William Wack é demitido da Globo após comentário racista

Em novembro, a emissora já havia afastado o jornalista de suas funções

Por Chames Oliveira Atualizado em 31 out 2024, 21h00 - Publicado em 22 dez 2017, 12h20

Nesta sexta-feira (22/12), a rede Globo emitiu um comunicado no qual anunciava a demissão do jornalista William Waack, então apresentador do Jornal da Globo, após comentário racista.

Em novembro, circulou pelas redes sociais um vídeo no qual Waack, ao se preparar para uma emissão ao vivo, irritou-se com buzinas e disse: “Tá buzinando por quê, seu merda do cacete? Nem vou falar porque eu sei quem é. É preto. É coisa de preto”. Na época, a emissora já havia declarado o afastamento do profissional “até que situação esteja esclarecida”. 

A oficialização do desligamento do jornalista da emissora, no entanto, só foi confirmada na manhã desta sexta. Em texto, diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, escreve que Waack “repudia de forma absoluta o racismo”, mas que ambos escolheram como a melhor opção a saída do profissional da rede de televisão. Confira o texto na íntegra:

“Em relação ao vídeo que circulou na internet a partir do dia 8 de novembro de 2017, William Waack reitera que nem ali nem em nenhum outro momento de sua vida teve o objetivo de protagonizar ofensas raciais. Repudia de forma absoluta o racismo, nunca compactuou com esse sentimento abjeto e sempre lutou por uma sociedade inclusiva e que respeite as diferenças. Pede desculpas a quem se sentiu ofendido, pois todos merecem o seu respeito. 

Continua após a publicidade

A TV Globo e o jornalista decidiram que o melhor caminho a seguir é o encerramento consensual do contrato de prestação de serviços que mantinham.

A TV Globo reafirma seu repúdio ao racismo em todas as suas formas e manifestações. E reitera a excelência profissional de Waack e a imensa contribuição dele ao jornalismo da TV Globo e ao brasileiro. E a ele agradece os anos de colaboração.”

Continua após a publicidade

Promoção CAPRICHO Volta às Aulas 2018
Divulgação/CAPRICHO

Nenhuma forma de preconceito deve ser tolerada. Racismo é crime!

Publicidade