
Luisa Bresser: ‘Viver da arte preenche o meu coração’
Jovem atriz que interpreta Nessarose na atual montagem brasileira de 'Wicked' reflete sobre sua trajetória no teatro musical e planos para o futuro.
ivendo seu primeiro papel no teatro musical como maior de idade, Luisa Bresser interpreta Nessarose, a icônica Bruxa Má do Leste, em Wicked, em cartaz no Teatro Renault, em São Paulo. “É um sonho se tornando realidade”, afirma ela em entrevista à CAPRICHO.
Luisa estreou nos palcos aos 12 anos, no musical Billy Elliot, e, depois, fez Escola do Rock, A Fantástica Fábrica de Chocolate e Heathers, além de viver Helena na novela Poliana Moça, do SBT. Mas é agora, aos 18, que se dedica ao seu maior desafio profissional, Wicked, com oito apresentações por semana.
“A força que nós, atores do teatro musical, precisamos ter para se renovar e se reinventar a cada apresentação é um grande desafio“, declara.
Essa repetição, até então inédita para a atriz, e a dificuldade de equilibrar a vida profissional com o compromissos pessoais e os estudos escolares vieram com muitos aprendizados. “Eu ia para a escola e depois ensaiava seis vezes por semana, oito horas por dia, e aí começaram os shows, e eu tinha que conciliar e manter minhas notas altas. Aprendi a cuidar da minha voz, do meu corpo e da minha saúde mental.”
Apesar da renúncia do tempo de lazer com a família e os amigos, ela não se imagina em outro lugar. “É muito engraçado, porque, no terceirão, minhas amigas falavam: ‘Ai, gente, eu não sei o que vou fazer de faculdade’, aquela loucura de adolescência. E eu, desde os 12 anos, tive certeza que queria viver da arte. É algo que preenche o meu coração.”
“Eu falo que a gente vive um BBB e vira uma grande família [em Wicked]. E ter a oportunidade de contracenar com grandes nomes do teatro musical, não só a Myra [Ruiz] e a Fabi [Bang], mas a galera do ensemble, que tem uma experiência tão extensa, é muito gratificante”, completa.
Desde os 12 anos, tive certeza que queria viver da arte. É algo que preenche o meu coração.
Luisa Bresser
Embora tenha acabado de se formar no Ensino Médio, os estudos de Luisa não terão pausa. Isso porque ela prestou vestibular e vai fazer faculdade de Cinema, na FAAP, a partir do segundo semestre de 2025. “Eu valorizo muito os estudos. Desde pequena, meus pais me ensinaram que a gente pode perder tudo, mas nunca o nosso conhecimento. E eu me considero uma artista muito versátil, então tenho muita vontade de fazer algum filme, talvez um filme musical… E continuar me aprimorando”, diz ela, revelando que, no teatro, adoraria interpretar Eliza, de Hamilton, e uma princesa da Disney.
Em Wicked, Luisa dá seu próprio toque a Nessarose, irmã de Elphaba na história, com uma nítida mudança do primeiro para o segundo ato, inclusive na voz, que engrossa e vem com mais potência quando vira a Bruxa Má do Leste. “Coloquei como objetivo que não queria torná-la frágil. A Nessa tem noção da capacidade que tem, mas foi muito silenciada e mimada pelo pai dela. O que eu acho mais interessante é essa curva, que inicia com uma personagem quietinha e vulnerável e termina como uma vilã trágica. O toque Luisa veio com um ar mais dramático e desesperado, e fiquei muito feliz com a resposta positiva do público.”
O conselho que fica para quem sonha em ser um jovem artista no teatro musical é não se apegar ao resultado e ter paciência com as etapas. “A gente tende a valorizar muito o resultado final e acabamos esquecendo de todo o processo. São passos de formiguinha. E é importante gostar do processo, de ir para audições e até de saber levar nãos. Eu recebi muitos ‘nãos’, e acho que portas fecham para outras abrirem. É doído, claro, mas, ao mesmo tempo, precisamos continuar com a cabeça erguida, estudando, e entender que um ‘não’ é importante, porque às vezes não era o seu momento.”
Quem aí já foi conquistado pela Nessarose de Luisa Bresser em Wicked?
A versão brasileira do musical segue em cartaz no Teatro Renault, em São Paulo, até 10 de agosto – pelo menos por enquanto.
Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.