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A “pegadinha” por trás do tênis ~destruído~ de R$ 10 mil da Balenciaga

A novidade causou polêmica no mundo da moda e rendeu vários memes nas redes sociais

Por Sofia Duarte Atualizado em 30 out 2024, 16h00 - Publicado em 10 Maio 2022, 14h15

Se você acompanha as notícias do mundo da moda, deve ter se reparado com a polêmica dos novos tênis da Balenciaga que tomou conta da internet nesta segunda-feira (9). A grife italiana lançou os chamados Paris Sneakers nas versões mule e de cano alto e, especialmente para as fotos de campanha, eles apareceram com uma silhueta beeem mais destruída do que o comum.

Dois tênis de cano alto com aparência destruída em fundo degradê roxo e azul
Campanha dos Paris Sneakers da Balenciaga Balenciaga/Reprodução

Acontece que a ~pegadinha~ está aí: esses tênis acima não serão os modelos comercializados pela marca. Na verdade, os calçados que estarão à venda são bem menos desgastados, embora ainda apresentem sinais de uso, e custam US$ 495 (cerca de R$ 2.550) e US$ 625 (cerca de R$ 3.215) – o mule e o de cano alto, respectivamente. Dá uma olhada:

Dois tênis no modelo mule da Balenciaga em fundo degradê roxo e azul
Paris Sneakers da Balenciaga Balenciaga/Reprodução
Dois tênis de cano alto da Balenciaga em fundo degradê roxo e azul
Paris Sneakers da Balenciaga Balenciaga/Reprodução
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Já o modelo Full Destroyed será vendido por US$ 1.850 (cerca de R$ 9.530).

Dois tênis de cano alto da Balenciaga em fundo degradê roxo e azul
Paris Sneakers da Balenciaga Balenciaga/Reprodução

Em nota, a Balenciaga explicou a ideia: “A campanha mostra os sapatos extremamente usados, marcados e sujos. Essas fotos, feitas pelo fotógrafo Leopold Duchemin, sugerem que os Paris Sneakers são feitos para serem usados durante uma vida inteira.”

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Ou seja, nesse caso houve uma estratégia de marketing que já é bem característica do estilista Demna Gvasalia. Essa ~polêmica~ contribui para que a marca se mantenha relevante no mercado e, mais do que isso, também está de acordo com os “experimentos sociais” que o diretor criativo costuma fazer.

Nas redes sociais, o lançamento já foi motivo de memes.

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O que você achou da estratégia ousada da Balenciaga?

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