10 curiosidades sobre o figurino de Descendentes 2

A CAPRICHO conversou com Kara Saun, a figurinista de Descendentes 2, e descobriu tudo sobre os looks de Mal, Evie, Jay e Carlos

Por Gabriela Zocchi Atualizado em 22 ago 2017, 20h58 - Publicado em 22 ago 2017, 20h57

Depois de muuuita espera, a estreia de Descendentes 2 finalmente aconteceu no último domingo (20). Se você viu o filme no Disney Channel, deve ter se apaixonado pelas músicas novas, pela história incrível e, claro, pelo figurino bapho! A CAPRICHO conversou com Kara Saun, a figurinista do longa, para saber como foi criar o look de cada um e, de quebra, ainda descobriu várias curiosidades!

1) A COR DA UMA FOI INSPIRADA NO MAKE DE SUA MÃE

uma-figurino-descendentes-2-ursula
Quem diria que as roupas de Uma seriam inspiradas na sombra de sua mãe, a Ursula? Divulgação/Disney Channel

Se a gente reparar bem, cada personagem de Descendentes 2 é guiado por uma cor. A da Evie (Sofia Carson), por exemplo, é o azul royal. Já Carlos (Cameron Boyce) se divide entre branco e vermelho. Acontece que, como a cor da Mal (Dove Cameron) já é o roxo, Kara ficou na dúvida de que tom escolher para a filha da Ursula (China Anne McClain). “No fim, foquei na sombra turquesa da vilã, porque ela também remete ao mar e coisas aquáticas”, contou a figurinista. Nunca pensamos! Haha.

2) AS TRANCINHAS DE UMA SÃO COMO TENTÁCULOS

uma-figurino-descendentes-2
Até as botas e o chapéu de Uma têm uma decoração marítima Reprodução/Instagram e Divulgação/Disney Channel

Kenny Ortega (o diretor) queria que parecesse que resgatamos a Uma do fundo do mar. Foi pensando nisso que criamos o look dela”, contou Kara. A vilã de Descendentes 2 tem uma espécie de rede de pescador na cintura e berloques de conchas e outros seres marinhos por todas as suas peças de roupa. As trancinhas azuis no cabelo e os looks com franjas foram criados para dar a impressão de serem tentáculos, já que sua mãe é um polvo, né?

3) A INDECISÃO DE MAL É REFLETIDA NOS LOOKS

mal-figurino-descendentes-2
Na Ilha dos Perdidos, Mal tem um visual mais punk. Ao lado, a gente compara o vestido do baile antes e depois dos ajustes finais de Evie Reprodução/Instagram e Divulgação/Disney Channel

Em Descendentes 2, Mal sente que não se encaixa direito em Auradon e acaba voltando à Ilha dos Perdidos. Essa indecisão da personagem é refletida também em seus looks. Por isso, no começo, em Auradon, a personagem de Dove Cameron aparece sempre com vestidos levinhos e clarinhos. Mais tarde, ela volta ao look meio punk quando vai à Ilha. Já no final, é possível ver uma mistura dos dois mundos no seu vestido do baile. Ao comparar as fotos do look azul e amarelo, em cenas do começo e do fim do filme, a gente percebe ele perdeu um pouco de babado e ganhou rendas de couro em um azul mais forte e mais pesado.

4) EVIE TEM UM GUARDA-ROUPA “DESTACÁVEL”

evie-figurino-descendentes-2
Reparou que Evie usa o mesmo casaco, mas na primeira foto ele não tem mangas? É o tal do figurino destacável. Divulgação/Disney Channel

Como Evie é a estilista da turma, ela está sempre com acessórios e bolsinhas diferentes, customizadas com coroas e corações. Mas não é são só os acessórios que mudam, não! As roupas de Evie são todas “destacáveis”. “Ela tem um vestido, por exemplo, cujas mangas se soltam, então ele pode virar uma jaqueta ou um colete. A parte da cintura também é removível, por isso ela o usa como saia em outra cena”, revelou Kara. Uau!

