Amazônia: o que famosos como Demi Lovato e Ariana Grande estão falando?

Celebridades do mundo todo estão se manifestando contra as queimadas nas nossas florestas

Na última segunda-feira, 19, muitas cidades do Brasil, como São Paulo e Curitiba, viram o céu escurecer no meio da tarde, encoberto por nuvens bem cinzentas. Mais tarde, descobrimos que o fenômeno aconteceu não somente por causa de um encontro de correntes de ar frio, mas por causa de um grande número de queimadas que estão rolando na Amazônia nas últimas semanas. Muitos famosos, brasileiros e de fora do país, decidiram se manifestar sobre o que vem acontecendo na nossa floresta e pediram ajuda. Veja o que eles escreveram!

BRUNA MARQUEZINE

A atriz compartilhou em seu perfil com mais de 36 milhões de seguidores o link de um vídeo no qual o Greenpeace incentiva as pessoas a assinarem uma petição para salvar a Amazônia.

DEMI LOVATO

A cantora compartilhou alguns prints de textos que têm rodado a internet. “A Amazônia vem queimando por três semanas, e só agora estou descobrindo isso porque falta cobertura de mídia. Esse é um dos ecossistemas mais importantes do mundo. Espalhe informação”, dizia um deles.

 (Reprodução/Instagram)

ARIANA GRANDE

A dona de thank u, next fez o mesmo que Demi. Em um dos prints que compartilhou em seus Stories, estava escrito: “Se você não é do Brasil e não faz ideia do que está acontecendo lá, aqui vai. A maior floresta tropical do mundo está pegando fogo pelo 16º dia. E a imprensa não está se importando com isso. #RezePelaAmazonia”.

 (Reprodução/Instagram)

CARA DELEVINGNE

Cara dividiu com seus seguidores as mesmas imagens que Demi e Ari tinham postado.

View this post on Instagram

#PrayforAmazonia 🙏🏽

A post shared by Cara Delevingne (@caradelevingne) on

GISELE BÜNDCHEN

Gisele, que sempre defende os direitos ambientais, pediu que as queimadas parassem e.

 (Reprodução/Instagram)

 LUISA MELL E ANITTA

Luisa Mell escreveu um textão falando sobre as consequências da queimada e relacionando o que está acontecendo na Amazônia com a pecuária brasileira. “Ontem o dia virou noite em SP. Aquele céu cinza que nos assustou era a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal… Eram nossas matas pedindo socorro e nos dando, talvez um último aviso. (…) Independente de quem votou em quem., sem ar, sem água, com comida envenenada sofreremos todos. Petistas, bolsominions, ateus, religiosos, judeus, árabes, cristãos, evangélicos… Esta luta tem que ser de todos nós! É urgente”, dizia um trecho. Anitta compartilhou o post da amiga nos Stories.

View this post on Instagram

A floresta arde em chamas… ontem o dia virou noite em SP. Aquele céu cinza que nos assustou, era a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal… Eram nossas matas pedindo socorro e nos dando, talvez um ultimo aviso. Eram as cinzas de árvores que se foram, de ecossistemas inteiros que estão morrendo. Era um recado para quem acha que Amazônia fica longe da metrópole. Que celebra cada afrouxamento da lei ambiental. Que comemorou o afastamento do Diretor do Inpe, pois o presidente acha que mentir os números pode esconder a verdade. Era um aviso para quem acha que demarcação de terra indígena e unidades de conservação são coisas supérfluas que atrapalham o desenvolvimento. Para vc que aplaudiu nosso presidente desdenhar de 300 milhões do Fundo da Amazônia, qd n temos dinheiro para conter incêndios florestais , nem@fiscais… fica a pergunta: até quando? Vms esperar o q? A floresta veio até aqui pedir socorro! Nosso ar está doente. Vms esperar ficarmos sem água para acordar? É tempo de despertar! A destruição da floresta, não começou neste governo. A bancada ruralista manda e desmanda aqui há tempos. Mas é inegável que com Bolsonaro encontrou seu apogeu. Com Bolsonaro perdeu todos os limites. Há décadas, a ganância, gula e cegueira coletiva transformam a maior floresta tropical do mundo em@pasto para boi e em plantações de soja( usada para engordar os animais). Eu grito há anos, quase que sozinha: a carne que vcs comem, n tem só o sangue e sofrimento dos animais. Tem a destruição da floresta. Sem floresta, chegará o tempo mais sombrio e doloroso da história da humanidade. A carne de hj Tem sangue de toda a humanidade. #govegan Independente de quem votou em quem. Sem ar, sem água, com comida envenenada… sofreremos todos. Petistas, bolsominion, ateus, religiosos, judeus, árabes, cristãos, evangélicos… esta luta tem que ser de todos nós! É urgente! #savetheamazon

A post shared by Luisa mell (@luisamell) on

JADEN SMITH E BILLIE EILISH

“A floresta da Amazônia está pegando fogo. Isso é terrível. É um dos maiores filtros de carbono do mundo. Espalhem”, escreveu Jaden. A cantora compartilhou o post do amigo nos Stories.

