O que pode e não pode levar nos shows de Taylor Swift a partir de agora

Após morte de fã, críticas à falta de estrutura e intervenção do governo federal, a T4F reavaliou os de itens que estão autorizados dentro dos estádios.

Por Andréa Martinelli, Anny Caroline Guerrera Atualizado em 29 out 2024, 18h07 - Publicado em 18 nov 2023, 15h59

Anote aí: após decisão do governo federal, está permitido levar copos de água de uso pessoal, garrafas flexíveis e alimentos lacrados industrializados em shows em todo o país. Fãs reclamaram das altas temperaturas do primeiro show de Taylor Swift, realizado ontem, sexta-feira (17), e exigiram mudanças por parte da produtora T4F (Time For Fun) após a morte da estudante Ana Clara Benevides no local.

Flávio Dino, ministro da Justiça, explicou a publicação da portaria – ou seja, uma determinação extraordinária com validade imediata –  em suas redes sociais. Antes, a própria T4F proibia os itens agora liberados em sua lista de orientações para os shows, em um entendimento relacionado à segurança dos participantes no evento.

Continua após a publicidade

“A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de água de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em ‘ilhas de hidratação’ de fácil acesso”, escreveu o ministro em seu perfil do X (ex-Twitter). A mesma orientação vale para os próximos shows de Rebelde, que acontecem em São Paulo neste fim de semana.

 

Continua após a publicidade

Às 12h de hoje, a temperatura no Rio atingiu 42,5ºC e seguiu nesta média de temperatura, com sensação térmica próxima de 60ºC.

Continua após a publicidade

“Será permitida a entrada no estádio com copos de água lacrados e alimentos industrializados lacrados, sem limitação de itens por pessoa. Esclarecemos que a exigência dos itens serem lacrados segue recomendações de segurança. Também ressaltamos que a proibição de entrada de garrafas de água em estádios é uma exigência feita por órgãos públicos e que não realizamos a comercialização de bebidas e alimentos, sendo essa uma atribuição da administração do estádio”, afirmou a empresa em nota.

Continua após a publicidade

taylor swift
Getty Images/Getty Images

Porém, devido às altas temperaturas, a cantora e a produtora tomaram a iniciativa de adiar o show. A apresentação foi reagendada para a próxima segunda-feira (20).

Continua após a publicidade

“Estou escrevendo isso do meu camarim no estádio. Foi tomada a decisão de adiar o show desta noite devido às temperaturas extremas no Rio. A segurança e o bem-estar dos meus fãs, colegas artistas e equipe técnica devem estar e sempre estarão em primeiro lugar”, diz o post publicado por Taylor em suas redes na tarde de hoje. 

Segundo o G1, a entrada do público no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, já tinha sido liberada quando o sistema de som do local anunciou o adiamento para os presentes. Por sua vez, a T4F, garantiu que os ingressos estarão válidos para a apresentação na segunda.

Veja o que pode e o que não pode entrar no estádio:

PERMITIDO A PARTIR DE HOJE, SÁBADO (18)

Seu ingresso (físico ou digital), documentos pessoais, óculos escuros, barra de cereal, capa de chuva, protetor solar (líquido), protetor labial, carregador portátil e cabo para carregar celular, remédios com laudo/prescrição médica, maquiagem e câmera instantânea. Copos de água de uso pessoal, garrafas flexíveis e alimentos lacrados industrializados.

Mochilas ou bolsas*:

Limite de tamanho:

Altura: 42 cm

Largura: 32 cm

Profundidade: 14 cm

A critério da produção do evento, essa lista poderá sofrer alterações sem aviso prévio – confira antes de seu deslocamento aos estádios e do acesso aos mesmos, eventuais atualizações.

*as mochilas não precisam ser transparentes.

PROIBIDO:

Itens pessoais e vestimentas proibidos:

– Qualquer material ou artigo de vestuário capaz de obscurecer total ou parcialmente o rosto, com exceção de máscaras médicas e ou vestuário religioso;
– Roupas, trajes ou efeitos pessoais que possam impedir a visão das pessoas ao redor ou atrás de você;
– Algemas ou outros itens de restrição;
– Animais (exceto cães de assistência, identificados e acompanhados de pessoa com deficiência);
– Correntes, carteiras de corrente, joias cravejadas e esporas;
– Bicicletas, scooters, skates, patins, segways ou outros meios não autorizados de transporte;
– Refrigeradores, garrafas térmicas, garrafas de água metálicas ou caixas de gelo;
– Guarda-chuvas;
– Carrinho de criança
– Dispositivos que produzem ruído, como buzinas de ar, sinos, megafone, bastões infláveis e apitos.
– Maletas, bolsas, bagagens, bolsas maiores que uma necessarie ou bolsas não transparentes (exceto conforme indicado acima);

Armas e objetos perigosos proibidos:

– Arma de qualquer tipo (armas, munições, facas de qualquer tamanho, tasers, spray de pimenta/mace, etc.) este também se aplica à aplicação da lei fora de trabalho e aos titulares de permissão de porte oculto;
– Inflamáveis ou objetos semelhantes a mísseis, fogos de artifício, fogos de estrada, fogos de emergência, explosivos, ou outros dispositivos incendiários;
– Recipientes de aerossol, incluindo protetor solar, spray de pimenta, inseticida ou tinta spray;
– Balões, frisbees, projéteis, chifre, rádios, sinos, apitos, instrumentos musicais, laser, varas, postes, bastões, porrete, etc.
– Nenhum itens que possa ser considerado de risco à segurança ou ao público geral;

Alimentos e bebidas proibidos:

– Bebidas alcoólicas;
– Alimentos ou bebidas;
– Substâncias ilícitas;
– Recipiente de vidro ou metal de qualquer tipo

Sinalização | Publicidade | Materiais promocionais

– Distribuição de materiais promocionais ou comerciais não autorizados;
– Folhetos, amostras, brindes ou itens promocionais;
– Bandeiras ou pólos;
– Cartazes maiores que 28 x 43 cm;
– Cartazes políticos;
‍‍
Equipamentos eletrônicos proibidos:

– Câmera/equipamento de fotografia profissional ou comercial, câmeras de vídeo, Go Pros, dispositivos de gravação de áudio ou tripés;
– Não será permitida gravação de vídeo ou áudio (exceto telefones celulares pessoais);
– Bastões de selfie;
– Drones;
– Luzes ou baterias;
– Rádios ou walkie talkies;
– Computadores portáteis, tablets ou leitores digitais;

A critério da produção do evento, essa lista poderá sofrer alterações sem aviso prévio – confira antes de seu deslocamento aos estádios e do acesso aos mesmos, eventuais atualizações.

Taylor Swift se apresenta nos dias 17, 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro e nos dias 24, 25 e 26 de novembro em São Paulo.

Publicidade