A “pegadinha” por trás do tênis ~destruído~ de R$ 10 mil da Balenciaga
A novidade causou polêmica no mundo da moda e rendeu vários memes nas redes sociais

Se você acompanha as notícias do mundo da moda, deve ter se reparado com a polêmica dos novos tênis da Balenciaga que tomou conta da internet nesta segunda-feira (9). A grife italiana lançou os chamados Paris Sneakers nas versões mule e de cano alto e, especialmente para as fotos de campanha, eles apareceram com uma silhueta beeem mais destruída do que o comum.

Acontece que a ~pegadinha~ está aí: esses tênis acima não serão os modelos comercializados pela marca. Na verdade, os calçados que estarão à venda são bem menos desgastados, embora ainda apresentem sinais de uso, e custam US$ 495 (cerca de R$ 2.550) e US$ 625 (cerca de R$ 3.215) – o mule e o de cano alto, respectivamente. Dá uma olhada:


Já o modelo Full Destroyed será vendido por US$ 1.850 (cerca de R$ 9.530).

Em nota, a Balenciaga explicou a ideia: “A campanha mostra os sapatos extremamente usados, marcados e sujos. Essas fotos, feitas pelo fotógrafo Leopold Duchemin, sugerem que os Paris Sneakers são feitos para serem usados durante uma vida inteira.”
Ou seja, nesse caso houve uma estratégia de marketing que já é bem característica do estilista Demna Gvasalia. Essa ~polêmica~ contribui para que a marca se mantenha relevante no mercado e, mais do que isso, também está de acordo com os “experimentos sociais” que o diretor criativo costuma fazer.
Nas redes sociais, o lançamento já foi motivo de memes.
https://twitter.com/carlinha/status/1523726490654810113
https://twitter.com/PepitaOfc/status/1523818164265656322
https://twitter.com/foganoli/status/1523756274021974016
https://twitter.com/oedgama/status/1523808763454509057
https://twitter.com/carlinha/status/1523731550822490112
O que você achou da estratégia ousada da Balenciaga?