K-pop: músicas que completaram 10 anos em 2021

É hora de reviver (ou conhecer) sucessos do 2NE1, Girls' Generation, HyunA, Super Junior e mais!

Por Gustavo Balducci Atualizado em 27 ago 2021, 23h44 - Publicado em 28 ago 2021, 10h01
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

Que o K-pop se tornou um fenômeno global todo mundo sabe. Há 10 anos, o ritmo também já brilhava fora da Coreia do Sul, com artistas realizando turnês internacionais, emplacando músicas nas paradas e conquistando fãs aqui no Brasil. Mas você sabe quais foram os grandes hits daquele ano? Não? Então é hora de conhecer, ou reviver, os sucessos que fizeram história e completaram 10 anos em 2021:

I Am The Best – 2NE1

I Am The Best, do 2NE1, foi o sétimo single do girl group que estreou em 2009 e se rompeu definitivamente em 2016. Rendendo inúmeros prêmios e abusando do hip hop eletrônico, as integrantes Bom, Dara, CL e Minzy eternizaram seus vocais numa das principais faixas já produzidas por Teddy Park, levando ainda o troféu de Canção do Ano na edição de 2011 do Mnet Asian Music Awards. A música também foi responsável por apresentar o K-pop para muitos fãs brasileiros.

Mr. Simple – Super Junior

Em 2011, o Super Junior voltou cheio de estilo com Mr. Simple. A música é o single principal do quinto disco de estúdio do grupo, que ainda recebeu o prêmio de Álbum do Ano no Mnet Asian Music Awards. Dez anos depois, o mv já ultrapassou 200 milhões de visualizações no YouTube e continua sendo referência entre os ouvintes.

Girls’ Generation – The Boys

Presente no álbum de mesmo nome, The Boys é uma faixa poderosa apresentada pelas nove integrantes do Girls’ Generation em outubro de 2011. Seu ritmo ajudou a definir o começo da última década no K-pop e ganhou uma versão em inglês que animou os fãs americanos. Saindo em turnê com outros artistas da SM Entertainment naquele ano, SNSD, como também é chamado, esgotou os shows em Paris e Nova York.

Bubble Pop! – HyunA

Continua após a publicidade

Depois de passar por grupos como 4Minute e Wonder Girls, a cantora HyunA se lançou em carreira solo. Em 2011, seu primeiro mini-álbum, Bubble Pop!, fisgou o público de vez e seu mv colorido se tornou o primeiro de uma solista coreana a bater 100 milhões de visualizações no YouTube. Desde então, HyunA segue poderosa como um dos nomes mais bem sucedidos da cena e atualmente faz parte da agência P. Nation, do cantor PSY.

Roly Poly – T-ARA

Outro hino atemporal é Roly Poly. Em 2011, o grupo T-ARA colocou todo mundo para dançar sua coreografia inspirada na década de 1970. Parte do seu segundo mini-álbum, John Travolta Wannabe, a música ganhou um videoclipe incrível com mais de 12 minutos de duração. Seu impacto no K-pop ainda rendeu o título de canção mais vendida e baixada daquele ano. Em 2012, a faixa também foi transformada em um musical.

Be My Baby – Wonder Girls

Wonder Girls fez história se tornando o primeiro nome do K-pop a aparecer na parada Hot 100 da Billboard em 2008 e, em 2009, elas foram responsáveis pelo show de abertura da turnê do Jonas Brothers. Já em 2011, o grupo voltou com tudo em Be My Baby, seu segundo álbum de estúdio. Com direito a mv em preto e branco, o quinteto mostrou que não é dono de um hit só!

Hands Up – 2PM

Hands Up foi mais um single contagiante lançado pelo 2PM. Em atividade desde 2008, o grupo da JYP Entertainment continua até hoje lançando música e chamando atenção com seu estilo único e carismático. No clipe, os integrantes aparecem dançando e se divertindo na pista de dança. É impossível não levantar as mãos ouvindo esse hit!

E aí, qual é a sua música favorita de 2011?

Continua após a publicidade
Publicidade