K-pop: tudo o que rolou durante o primeiro SMTOWN da América Latina
Um diário sobre o maior festival de K-pop do mundo
A capital chilena ficou pequena perto da quantidade de idols super poderosos que desembarcaram no país para o mega festival SMTOWN.
Idealizado pela SM Entertainment, empresa responsável por alguns dos grupos mais significativos do k-pop, o evento é considerado o festival do gênero mais importante no mundo todo. Com um line-up notável, grupos como Super Junior, Red Velvet e EXO brilharam sob os holofotes do Estádio Nacional de Santiago. A Capricho esteve presente e trouxe um diário completo do que foi viver esse final de semana épico para o cenário musical.
Recepção calorosa
Um dia antes do SMTOWN começar oficialmente, os fãs já fizeram barulho com a chegada dos grupos sul-coreanos à cidade. Na quinta-feira (17), os kpoppers estavam a espera do seu idol favorito pelos corredores do Aeroporto de Santiago. A emoção tomou conta quando os meninos da boyband EXO aterrissaram logo pela manhã. Taemin e Key – ambos do grupo SHINee – também estavam no mesmo voo e tiveram que passar pela multidão formada na entrada do local. No mesmo dia, uma coletiva de imprensa estava agendada para acontecer à noite no Mallplaza Egaña, que acabou sendo cancelada pela produtora devido à quantidade absurda de pessoas que também se acumularam dentro e fora do espaço reservado.
Hora da selfie
Durante a estadia, os idols não perderam a oportunidade de conhecer e curtir alguns pontos turísticos importantes, instagramando todos os momentos e causando ainda mais tumulto na capital chilena.
Subindo no palco
O maior estádio do Chile foi escolhido para sediar as apresentações do SMTOWN. Nele, mais de 50 mil pessoas passaram durante os dias 18 e 19 de janeiro. Fãs do Brasil, da Argentina, do Uruguai, do México, do Peru e de muitos outros países se uniram em coro com seus lightsticks, colorindo todos os espaços visíveis da arena, da área VIP até as últimas fileiras das arquibancadas.
Para esquentar o evento, o primeiro ato teve início com o dj set da impecavel Hyoyeon (Girls Generation). Tocando vários hits do eletrônico, Hyo incorporou remixes e samples aos grandes sucessos de seu grupo, deixando os fãs mais antigos profundamente nostálgicos. Rolou até o viral Bella Ciao homenageando a série La Casa de Papel.
Em seguida, os meninos da unit NCT Dream deram início às apresentações especiais, mostrando toda a energia presente no grupo de millennials. Depois, abriram espaço para as radiantes Yuri (Girls Generation) e Amber, da girl group F(x).
Outro momento desejado do evento foram as performances de Key e Taemin, que relembraram junto ao público, sua última visita ao Chile com o SHINee. O destaque fica para o excelente dançarino Taemin, que se sentiu à vontade para sensualizar embaixo do sol e deixar todo mundo arrepiado durante as faixas MOVE e Danger.
Novos solistas subiram ao palco e teve interações entre a cantora Yeri (Red Velvet) junto do NCT 127, além do dueto entre Eunhyuk e Donghae, do grupo Super Junior.
Um vídeo promocional da SM surgiu nos telões e marcou novamente a entrada do NCT 127, agora para adicionar os rap lines presentes na faixa Cherry Bomb.
O segundo ato trouxe as meninas do Red Velvet abrindo a pista com Peek-a-Boo. Feliz com a empolgação do público e a recepção calorosa dos chilenos, a integrante Wendy ainda agradeceu os fãs em espanhol, surpreendo geral com sua ótima pronúncia.
A frenética Ko Ko Bop foi o single escolhido pelo EXO para abrir seu período na arena. Dominando cada passo cravado de todas as suas coreografias, os idols entregaram ótimas performances para o hit TEMPO e seu último single, Love Shot. O líder SuHo também se emocionou ao declarar que percebeu a quantidade enorme de fãs latinos em suas redes sociais, e que isso o deixava muito contente, pedindo que se lembrassem desse SMTOWN para todo o sempre.
A veterana da casa BoA, apresentou os sucessos One Shot, Two Shot e AMOR, além de embalar Only One acompanhada por Taemin.
O Super Junior ficou encarregado de agitar os últimos instantes do festival. Sempre alegres e brincalhões, os membros (que já haviam se apresentado em Santiago em 2018) se divertiram tentando falar em espanhol com o fandom, correram pelos palcos e proporcionaram cenas inesquecíveis através das faixas Sorry Sorry, Lo Siento e One More Time (Outra Vez).
Convocando todos os demais grupos da família, a SM encerrou sua edição latino americana com todos os grupos emocionados, agradecendo eternamente o amor e apoio recebido pelos fãs latinos, enquanto se despediam do estádio prometendo retornar o mais breve possível. Se a capital chilena ficou pequena perto da quantidade de idols super poderosos presentes, nossos corações saíram de lá ainda mais apertados após essa experiência única durante o primeiro SMTOWN do Chile.
SMTOWN, please come to Brazil!