Quem é o assassino? 5 séries de suspense de um único mistério

Por Da Redação - Atualizado em 17 ago 2016, 17h28 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

Scream Queens estreou no dia 22 de setembro nos Estados Unidos e tem dividido a crítica americana, entre os que amaram e os que odiaram. A série do Ryan Murphy é uma espécie de mistura entre os elementos que deram certo em Glee e American Horror Story, os dois sucessos mais recentes do showrunner, mas sendo bem original mesmo assim.

Com um elenco cheio de ídolos pop (Lea Michele, Nick Jonas, Ariana Grande), a série foi feita pra gente que adora esse universo teen cheio de referências e com um toque (quase imperceptível) de crítica social de comportamentos dos jovens atuais. Além disso, a comédia tem um humor negro inteligente e não é super tensa ou reflexiva, mas puro entretenimento.

Eu, claramente, estou adorando toda a temática trash pop, os estereótipos, as personagens, as músicas (Backstreet´s Back, alright!). Mas tenho me incomodado com a temática do mistério.

Obviamente, esse assunto é um dos mais explorados da TV, tanto quanto séries médicas e policiais. O suspense baseado no mistério de um assassinato é um recurso fácil de utilizar, já que desperta a curiosidade do público em resolver a charada. Difícil falar sobre séries que se utilizam desse recurso, porque são muuuuitas, e das mais diferentes formas (olha o que Homeland fez brilhantemente por quatro temporadas!). A diferença está naquelas que utilizam disso para mover a história e ficam somente nesse mistério, sem desenvolver outras possibilidades.

Sabe qual é o problema com isso? Fica cansativo e repetitivo. Até quando vamos querer adivinhar quem é o Diabo Vermelho mascarado? Porque depois de um tempo, se o mistério não for resolvido, dará a sensação de estarmos sendo enroladas.

Pensando nisso, montei o TOP 5 das séries de TV que a temática inteira é somente em UM mistério: quem é o assassino? Rola uns spoilerzinhos abaixo!

1) Scream Queens

Continua após a publicidade

Já foi revelado em diversos sites que todos devem morrer em Scream Queens. Mas desconfio que o assassino deve ser substituído e nunca será um só, como foi feito com a –A, em Pretty Little Liars.

2) Pretty Little Liars

Por falar nas nossas mentirosas favoritas, por muito tempo quiseram fazer a gente acreditar a Alison tinha sido assassinada. Aí por várias temporadas, ficaram prometendo revelar quem era a –A, que poderia ou não ser a Alison. Agora que “parece” que tudo foi resolvido, vamos ver como será que continua a história sem o mistério. Ou eles vão encontrar outra –A para atormentar as liars.

3) The Killing

Eu diria que The Killing se inspirou em Twin Peaks, a obra prima de David Lynch para a TV nos anos 90. A morte de Laura Palmer e a narrativa investigativa são bem parecidas com o que acontece com o mistério do assassinato de Rosie, em The Killing. Se ainda não assistiu, corre pra Netflix, não vou estragar pra você!

4) Veronica Mars

Outra dica para você que, como eu, se prende nesses mistérios. Apesar de Veronica Mars não ter ficado única e exclusivamente em torno do mistério da morte da Lilly, o assassinato da melhor amiga da protagonista fez com que por muito tempo a gente culpasse quase todos os personagens pelo crime.

5) Dallas

Essa série é bem antiga e eu não recomendaria para os tempos de hoje (tanto que o remake foi meio que um fracasso). Mas pode-se dizer que foi com essa série que esse tipo de mistério começou. A frase “who shot J.R.?” foi um dos maiores sucessos nos anos 80 e abriu caminho para que esse tipo de narrativa se desenvolvesse até hoje. E você pensando que Dallas e Pretty Little Liars não tinham nada em comum…

Continua após a publicidade
Publicidade