Séries e filmes tão importantes quanto 13 Reasons Why para ver

A série trouxe à atenção temas importantes como depressão, suicídio e bullying, mas ela não foi a primeira. Quer ver?

13 Reasons Why estreou há pouco tempo, mas já deu muito o que falar. Você, com certeza, já viu várias postagens em suas redes sociais sobre a série de pessoas que assistiram e foram tocadas de alguma forma. É muito fácil se relacionar com alguns assuntos que a série trata, né? Você pode até ter descoberto que já foi um dos porquês, alguma vez.

E é por isso que ela é tão importante. Desde que foi lançada, o número de pessoas buscando ajuda cresceu em 100% no Brasil e provavelmente agora as pessoas que assistiram vão pensar 1000 vezes antes de zoar alguém sem motivo.

Bullying, sintomas da depressão, suicídio, a série trouxe todos esses assuntos à tona, mas não foi a primeira. Se você já assistiu aos 13 episódios, olha só estes filmes e séries que já existem e falam sobre os mesmos assuntos, mas sob um ponto de vista diferente:

FILME: Se Enlouquecer, Não Se Apaixone 

O longa é tratado como comédia, mas fala de vários assuntos de uma forma delicada e realista. O protagonista, Craig Gilner (Keir Gilchrist), é um garoto que tem depressão e, após quase pular da ponte do Brooklyn, procura ajuda em um hospital – o que é a parte mais difícil para a maioria das pessoas.

A história é importante porque ela não dramatiza a depressão do Craig. Ele não passou por nenhuma experiência traumática, mas mesmo assim se sente inferior aos colegas e coloca toda a pressão em cima dele.

SÉRIE: Degrassi

Talvez alguém no seu Facebook ou Twitter tenha comentado desta série depois de assistir 13 Reasons Why. É porque, apesar da história diferente, Degrassi passa por vários assuntos abordados em 13RW de uma forma bem natural e real. A série segue a vida dos estudantes do colegial de uma escola ficcional em Toronto e, assim, trata de assuntos como doenças mentais, homofobia, racismo, feminismo, abuso de drogas, doenças terminais, abuso online e problemas familiares.

SÉRIE: Glee

Quem assistiu Glee, sabe como é, mas quem nunca assistiu pode estar se perguntando: “O que uma série de alunos que cantam está fazendo aqui?”. Bem, apesar de ser classificada como comédia, Glee trata de vários assuntos importantes, principalmente o bullying. Se você não for atleta ou cheerleader vai ser excluído e levar “uma raspadinha na cara” ou, muito pior, não se sentir a vontade para ser quem você é. Em um dos episódios, inclusive, a série trata da questão do suicídio em decorrência do bullying.

SÉRIE: Skins

Skins segue a história de jovens no Ensino Médio, então já podemos imaginar, né? Além de festas, bebidas e drogas, ela também trata sobre doenças mentais, como depressão, bipolaridade e distúrbios alimentares, além de bullying, problemas familiares, etc.

FILME: Carrie, a Estranha

Talvez seja estranho ter um filme de terror nessa lista mas, para falar a verdade, o único motivo pelo qual ele vira terror é o bullying que Carrie, a personagem principal, sofre. As pessoas constantemente tiram sarro dela na escola e a gota d’água acontece no baile de formatura, quando ela poderia simplesmente ter aproveitado uma noite boa, ao lado dos amigos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s