Suga inaugura a nova era do BTS com a faixa Shadow

Fazendo duras críticas à fama, o rapper conecta passado e presente em um mv de arrepiar

Por Gustavo Balducci - 9 jan 2020, 15h20

Saiu a primeira amostra do que podemos esperar de Map Of The Soul: 7, o novo álbum do BTS, que será lançado no dia 21 de fevereiro. Seguindo o cronograma de atividades divulgado pelo grupo, Shadow é a música que inaugura a nova era do septeto, e quem comanda a parada é o cantor Suga. Trazendo reflexões sobre os problemas que a fama provoca, o rapper abre o hit com frases ambiciosas, declarando: “Eu quero ser uma estrela do rap” e “eu quero ser rico, eu quero ser o rei”. Conforme a música vai ganhando forma, percebemos que todo esse poder desejado por Suga tem um preço bem alto: a sua liberdade. Em outro momento ele canta: “as pessoas dizem que há esplendor nessa luz brilhante [da fama], mas minha sombra crescente me engole e se torna um monstro”. Dirigido por OUI, que já trabalhou com Suga em sua mixtape Agust D, o mv de Shadow é de arrepiar:

Andando por um corredor de portas, o cantor tenta escapar das sombras que o perseguem e desejam capturá-lo a todo custo. Correndo para o palco, Suga encara uma multidão de pessoas com smartphones apontados para ele e, em seguida, precisa enfrentar a si mesmo num jogo de reflexos, luzes e muitos espelhos. A cenografia impecável ainda apresenta referências a obras de artistas como Jean-Michel Basquiat, Olafur Eliasson e Anish Kapoor.

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Descrita como um interlúdio entre os primeiros trabalhos do grupo e sua etapa atual, o mv de Shadow também revisita o passado do Bangtan, mostrando na tela grafismos como os caracteres O!RUL8,2?, nome do seu primeiro mini álbum de estúdio dele, lançado em 2013. A tal ‘Sombra’, que é um dos arquétipos que o psiquiatra suíço Carl Jung utilizou em sua obra, pode ser descrita como “tudo aquilo que se encontra no nosso Inconsciente e precisa ser melhorado”, segundo o pensador. Parece que o BTS está fazendo uma autoanálise sobre toda a sua trajetória.

O novo álbum, Map Of The Soul: 7, está em pré-venda a partir desta quinta-feira (9). Já no dia 17, se prepare, pois o primeiro single será lançado. Confira o mapa completo com todas as atividades do comeback:

Publicidade