Conheça o livro sobre HIV que conquistou o mercado internacional

O livro brasileiro já foi indicado por Jonathan Van Ness, de Queer Eye

Por Anny Caroline Guerrera Atualizado em 23 jul 2020, 18h44 - Publicado em 22 jul 2020, 14h04

Vamos de indicação literária? Você Tem a Vida Inteira, de Lucas Rocha, é uma leitura leve, divertida e que fala de um assunto extremamente importante, o vírus HIV. Contado a partir de três pontos de vista diferentes, a obra vai acompanhar a história de Ian, Victor e Henrique em uma narrativa fluida e cheia de referências à cultura pop (indo desde Lady Gaga até Game Of Thrones).

  • Tudo começa quando Victor descobre que Henrique, o garoto com quem está se relacionando, é soropositivo. Os dois sempre usaram camisinha, mas ele resolve fazer o teste, que dá negativo. No mesmo dia de seu resultado, ele conhece Ian, que recebeu uma notícia diferente no centro de tratamento. Em um impulso, Victor acaba conectando sua vida com a do garoto – e com a de Henrique! O livro passa por diversas reflexões interessantes e ensina muito sobre o assunto.

    Galera Record/Divulgação

    Cada personagem tem a sua personalidade moldada para mostrar um lado diferente história. Ian está lidando com o início do tratamento e, além de podermos acompanhar todo o processo de exames e consultas, também vemos o enorme conflito e sensação de solidão que existe dentro dele, e é aí que entra Henrique. O jovem já está indetectável e tenta mostrar para Ian que, se o tratamento for seguido corretamente, a vida segue normalmente após o diagnóstico. É óbvio que eles também conversam sobre todo o estigma social que está atrelado ao HIV. Enquanto isso, Victor traz para o enredo a questão do preconceito e da aceitação.

    A CH conversou com Rafaella Machado, editora-executiva da Galera Record, que contou para gente que, durante a Bienal do Livro, entregou um exemplar de Você Tem a Vida Inteira para David Levithan, o autor de Will & Will e Todo Dia. Normalmente, alguns capítulos do livro são traduzidos em inglês e enviados para editoras internacionais, mas nesse caso o livro foi recebido em português e traduzido fora do país. Após se apaixonar pela história, David quis que ela fosse publicada nos Estados Unidos pela Scholastic Press. Com um novo título, Where We Go From Here entrou na lista de indicações de Jonathan Van Ness, um dos fab 5 de Queer Eye.

    Jonathan, que também é soropositivo, comentou como a história fez com que ele se sentisse representado e que isso não costumava acontecer antigamente. “É uma história sobre amizade, amor e autoaceitação, e vai fazer você considerar o quão longe chegamos – e quanto mais ainda precisamos avançar no combate ao estigma do HIV“, disse.

    Rafaella destacou como o livro também traz diversas informações relevantes. “Surpreendeu muito, principalmente fora do Brasil, porque eles não têm sistema de saúde pública, o HIV lá não está tão controlado como está aqui”, comentou. Ela ainda completou destacando a importância da obra de Lucas: “O que me comoveu muito foi entender que o maior problema do HIV hoje é psicológico e social, a problemática de ser um tabu, das pessoas não aceitarem e terem essa barreira. Por isso que livros assim são importantes, para educar as pessoas“, contou a editora.

    Você Tem a Vida Inteira é uma leitura que entrega, com muita sensibilidade e responsabilidade, lições importantes sobre um tema que ainda precisa ser muito debatido. Compre o livro aqui.

    Continua após a publicidade
    Publicidade