Pitty domina João Rock (de novo) e hipnotiza com show empoderador
Em mais um festival dominado por nomes masculinos, Pitty vem na contramão e se consagra a melhor da noite.
Há um ano, Pitty se apresentou na última edição do João Rock e desde então não pisava mais nos palcos. Seu retorno aconteceu no último sábado, 9, na 17ª edição do festival, que acontece anualmente em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. A cantora, que pode ser considerada uma presença obrigatória no evento, já que sempre está no lineup, tocou no palco principal às 20 e garantiu que voltou para ficar.
Mais uma vez, Pitty foi um dos pouquíssimos nomes femininos do João Rock, um festival que é masculino até no nome. Podemos até dizer que, se não fosse pela cantora, o evento seria feito por homens para homens. Mas não dá para ignorar o fato de que, neste ano, mais nomes femininos foram incluídos na lista de artistas – e mais uma vez as garotas representaram na plateia. Mas lá no fundinho é bom demais notar que, em um festival ainda dominado por homens, uma mulher comanda a multidão.
O show da Pitty no JR teve dois destaques. O primeiro deles foi a apresentação de Pitty ao lado de Tássia Reis e Emmily Barreto, que tocaram pela primeira vez ao vivo a música Contramão. Foi difícil não se empolgar com o trio, que dominou o palco e incendiou um público de quase 60 mil pessoas. “Não servirei de capacho, não dou espaço pra macho querer me definir”, diz trecho da nova canção de trabalho da Pitty. E foi bem isso que elas fizeram…
Aliás, o segundo momento marcante do show aconteceu logo em seguida, com o pout-pourri especial preparado pelas meninas. Pitty, Tássia e Emmily emendaram uma Beyoncé, passaram pela Rita Lee e homenagearam Elza Soares. “Você vai se arrepender de levantar a mão pra mim”, cantaram. Antes de anunciar as convidadas especiais, a roqueira entregou que voltaria à ativa. “Estou fazendo um disco novo e vou começar a minha turnê em agosto. Essa pode ser considerada uma prévia”, disse sobre a apresentação no festival em Ribeirão.
O show de Pitty pode ser considerado empoderador por inúmeras razões: a cantora se veste do jeito que quer, prova que sensualidade e feminismo caminham lado a lado, dá voz às mulheres (àquelas que gostam de rock ou não), chama as amigas para fazer um som e trazer mais representatividade feminina ao evento e canta seus antigos sucessos, como aquele que diz que é melhor ser você, mesmo que seja estranho ou bizarro. Só deu ela, na contramão e em todas as direções.
Confira o setlist completo do show:
1. Admirável Chip Novo
2. Memórias
3. I Wanna Be
4. Setevidas
5. Me Adora
6. Equalize
7. Na Sua Estante
8. Te Conecta
9. Contramão
10. It’s a Man’s Man’s World/Crazy In Love/Who Run The World/Agora Sò Falta Você/Maria da Vila Matilde
11. Máscara