12 livros com romance adolescente para você se apaixonar

Amigos que se apaixonam, inimigos que se apaixonam, namoro falso... São vários estilos para você escolher!

Por Anny Caroline Guerrera Atualizado em 18 ago 2020, 17h44 - Publicado em 18 ago 2020, 15h59

Quem não ama um bom livro de romance adolescente, daqueles que deixa o seu coração bem quentinho, sabe? Aliás, existem várias tramas que amamos dentro do gênero, por exemplo, amigos que se apaixonam, namoro falso ~ em que os protagonistas acabam se apaixonando no processo~ e o nosso favorito: inimigos que se apaixonam! Pensando nisso, a CH preparou uma lista com 10 livros dentro desses estilos para você se divertir muito.

  • 1. 10 dates surpresa, Ashley Elston

    Prepare-se para gargalhar com a história de Sophie, uma garota que acaba de passar por um término complicado e embarca em uma série de encontros às cegas organizados por sua divertida família! Quer mais? Os direitos da história foram comprados pelos mesmos produtores de Para Todos os Garotos Que Já Amei, então pode esperar uma adaptação maravilhosa muito em breve. Compre aqui.

    Sinopse: Sophie planejava aproveitar as férias de fim de ano para ter uma folga de seus pais e passar mais tempo com seu namorado – ela só não esperava que ele quisesse uma folga dela. De coração partido, ela corre para a casa dos avós, onde sua grande família italiana já está reunida para as festas. E é lá que sua Nonna bola um plano para fazê-la seguir em frente: a família deve arranjar dez encontros às cegas para a garota. De dates legais e engraçados aos verdadeiramente bizarros, Sophie passa a entender melhor quem realmente é, e que nem sempre o que achamos querer é o melhor para nós…

    2. Sussurro, Becca Fitzpatrick

    Que tal misturar um pouco de romance adolescente e fantasia? Na saga Hush Hush, você vai se apaixonar pelos mistérios de Patch Cipriano e pela curiosidade de Nora Grey. O livro também vai receber uma adaptação estrelada por Wolfgang Novogratz (de Feel The Beat), e Liana Liberato! Compre aqui.

    Sinopse: Nora é uma menina responsável. Aos 17 anos, ela tira boas notas e sempre avisa à mãe aonde vai e o que está fazendo. Nem mesmo garotos a fazem perder o foco nos estudos. Até porque, apesar das tentativas de sua melhor amiga, Vee, de lhe arrumar um pretendente, ela nunca se interessou por ninguém na escola. Pelo menos não até conhecer Patch, seu novo colega na aula de biologia. Ele parece estar em todos os lugares e saber tudo sobre ela. Seu jeito ao mesmo tempo sedutor e perigoso faz com que Nora fique imediatamente intrigada. E encantada.

    Livros adolescentes (10 dates surpresa e Sussurro) Divulgação/Reprodução

    3. Amor & Gelato, Jenna Evans Welch

    Esse livro é perfeito para quem gosta de viajar para outros lugares através das palavras de um bom livro! Ambientado na Itália, você vai visitar diversos pontos turísticos e se emocionar com as descobertas pessoais de Lina. Compre aqui.

    Sinopse: Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali. Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração.

    4. Olá, Caderno!, Manu Gavassi

    No livro da Manu Gavassi, você vai conhecer melhor a Nina, que coloca toda a sua vida em um caderno, sem censurar nada! Você vai se divertir muito acompanhando os pensamentos da personagem. Compre aqui.

    Sinopse: Este Caderno é da Nina. Ela quis colocar no papel as reflexões sobre o seu dia a dia no último ano do ensino médio. Não, não é um diário. São observações envolvendo detalhes de sua vida. Nina é a garota carismática do colégio que podia ser sua amiga, mas você não sabe como abordar, ou a menina que você simplesmente ama (ou ODEIA). No Caderno, nada é censurado. Seus pensamentos, quase nunca politicamente corretos, são tão honestos que apenas uma garota real poderia retratar. Ela não quer estudar, não tem certeza se quer namorar, nem mesmo está interessada numa vida social badalada. Mas, então, o que ela quer no futuro? Isso a Nina sabe bem, e ela quer já: estabelecer uma carreira de sucesso na música. Determinação e talento ela tem, mas será que bastam para ela atingir o sucesso?

