combinando visuais góticos, usando marcas como Raf Simons, Maison Margiela e Olivier Theyskens, e o casamento deles na Itália, todo assinado pela Dolce & Gabbana, teve uma enorme repercussão nas redes sociais – as buscas pela marca italiana aumentaram em 114% nos dias seguintes à cerimônia.

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Desfile do ano

Essa categoria ficou com a segunda apresentação de alta-costura do estilista Demna Gvasalia, da Balenciaga, que contou com nomes como Kim Kardashian, Dua Lipa, Nicole Kidman, Bella Hadid e Naomi Campbell. Os looks pretos monocromáticos, peças jeans e o universo distópico do desfile fizeram as buscas pelo nome da grife aumentar em 525% nas 24 horas após o evento.

Momento do ano no tapete vermelho

O relatório declara que o momento do ano no tapete vermelho foi a aparição de Kim Kardashian no MET Gala. No evento de moda que acontece em Nova York, a empresária deu o que falar quando apareceu usando vestido icônico da Marilyn Monroe por alguns minutos (logo em seguida, ela trocou para uma réplica) e foi alvo de muitas críticas. Nas duas semanas após o evento, as pesquisas pelo nome Bob Mackie, designer que criou a peça, tiveram alta de 456%.

Kim Kardashian usando vestido de Marilyn Monroe no MET Gala 2022
Kim Kardashian no MET Gala 2022 Sean Zanni/Patrick McMullan/Getty Images

Momento viral do ano

A Coperni fez história ao criar um vestido ao vivo no corpo da Bella Hadid durante seu desfile de primavera-verão 2023. A técnica que usa um spray capaz de produzir tecido chocou as redes sociais, e o nome da marca francesa teve um aumento de 3.000% nos dias seguintes da apresentação.

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Estrela em ascensão do ano

Sydney Sweeney foi eleita pela Lyst a estrela em ascensão do ano. A atriz de Euphoria recebeu duas indicações ao Emmy, protagonizou capas de revistas renomadas e campanhas de grifes como Tory Burch e Miu Miu e também usou looks da Reformation, Rodarte, Saint Laurent, Balmain e mais.

Sydney Sweeney no MTV Movie & TV Awards usando blusa cropped, minissaia de paetês rosa e sandália de plataforma com brilhos no tapete vermelho
Sydney Sweeney no MTV Movie & TV Awards Jeff Kravitz/MTV/Getty Images

Outras categorias, como colaboração do ano, marca para ficar de olho, estética do TikTok, momento fashion nas telas e momento esquisito viral do ano estão disponíveis no repertório de 2022 da Lyst.

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