O que deu certo no Lollapalooza Brasil 2024 e o que poderia melhorar
Além de muita chuva e lama, a 11ª edição do festival trouxe um line-up fraco, mas com shows icônicos
O Lollapalooza Brasil 2024 chegou ao fim! A 11ª edição festival aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de março e trouxe shows de artistas nacionais e internacionais para o Autódromo de Interlagos. Apesar de muitas atrações terem entregado shows inesquecíveis para seus fãs, a chuva e a lama foram o grande adversário para quem passou pelo local.
Para relembrar tudo o que aconteceu de bom e de ruim no evento, a CH separou aqui os principais elogios e reclamações que o público fez para a edição de 2024 do Lollapalooza Brasil. Confira:
Muita lama e chuva: uma verdadeira prova de resistência
Precisamos falar sobre isso: Lollapalooza não é Lollapalooza sem perrengue com lama, não é mesmo? Mas já passou da hora de isso mudar. Nas últimas edições do festival, a principal reclamação do público tem sido a mesma: a infraestrutura. Isso ocorre porque as datas sempre coincidem com a época de chuva em São Paulo.
Talvez uma solução investir em elementos que assegurem o conforto do público nos três dias de festival, como mais plataformas que ajudam na hora de enfrentar lamaçais. Durante os três dias de festival, vários vídeos de pessoas escorregando, caindo e sendo impossibilitadas de transitar por alguns lugares repercutiram nas redes.
Um salário mínimo de ingresso pra chafurdar na lama: não obrigada 🙏🏽 https://t.co/vjfngbxUwe
— Júlia B. (@aquelaprofe) March 24, 2024
E claro que isso também virou meme nas redes sociais, né? Com direito a TOP 10 tombos na lama:
Um salário mínimo de ingresso pra chafurdar na lama: não obrigada 🙏🏽 https://t.co/vjfngbxUwe
— Júlia B. (@aquelaprofe) March 24, 2024
Algumas dicas para sobreviver ao Lolla ficaram até clichês com o passar dos anos, mas é sempre bom lembrar que a segurança e o conforto devem vir sempre em primeiro lugar. Fica a dica para as próximas edições: galocha, botas e capas de chuva podem valer mais que um lookão!
ir de galocha pro lollapalooza foi definitivamente a melhor ideia que eu tive. dá até gosto pisar na lama e saber que ela não vai me vencer!!! pic.twitter.com/PQDkIfzyUA
— paiva (@paiva) March 24, 2024
Os cancelamentos enfraqueceram o line-up (que já não era dos melhores)
Assim que o line-up da 11ª edição do Lolla foi divulgado, a principal reclamação dos fãs do festival foi que não haviam nomes fortes o suficiente. As coisas pioraram ainda mais quando, em menos de um mês antes do festival, artistas como Rina Sawayama, Dove Cameron e Jaden Smith cancelaram suas apresentações no festival e foram substituídos por apenas outros dois nomes. Isso sem falar do cancelamento do Paramore, que era uma das headliners da edição.
Muitos fãs que compraram para assistir a estes artistas no festival ficaram decepcionados e tudo isso trouxe à tona uma discussão sobre a taxa de cancelamentos dos contratos com os artistas. Em entrevista recente para o UOL Splash, a diretora mundial do festival, Leca Guimarães, afirmou que o Lollapalooza não cobra multa por cancelamento ou imprevisto. “Não existe cláusula de cancelamento no contrato. Ter que sair correndo para achar uma atração disponível em tão pouco tempo é complicado. Tem que acionar os contatos, quase pedir favor. E normalmente sai caro.”
e pensar que amanhã íamos ver paramore e rina sawayama pic.twitter.com/RvjSQGnau3
— jords (@jordanaetc) March 23, 2024
Shows incríveis foram o ponto alto da edição
Quem desistiu de ir ao Lolla 2024 por que não conhecia muitos dos artistas do line-up, perdeu alguns dos melhores shows da história da edição brasileira do festival. Na sexta-feira, o grande destaque foi o tão aguardado show do Blink-182. Apesar das piadas problemáticas feitas durante o show, a banda entregou uma performance digna de primeira apresentação no Brasil.
Quem tá desbloqueando as memórias da adolescência por aí enquanto assiste o show do@blink182? 🥹 #LollaBRNoGloboplay #LollaBR pic.twitter.com/VjjsKIgE32
— globoplay (@globoplay) March 23, 2024
Conversando com fãs, descobrimos que Manu Gavassi foi um dos nomes que roubou a cena. Em sua primeira apresentação no festival, a cantora homenageou Rita Lee, chorou e cantou muitos hits junto com plateia. A artista conseguiu segurar uma apresentação empolgante, mesmo com a garoa insistente.
Quando alguém consegue eternizar um hit é outro nível. @manugavassi💜 pic.twitter.com/zUZmMs40o4
— Gildiney (@gildiney) March 24, 2024
Para muitos, o melhor dia do festival foi no domingo. Isso porque o dia contava com The Driver Era, Omar Apollo, Gilberto Gil, Sam Smith e SZA. Inclusive, SZA mostrou que a espera valeu a pena e entregou uma das melhores performances da história do festival. Teve hit atrás de hit, espacate, samba, bola de demolição e muito mais. É ela!
EU TÔ SEM PALAVRAS 🆘🆘🆘#LollaBRNoGloboplay #LollaBR pic.twitter.com/6iBv7fLoib
— globoplay (@globoplay) March 25, 2024
Muitas ativações e brindes!
Como sempre, uma das partes favoritas dos fãs de festival: os brindes. Dessa vez o Lolla não decepcionou e trouxe muitas ativações de diferentes marcas. Muitas pessoas, inclusive, passaram o dia entrando nas filas para pegar brindes e mimos dos stands! Tudo, né?
Só queria ir no lolla pra poder ir em todas as ativações, melhor coisa dos festivais 🥰
— Breyoncé✨ (@brefrancelinooo) March 23, 2024
amo acompanhar a cobertura das marcas e as ativações de marketing no lolla
— jornalista audaciosa (@brunademelos) March 22, 2024
Imprensa
Diferente de outras edições do festival, entrevistas e dinâmicas com os artistas do line-up não foram possíveis no Lollapalooza BR 2024. Por uma limitação da assessoria do festival, diversos profissionais foram impedidos de ter acessos importantes para cobertura de bastidores do evento.
Durante o Lollapalooza Brasil 2024, a CH falou com alguns fãs sobre os pontos positivos e negativos do festival, confira:
@capricho Fomos falar com a galera como foi o #Lollapalooza e o resultado foi: precisamos falar sobre essa lama, Brasil! #festival #musica #lolla
A banda The Driver Era é capa da edição digital extra de março da CAPRICHO. Confira clicando aqui.