    Livros adolescentes (Amor e Gelato e Olá, Caderno!) Divulgação/Reprodução

    5. Isla e o Final Feliz, Stephanie Perkins

    Da mesma autora de Anna e o Beijo Francês e Lola e o Garoto da Casa ao Lado, esse livro vai contar uma história de romance adolescente cheia de desafios e possibilidades! Compre aqui.

    Sinopse: Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito. Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias, envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes.

    6. Dumplin’Julie Murphy

    Se você amou a adaptação da Netflix, também vai amar o livro que conta a história de Will, apelidada de Dumplin’ pela sua mãe, uma ex-miss. A história aborda temas como autoestima, aceitação e romance! Compre aqui.

    Sinopse: Gorda assumida, Willowdean Dickson (apelidada de Dumplin’ pela mãe, uma ex-miss) convive bem com o próprio corpo. Na companhia da melhor amiga, Ellen, uma beldade tipicamente americana, as coisas sempre deram certo… até Will arrumar um emprego numa lanchonete de fast-food. Lá, ela conhece Bo, o Garoto da Escola Particular… e ele é tudo de bom. Will não fica surpresa quando se sente atraída por Bo. Mas leva um tremendo susto quando descobre que a atração é recíproca. Ao contrário do que se imaginava – a relação com Bo aumentaria ainda mais a sua autoestima –, Will começa a duvidar de si mesma e temer a reação dos colegas da escola. É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss Jovem Flor do Texas – junto com três amigas totalmente fora do padrão –, para mostrar ao mundo que merece pisar naquele palco tanto quanto qualquer outra pessoa.

    Livros adolescentes (Isla e o Final Feliz e Dumplin’) Divulgação/Reprodução

    7. O Sol Também É Uma Estrela, Nicola Yoon

    Outro livro que você pode assistir a adaptação para viver as páginas da história! Nele você vai acompanhar um dia decisivo da vida de Natasha e Daniel, que são unidos pelo destino, apesar da garota não acreditar tanto nessas coisas… Compre aqui.

    Continua após a publicidade

    Sinopse: Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.

    Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.

    O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?

    8. O Acordo, Elle Keneddy

    Prepare-se para esse livro que une namoro falso com inimigos que se apaixonam! O melhor dos dois mundos, né? Você vai ficar apaixonada pelo desenvolvimento da relação entre Garrett e Hannah. Compre aqui.

    Sinopse: Hannah Wells finalmente encontrou alguém que a interessasse. Embora seja autoconfiante em vários outros aspectos da vida, carrega nas costas uma bagagem e tanto quando o assunto é sexo e sedução. Não vai ter jeito: ela vai ter que sair da zona de conforto… Mesmo que isso signifique dar aulas particulares para o infantil, irritante e convencido capitão do time de hóquei, em troca de um encontro de mentirinha. Tudo o que Garrett Graham quer é se formar para poder jogar hóquei profissional. Mas suas notas cada vez mais baixas estão ameaçando arruinar tudo aquilo pelo que tanto se dedicou. Se ajudar uma garota linda e sarcástica a fazer ciúmes em outro cara puder garantir sua vaga no time, ele topa. Mas o que era apenas uma troca de favores entre dois opostos acaba se tornando algo mais.

    Livros adolescentes (O Sol Também é Uma Estrela e O Acordo) Divulgação/Reprodução

    9. Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática, Thalita Rebouças

    Thalita Rebouças trouxe mais um livro apaixonante para os fãs! Acompanhe Tetê descobrindo um novo mundo e vivendo experiências muito diferentes do que ela esperava. Compre aqui.

    Sinopse: Tetê acaba de se mudar com a família toda para a casa dos avós em Copacabana, no Rio de Janeiro. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai perdeu o emprego, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade – tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo –, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz.

