Você sabe a origem do Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha?

A data especial para a cultura geek é celebrada nesta quarta-feira (25/5)

Por Bruna Parrado 25 Maio 2022, 14h20

Chamando todos os nerds de plantão! Hahaha. O Dia do Orgulho Nerd – ou também conhecido por alguns como o Dia da Toalha – é celebrado nesta quarta-feira (25/5). O pessoal aproveita esse momento especial para fazer atividades temáticas e divertidas envolvendo suas histórias favoritas, mas será que todo mundo sabe a origem dessa data?

Há dois motivos para o dia 25 de maio ter sido escolhido para homenagear esta grande comunidade, mas vamos começar por O Guia do Mochileiro das Galáxias. Lançado em 1979, o primeiro livro da série escrita por Douglas Adams é um marco entre os nerds, que se encantam pela história espacial e extraterrestre de Arthur Dent.

No enredo, a toalha é descrita pelo protagonista como um dos objetos mais úteis em sua viagem interestelar – tendo funções além das óbvias e se tornando um símbolo para os amantes da obra.

Então, dias após o falecimento de Douglas Adams em 2001, seus fãs saíram usando toalhas na rua para homenageá-lo – e isso aconteceu em um 25 de maio. Por isso que a data também é conhecida como Dia da Toalha.

Continua após a publicidade

Douglas Adams posando para foto
Douglas Adams Dan Callister/Online USA/Getty Images

O outro motivo está relacionado à Star Wars. O 4 de maio é realmente a data ~oficial~ da saga por conta do famoso trocadilho na fonética de “May the Force be with you” (“Que a Força esteja com você”, em português), mas o dia 25 também é uma celebração para os fãs e todos os nerds por aí.

Star Wars: Uma Nova Esperança, primeiro filme da obra de George Lucas, estreou nos cinemas em 25 de maio de 1977. Então, essa sempre será uma data com um significado especial para o fandom da saga.

Princesa Leia - Star Wars
Princesa Leia, de Star Wars 20th Century Studios/Divulgação

E assim surgiu o Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha!

Continua após a publicidade

Publicidade