TAÍS ARAÚJO

A atriz fez um paralelo entre a realidade com sua nova série, Aruanas, que fala justamente sobre uma ONG que investiga uma quadrilha de crimes ambientais na Amazônia. “Fico pensando ainda sobre o que pode acontecer com quem está respirando esse ar, o tanto de doenças respiratórias que podem vir em consequência disso, pra começo de conversa… E então, deixa mesmo queimar lá na Amazônia? Não vai acontecer nada sério no mundo se explorarmos desenfreadamente essas matas?”, escreveu.

View this post on Instagram

É redonda, gira e está em chamas. Todos já vimos e lemos que a Amazônia está ardendo em chamas e que essa escuridão repentina em São Paulo pode estar relacionada com a pior queimada na região nos últimos cinco anos. De Rondônia chegam relatos de dias seguidos sem o azul do céu no horizonte. O curioso é que ontem mesmo eu, @leandraleal, @thainaduarteoficial e @caiapitanga falávamos sobre a importância da preservação e sobre o fato de as nossas atitudes diárias afetarem o futuro do nosso planeta. Nem sei mais se podemos falar em "futuro", uma vez que já estamos testemunhando as consequências do descuido de nossas ações e políticas públicas ou falta delas. Alguns moradores de São Paulo coletaram um pouco da água da chuva de ontem, pós escuridão, com aparência barrenta e cheiro de queimado. Fico pensando ainda sobre o que pode acontecer com quem está respirando esse ar, o tanto de doenças respiratórias que podem vir em consequência disso, pra começo de conversa… E então, deixa mesmo queimar lá na Amazônia? Não vai acontecer nada sério no mundo se explorarmos desenfreadamente essas matas? Ontem tivemos um pequeno exemplo de que não é bem assim. Já passou da hora de nos importarmos e salvarmos o que ainda nos resta do amanhã. Falar sobre isso é apenas o primeiro passo.

A post shared by Taís Araujo (@taisdeverdade) on

ALICE WEGMANN

A Dalila, de Orfãos da Terra, fez diversos posts sobre as queimadas na nossa floresta. Além de dar repost no texto de Taís Araújo, ela compartilhou uma ilustração da artista Rita Wainer e exaltou o cover que a cantora Agnes Nunes fez de Relicário, de Cássia Eller e Nando Reis

View this post on Instagram

@ritawainer

A post shared by Alice Wegmann (@alice.weg) on

DANIEL ALVES

O jogador também mostrou preocupação sobre o que está acontecendo. “O verde para nós significa esperança e na imagem o reflexo do que as pessoa estão fazendo com ela”, escreveu.

LAUREN JAUREGUI

“Embora eu admita que a oração me ajuda a respirar na maioria dos dias, ela não pode fazer o mesmo trabalho que a Amazônia no Brasil faz pela população humana (isso sem falar em todas as outras formas de vida nesse planeta que precisam de oxigênio para sobreviver)”, disse a cantora.

View this post on Instagram

Although I’ll admit prayer helps me breathe most days, It can’t quite do the same job the Amazon in Brazil does for the human populace (not to mention all the life forms on this planet that also need oxygen to survive.) The Amazon has been burning for the past almost 3 weeks with little to no media coverage. The Amazon is responsible for 20% of our oxygen. Gaia is screaming. We are truly so disrespectful to our children, and our grandchildren, and their children. Awareness is one thing but I truly wanna know when we’re all going to wake up and feel the poison in our lungs. I honor mama Gaia today and pray for our collective healing and growth towards understanding that this is our only home. We borrow it from our children, and the mess we have made on it is so carelessly destructive. All in the name of the almighty dollar. It alarms me that so many in possession of power on this planet truly do not care about or even believe in the crisis we face. It pains me that they continue to deny, suppress truth and spew out false information. To roll back policies that protect our environment and native people’s rights all while profiting off the lands and people they continue to destroy. What is happening in the Amazon, what is happening in Hawaii, is all connected. We should all be paying very close attention to the way our chosen leaders treat the planet we live on and only have one of. We should be very very aware during election season so closely upon us, but we should also be figuring out ways to be conscious of our environment and our interaction with it every day. My heart hurts for all the animals whose homes have been destroyed, for all of the indigenous peoples who have been affected by the loss of this land, for all of the unique plant life and beauty that we have just lost as a collective family on this planet. Offering up all the healing energy I can muster. ❤️🙏🏼✨

A post shared by Lauren Jauregui (@laurenjauregui) on

LUAN SANTANA

“Que Deus proteja nossa floresta”, pediu o cantor.

View this post on Instagram

que Deus proteja nossa floresta 😭♥️

A post shared by Luan Santana (@luansantana) on

LUÍSA SONZA E SASHA MENEGHEL

A cantora disse estar muito triste com a situação e compartilhou uma frase do Greenpeace que diz: “Quando a última árvore estiver cortada, quando o último rio estiver poluído, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come”. Impactante, né? Sasha Meneghel postou a mesma imagem em seus Stories.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s