5) O LOOK DE VILÃO DE BEN É UMA MISTURA CARLOS E JAY

ben-figurino-descendentes-2
A gente curtiu a versão bad boy do Príncipe Ben! E você? Divulgação/Disney Channel

Para tentar convencer Mal a voltar para Auradon, Ben (Mitchell Hope) decide ir até a Ilha dos Perdidos resgatá-la. Para passar despercebido pelos vilões, o Rei Ben ganha uma repaginada no look. Além de usar uma jaqueta de couro linda com o desenho da Fera nas costas, ele adota elementos do estilo dos amigos, como o gorro de Jay (Booboo Stewart) e as luvas de Carlos.

6) OS MENINOS TAMBÉM TIVERAM MUDANÇAS

carlos-jay-figurino-descendentes-2
Até o Dude, o cachorro do Carlos, ganhou roupinhas em Descendentes 2 Divulgação/Disney Channel
Continua após a publicidade

No filme, Kara Saun tenta expressar a personalidade dos personagens através de suas roupas. Como, em Descendentes 2, eles estão mais maduros, a gente percebe algumas mudanças nos looks também. “Carlos agora é o garoto da tecnologia, por isso ele tem roupas mais modernas e descoladas”, explicou. Já Jay, que virou o atleta de Auradon, está sempre com uma pegada esportiva.

7) DIZZY TEM MAIS REFERÊNCIAS A VILÕES DO QUE VOCÊ IMAGINA

dizzy-figurino-descendentes--2
Reparou nas tesourinhas espalhadas pelo look da Dizzy? Divulgação/Disney Channel

O que dizer da fofíssima Dizzy (Anna Cathcart), filha da Drisela e neta da madrasta da Cinderela? Como a garotinha ama criar roupas e cabelos diferentes, seu vestido tem a alma de uma artista, cheio de respingos de tintas coloridas. As cores, verde, magenta e roxo, aliás, remetem aos vestidos usados por suas parentes na animação de Cinderela. Ah, e você reparou que a luva e os fones de ouvido têm tesourinhas de estilista coladas? Uma graça!

8) LONNIE TEM UM LOOK MUITO GIRLPOWER 

lonnie-fugurino-descendentes-2
O macacão que Lonnie usa no baile do final de Descendentes 2 é mara e tem a versão curta e comprida <3 Reprodução/YouTube/Instagram

Assim como no primeiro filme, o segundo acaba com um baile e grandes looks de gala. Mas, se você reparar bem, uma das princesas não usa vestido longo, mas um macacão: é Lonnie (Dianne Doan), a filha da Mulan. “Ela passa o filme todo mostrando que é capaz de competir com garotos, por isso, no baile, achamos legal fazer jus a sua história. Afinal, quem disse que meninas não podem usar calças em eventos formais?”, comentou Kara.

9) AS MENINAS NÃO DESCEM DO SALTO

mal-evie-saltos-figurinos-descendentes-2
Morremos por esses saltos da Mal e da Evie. Onde a gente consegue botinhas assim? Divulgação/Disney Channel

Se você, assim como a gente, fica pensando na dificuldade de fazer aquelas danças com sapatos de salto, saiba que essa não é uma preocupação de Dove Cameron e Sofia Carson. Segundo Kara, elas é que não querem saber de sapatos baixinhos! “Eu pergunto se elas querem alguns tênis, mas elas não tiram o salto por nada”, entregou a figurinista. “Para garantir a segurança delas, temos o mesmo sapato em quatro versões, com o salto alto para cenas de longe, mais baixinhos para o close…”, revelou.

10) TUDO É CHEIO DE DETALHES

descendentes-2-figurino
Os figurinos de Descendentes 2 são cheios de detalhes! Divulgação/Disney Channel

Acredite: mesmo as peças que estão por baixo de outras e não aparecem nas cenas são pensadas pela figurinista. “No primeiro filme, na cena da coroação, Kenny (o diretor) queria tirar o casaco dos meninos, só que eles estavam usando camisas brancas sem graça por baixo! Por isso, desta vez tomei o cuidado de pensar bastante em todas as peças. Pode ter certeza que por baixo daquelas jaquetas de couro tem outra coisa bem legal”, contou Kara.

Legal, né? Se você pudesse roubar o armário de alguém em Descendentes, de quem seria?

*A CAPRICHO viajou a Los Angeles a convite do Disney Channel

Continua após a publicidade

Publicidade