    O lado bom foi se livrar do antigo colégio, onde sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa… O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola e sem conhecer ninguém. Ela morre de medo de ser excluída, de não fazer amigos ou de sofrer bullying novamente. Apesar de ser uma garota divertida e bem-humorada, ela está mal. Ou talvez seja um pouco de drama, porque no primeiro dia de aula as coisas já parecem um pouco diferentes… Com o tempo, ela vai descobrir que sair da zona de conforto e enfrentar seus medos é a única maneira de ser feliz.

    10. Dois Garotos se Beijando, David Levithan

    Do mesmo autor de Will & Will e Todo Dia, esse livro vai acompanhar a relação de pessoas bem diferentes, mas que tem sempre uma coisa em comum: o amor. Compre aqui.

    Sinopse: Do lado de fora da escola, ao ar livre, rodeados por câmeras e por uma multidão que, em parte apoia e em parte repudia o que estão fazendo, Craig e Harry estão tentando quebrar o recorde mundial do beijo mais longo. Craig e Harry não são mais um casal, mas já foram um dia. Peter e Neil são um casal. Seus beijos são diferentes. Avery acaba de conhecer Ryan e precisa decidir sobre como contar para ele que é transexual, mas está com medo de não ser aceito depois disso. Cooper está sozinho. Passa suas noites em claro, no computador, criando vidas falsas online e seduzindo homens que jamais conhecerá na vida real. Mas quando seus pais descobrem seu passatempo proibido, o mundo dele desaba. Cada um desses meninos tem uma situação diferente. Alguns contam com o apoio incondicional da família, outros não. Alguns sofrem com o bullying na escola, outros, com o coração partido. Mas bem no centro de todas essas histórias paralelas está o amor. E, através dele, a coragem para lutar por um mundo onde esse sentimento nunca seja sinônimo de tabu.

    Livros adolescentes (Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática e Dois Garotos se Beijando) Divulgação/Reprodução

    11. A Casa da Praia, Beth Reekles 

    Se você é fã do filme A Barraca do Beijo, também vai amar o livro que conta a história de Elle e Noah! Que tal mergulhar mais um pouco na história do casal? Compre aqui.

    Sinopse: Namorar o maior bad boy da escola jamais esteve nos planos de Elle Evans, mas aconteceu. Porém, isso teve um preço. Sua amizade com Lee Flynn foi colocada à prova e ela teve que rever suas prioridades e abrir o jogo de uma vez por todas sobre o seu relacionamento secreto com Noah Flynn. Pode parecer um sonho finalmente conquistar o crush eterno de uma vida, mas uma hora o ensino médio vai acabar e Noah começará a faculdade. Entre fogos de artifício e confusões na praia durante as férias de verão, Elle e Noah precisam decidir qual será o futuro de seu relacionamento. Afinal, as coisas nunca mais serão as mesmas, nem mesmo na casa da praia.

    12. One Man Guy, Michael Barakiva

    Você vai se emocionar com a história de Ethan e Alek, que passa por diversos pontos interessantes, abordando temas como aceitação e culturas diferentes. Compre aqui.

    Sinopse: Um romance sobre dois garotos, dois mundos e um encontro. Ethan é tudo o que Alek gostaria de ser: confiante, livre e irreverente. Apesar de estudarem na mesma escola, os dois garotos pertencem a mundos diferentes. Enquanto Ethan é descolado e tem vários amigos, Alek tem apenas uma, Becky, e convive intensamente com sua família e a comunidade armênia. Mesmo com tantas diferenças, os destinos de Ethan e Alek se cruzam ao precisarem frequentar um mesmo curso de férias. Quando Ethan convence Alek a matar aula e ir a um show de Rufus Wainwright no Central Park, em Nova York, Alek embarca em sua primeira aventura fora de sua existência no subúrbio de Nova Jersey e da proteção de sua família. E ele não consegue acreditar que um cara tão legal quer ser seu amigo. Ou, talvez, mais do que isso.

    Livros adolescentes (One Man Guy e A Casa da Praia) Divulgação/Reprodução

    Preparada para a sua próxima leitura?

    Continua após a publicidade
    Publicidade