11 curiosidades sobre a calça jeans que você provavelmente não sabia

O uso dela já chegou até a ser proibido por um presidente, acredita?

Por Thais Varela Atualizado em 19 Maio 2022, 12h55 - Publicado em 20 Maio 2022, 10h30

A calça jeans é uma das peças mais icônicas da moda. Praticamente uma unanimidade no armário, o modelo superversátil conquista pessoas de estilos diferentes ao redor do mundo desde a sua criação. Você é fã do item? Então, neste Dia Mundial do Jeans, aproveite para conhecer alguns fatos curiosos sobre essa roupa que – acredite! – existe oficialmente há quase 150 anos.

Calças jeans de diferentes lavagens penduradas em um varal com montagem em fundo de tintas laranja, azul e rosa
Curiosidades sobre a história da calça jeans Geri Lavrov/Getty Images

1. A calça jeans foi patenteada em 1873 pelos norte-americanos Jacob Davis, que era alfaiate, e pelo empresário Levi Strauss. A dupla foi responsável por criar os rebites, pequenas peças de metal que ficam próximas aos bolsos para reforçar a costura do modelo e garantir uma maior durabilidade.

2. Quando foi criado, o jeans era usado por fazendeiros e trabalhadores no geral, principalmente da área de mineração. Daí a necessidade de que a peça fosse durável, pois precisava resistir ao trabalho pesado.

3. Apesar de ter sido popularizada por Levi Strauss, o criador da Levi’s, o jeans apareceu pela primeira vez no século 16 em cidades portuárias da França e Itália, onde era usado por marinheiros.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por RICHLOVE ROCKSON (@richloverockson)

4. O primeiro nome do jeans foi “waist overalls”, algo como “macacão de cintura”, em tradução livre.

5. O jeans azul é a versão mais conhecida da peça, porém o tecido usado para criar a calça não é originalmente dessa cor. Para atingir a tonalidade, ele é colorido com o tom azul índigo, também conhecido como anil. No passado, a coloração era importada da Índia, onde era produzida a partir da fermentação de plantas anileiras. Hoje, os corantes sintéticos são os mais utilizados.

Continua após a publicidade

6. Em 1934, a Levi’s produziu o primeiro modelo feminino de calça jeans.

7. Nos anos 1950 e 1960, o jeans passou a ser visto como um símbolo da rebelião da juventude e chegou a ser banido em alguns estabelecimentos. Em 1955, o ator James Dean ajudou a reforçar esse estereótipo no filme Rebel Without a Cause (Juventude Transviada, em português), no qual usava o trio calça jeans + camiseta branca + jaqueta.

8. O bolsinho pequeno que fica dentro do bolso frontal do jeans foi criado originalmente para guardar os relógios de bolso, acessórios muito comuns nas décadas passadas.

9. O look all jeans, conhecido nos Estados Unidos como canadian tuxedo, foi criado em 1951 depois que o cantor norte-americano Bing Crosby foi barrado ao tentar entrar em um hotel em Vancouver, no Canadá, por estar vestindo jeans. Após o episódio, a Levi’s criou um conjunto formal feito com o tecido especialmente para ele.

Foto de Dove Cameron caminhando em calçada, com as mãos na cintura, olhando para o lado, sua expressão é séria. Ela usa jaqueta, top e calça jeans.
Dove Cameron usando calça de cintura baixa Gotham /GC Images/Getty Images

10. Em 1976, o jeans apareceu pela primeira vez em um desfile de moda, na passarela da Calvin Klein, e deixou o status de peça usada por jovens rebeldes para se tornar um item fashionista amado ao redor do mundo inteiro.

11. O ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush baniu o uso do jeans por funcionários e convidados no Salão Oval da Casa Branca após a sua posse, em 2001.

Gostou de saber mais sobre essa peça tão icônica? Atualmente, ela pode ser encontrada em inúmeras versões, de modelagem justa ao mom jeans e até ao comprimento pantacourt. As cores variadas também ajudaram a democratizar ainda mais o item atemporal.

Já segue a CH nas redes sociais?
INSTAGRAM | TIKTOK | TWITTER | FACEBOOK | YOUTUBE

Continua após a publicidade

Publicidade