Netflix: 14 filmes e séries com mulheres fortes e inspiradoras

Representatividade é tudo, né, mores? E ver mulheres incríveis ocupando papéis centrais dá um quentinho no nosso coração <3

Por Amábile Reis - Atualizado em 23 jun 2020, 20h10 - Publicado em 23 jun 2020, 14h01
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

Protagonismo é importantíssimo para todas as causas. E ver mulheres fortes sendo representadas em papéis centrais de filmes e séries é necessário, né? As histórias que elas protagonizam são diversas e nos dão um quentinho no coração. Há as personagens que nos inspiram por lutar contra o racismo, como a Samantha White de Cara Gente Branca, e contra a padronização de beleza europeia que nos é imposta, como a Violet Jones de Felicidade Por Um Fio.

Há também as que nos fazem acreditar em justiça por darem tudo de si a fim de salvar o mundo do mal, como Eleven de Stranger Things ou Jessica Jones, da série homônima. São mulheres que, ao mostrarem sua força, só nos fazem acreditar ainda mais em nós e em nossos sonhos. Reunimos uma lista de títulos disponíveis na Netflix com personagens maravilhosas para você adicionar à sua listinha de maratonas. Preparada?

Dumplin’

Willowdean Dickson é uma garota que decide participar de um concurso de beleza, embora não se encaixe nos padrões impostos pelo patriarcado. Acompanhar a trajetória dela é como embarcar numa jornada de autoconhecimento e confiança. Ah, a melhor parte: a trilha sonora é embalada por várias músicas de Dolly Parton, uma mulher muito forte também.

Orange Is The New Black

Bom. Imagine um grupo de mulheres passando por um momento complicado e, mesmo assim, sendo fortes? Essa é a trama da penitenciária de Litchfield. Apesar de estarem presas, vemos mulheres se autodescobrindo, amando e, mais importante, criando uma união para ficarem mais fortes.

Brooklyn 99

Amy Santiago, Gina Linetti e Rosa Diaz são inspiração total, cada uma do seu jeitinho. Enquanto Amy e Rosa lutam contra o crime como policiais, Gina é incrível por, com seus planos mirabolantes, sempre ajudar os amigos da delegacia a saírem de furadas.

Feel The Beat

April é uma garota que doa a sua vida para conseguir realizar o sonho de se tornar uma dançarina famosa da Broadway. Ao acreditar que os seus planos deram errado, ela volta para a sua cidade natal e aí é que a trama fica incrível. Afinal, a personagem descobre que, ao ajudar os outros, também pode ajudar a si própria a colocar de novo a sua vida nos trilhos.

Felicidade Por Um Fio

Este filme é muito marcante! Violet é uma mulher que direciona todas as energias de sua vida para aparentar ser “perfeita” para os outros. E alisar os cabelos é um dos símbolos que usa para isso. Quando o relacionamento dela não dá certo, a personagem raspa os cabelos e entra numa trajetória de autodescobrimento ao parar de seguir os padrões de beleza impostos pela sociedade.

Mulheres Do Século 20

Dorothea é uma mãe divorciada que se sente muito velha para criar sozinha um filho adolescente. Então, decide pedir a ajuda de duas mulheres mais jovens, a melhor amiga do filho e uma moça que aluga um quarto em sua casa. A relação gera muitos atritos que abrem um debate legal sobre temas como feminismo, maternidade e questões geracionais.

Histórias Cruzadas

O filme se passa nos anos 60 e mostra Skeeter, uma escritora que não aceita as injustiças raciais de sua pequena cidade. Ela começa, então, a entrevistar mulheres negras que deixaram as suas vidas de lado para trabalhar na criação dos filhos da elite branca. Longa incrível e necessário!

Continua após a publicidade

Stranger Things

O seriado se passa na pequena cidade de Hawkins, local em que começam a acontecer incidentes sobrenaturais. Eleven é uma garota que foi encontrada perdida na floresta, mas que, com seus poderes, é capaz de salvar a cidade – e quiçá o mundo – destes seres malignos. Vê-la assumir tanta responsabilidade assim dá aquele gás para corrermos atrás dos nossos objetivos.

Jessica Jones

Jessica Jones tenta fugir do seu passado como super-heroína e começa a trabalhar como detetive particular. Mas, embora esteja tentando negar acontecimentos anteriores de sua vida, isso volta a assombrá-la com a chegada do vilão Killgrave. E, então, ela precisará lutar para salvar todos ao seu redor.

Cara Gente Branca

A série gira em torno de um grupo de amigos que precisa lidar com os brancos da faculdade e com os estigmas racistas que essas pessoas criaram para eles. Samantha White, inclusive, apresenta o programa Cara Gente Branca na rádio da facul para denunciar o racismo estrutural que rola dentro da universidade (e, claro, dentro da sociedade como um todo).

As Telefonistas

“A vida não era fácil para ninguém, mas muito menos para uma mulher. Não éramos livres, mas sonhávamos em ser”. Essa frase do trailer já diz tudo, né? O seriado gira em torno de quatro mulheres que, juntas, vão lutar pelos seus direitos, contra relacionamentos abusivos e muito mais. A série tem uma pegada feminista muito forte!

Scandal

Se você tem um problema, Olivia Pope resolve! Essa é, inclusive, a profissão dela. Olivia é contratada para proteger a reputação das personalidades mais notórias dos EUA. E, enquanto luta para “salvar” a imagem dessas pessoas, precisa também lidar com uma história de amor mal resolvida com ~apenas~ o presidente americano.

Sabrina

O seriado mostra Sabrina Spellman, uma garota que precisa conciliar sua natureza como metade-bruxa e metade-mortal na luta contra as forças do mal. E, no meio de todo esse caos, ainda arranja tempo para lidar com problemas amorosos, ajudar as amigas e muito mais.

Sex Education

A trama fica centrada em Otis, filho de uma terapeuta sexual. Mas é sobre a Maeve que vamos falar! Ela é uma garota sarcástica e inteligente que ganhou um apelido maldoso na escola ao não aceitar beijar um garoto. Além disso, passa por uma situação séria na primeira temporada. E tudo só a deixa ainda mais forte e lacradora.

E aí, o que achou da lista?

Continua após a publicidade
Publicidade