BTS continua fazendo história no AMA e vence três categorias

O grupo se tornou o primeiro ato não-inglês a vencer como Duo/Grupo Favorito

Por Gustavo Balducci - 25 nov 2019, 16h30

Para quem não sabe, em 2017 o American Music Awards marcou o debut do BTS em solo americano. Na época, o grupo performou o hit DNA e deixou o público arrepiado com seu talento e versatilidade – isso inclui todos os atores e celebridades que também estavam na plateia. Naquele dia, o Bangtan ainda foi consagrado como o primeiro boy group de K-Pop a subir no palco de uma grande premiação ocidental. E neste domingo (24) os meninos voltaram a brilhar no AMA 2019.

Tudo começou com o primeiro anúncio da noite para Duo/Grupo Favorito de Pop/Rock. Concorrendo ao lado de nomes poderosos como Panic! At The Disco e Jonas Brothers, o septeto foi divulgado como vitorioso. A importância desse título é histórica dado que o BTS se tornou o primeiro ato não-inglês a vencer desde 1974. Dessa vez o grupo não pode comparecer ao evento, mas fez questão de enviar um vídeo de agradecimento “O BTS já é um grupo há seis anos e meio, e nesse meio tempo nós já tivemos muitos sonhos manifestados na realidade. ARMY, vocês que tornaram tudo isso possível e nós não teríamos conseguido sem o amor e o apoio de vocês”, afirmou o líder Nanjoom.

Esse ano a turnê Love Yourself: Speak Yourself rodou o mundo com seu discurso empoderado sobre amor próprio. Eleita como uma das mais rentáveis de 2019, a turnê arrecadou cerca de 117 milhões de dólares e vendeu quase 1 milhão de ingressos pelos quatro continentes em que passou. Com isso, o prêmio de Turnê do Ano também ficou para os ícones! Lenzo Yoon, co-CEO da Big Hit Entertainment, estava presente na plateia e representou os meninos entre os convidados. Novamente, RM surgiu como porta voz do grupo nos telões e disse: “Foi um ano incrível para nós! Durante a turnê nós tivemos a honra de encontrar muitos de vocês pelo mundo. Essa turnê pode ter acabado, mas nós esperamos que a mensagem continue com vocês para sempre. A mensagem de que você deve encontrar o seu caminho para o amor próprio”, encerrou. Lembrando que a turnê Love Yourself: Speak Yourself passou pelo Brasil em maio e vai ganhar até um DVD especial mostrando todos os detalhes desse momento épico que o b-army viveu por aqui!

E, fechando a noite em grande estilo, o AMA condecorou os idols como Artista Favorito nas Redes Sociais pela segunda vez. “Vocês votaram e o vencedor do AMAs na categoria Artista Favorito nas Redes Sociais é o BTS! Parabéns por vencer pelo segundo ano consecutivo!”, escreveu a página oficial do AMA no Twitter.

Continua após a publicidade

Muitos fãs conheceram Jin, Jimin, Suga, J-Hope, RM, Jungkook e V através de sua apresentação no American Music Awards. A cerimônia deste ano, repleta de destaques femininos, também mostrou que dar voz ao público na hora de votar ainda é a forma mais justa de premiar os artistas da cena musical. Em sua fala de agradecimento pela melhor Canção Pop/Rock, a cantora Halsey desabafou sobre crescer acreditando que troféus e premiações são importantes para validar o trabalho de um artista e mandou um recado: “Eu estou aqui em cima agora e eu estou muito grata ao AMA, porque ela é a maior premiação do mundo votada pelos fãs. E eu sou grata aos fãs, porque eles são as pessoas que realmente se importam com a música. E eu sou grata ao AMA por dar a essas pessoas uma voz. Eu vou continuar fazendo música para eles e para nós”, falou a cantora, que recentemente assumiu seu desconforto pela falta de indicações ao Grammy 2020 para diversos nomes da música, incluindo o BTS.

A mensagem foi tão impactante que a cantora Taylor Swift a usou na hora de receber o prêmio de Artista da Década. “Eu não sei o que eu estou dizendo porque o melhor discurso da noite inteira é da Halsey”, disse. O AMA 2019 foi emocionante e, mesmo sem marcar presença, o BTS concluiu essa edição com mais uma leva de prêmios superimportantes.

Publicidade