Jornalista faz comentário racista em vídeo e é afastado da Globo

William Waack foi afastado da função de apresentador do "Jornal da Globo"

Na última quarta-feira (9/11), circulou nas redes sociais um vídeo em que o jornalista William Waack, apresentador do “Jornal da Globo”, faz um comentário racista. Nele, Waack está nos EUA prestes a entrar ao vivo para uma entrevista sobre as eleições presidenciais americanas.

Ao se irritar com um barulho de buzina na rua, o jornalista diz: “Tá buzinando por quê, seu merda do cacete? Nem vou falar porque eu sei quem é. É preto. É coisa de preto”. Veja:

A internet, é claro, repudiou a atitude do jornalista. Na mesma noite, a TV Globo se pronunciou sobre o caso e afastou William Waack de suas funções. Em comunicado da emissora, Waack afirma não se lembrar do que disse. Leia o texto na íntegra:

A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida.

Nele, minutos antes de ir ao ar num vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista. Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação.

William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de amanhã, iniciará conversas com ele para decidir como se desenrolarão os próximos passos.

William Waack foi substituído na bancada do “Jornal da Globo” pela jornalista Renata Lo Prete.

Toda e qualquer manifestação de racismo não deve ser tolerada. Racismo é crime!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s