7 dicas infalíveis para você limpar e organizar seu guarda-roupa

Bora aproveitar o feriado para dar um jeito nessa bagunça!

Por Chames Oliveira - 7 set 2018, 10h00

Imagina a cena: você está atrasada e precisa ficar pronta super-rápido, mas uma pequena bagunça no armário te impede de fazer isso com agilidade. Você não consegue achar a roupa que está procurando e só se depara com várias outras que não usa há tempos e já nem curte mais! Quem nunca viveu isso? Calma, temos a solução: separamos 7 dicas para deixar o guarda-roupa organizado e limpinho – definitivamente! Bora aproveitar o feriado?

1. Organize o processo de limpeza
Nada melhor do que começar já organizada, né? A bagunça pode estar grande, então é melhor fazer isso de um jeito fácil, por exemplo, separando três grandes caixas: uma de roupas para doar, uma de roupas para revender (como nos grupos de venda e troca no Facebook) e outra com as roupas que você quer guardar.

2. Vá de pouco em pouco
Quem nunca tirou todas as roupas do armário e, no meio do processo, ficou com preguiça e colocou tudo para dentro de novo, deixando a situação ainda pior? Para evitar isso, foque em coisas pequenas. Que tal começar pelas gavetas? Depois, separe por categoria: moletons, blusas, calças e por aí vai.

3. Atente-se aos fatos
No processo, você encontra uma peça linda que ficou tomando poeira por anos. Você acha que seria bom guardá-la para usar novamente. Mas, pera, se ela estava o tempo todo lá e você nunca deu bola, será que está realmente vendo potencial nela ou apenas está com pena de desapegar? Sinceridade é a melhor opção nesses momentos.

4. Contenha a nostalgia
Tem também aquelas peças com valor sentimental, como o vestido que você usou em alguma festa há muito tempo atrás. Mas por que guardar tanta coisa sem uso? Miga, a roupinha já marcou sua história. Não seria mais legal repassar para outra pessoa que possa ter com ela um momento tão especial quanto o que você teve?

Continua após a publicidade

5. Coloque as peças que você mais usa em primeiro lugar
Depois que você souber quais peças realmente vão ficar, a dica é seguir com as que você mais ama e mais usa. Se você usa mais calças do que saias, comece por elas. No armário, elas precisam ficar em lugar visível e estratégico, onde seja fácil de pegar na correria

6. Conte com ferramentas
Para que o guarda-roupa fique organizado por mais tempo é legal investir em divisores de gaveta, caixas e ganchos – os últimos podem ser ótimos para posicionar cachecóis, colares, chapéus… 

7. Traga coisas novas com consciência
No final, o armário vai estar limpinho e cheio de espaço! Você terá se livrado de muita coisa que não usa e isso  pode parecer o gancho perfeito para investir em blusinhas novas. Mas e se você aproveitar a chance parar repensar os hábitos de consumo? Perceba os tipos de roupa que você comprava, mas não usava muito, o que realmente usa, mas já não está em boas condições… Isso pode trazer mais conhecimento sobre o seu estilo e você começará a gostar mais das suas roupas! 

Agora é só começar! Mãos à obra! 

Continua após a publicidade
Publicidade