Joalin reflete sobre processo de composição, carreira solo e novo EP

Em entrevista exclusiva à CH, a cantora contou detalhes de seu projeto de estreia na música, planos futuros e sua visão atual sobre o Now United

Por Bruna Parrado Atualizado em 30 out 2024, 15h24 - Publicado em 2 nov 2022, 10h01

Joalin foi uma das primeiras integrantes do Now United. Representado a Finlândia no grupo internacional, ela conquistou o coração dos fãs e até descobriu seu talento de canto – já que antes só focava na dança. Atualmente, a finlandesa está afastada do NU e segue em carreira solo na música.

Recentemente, Joalin esteve no Rio de Janeiro e em São Paulo para divulgar seu EP de estreia, com nome ainda não revelado. A CH já escutou o projeto por aqui e também conversou mais com a cantora sobre esse momento de sua carreira, planos para o futuro e sua visão sobre o Now United atualmente.

Confira:

CH: A primeira coisa que notei ao escutar o EP é a mistura de espanhol e inglês. Por que trazer esses dois idiomas juntos?

Joalin: Porque é normal para mim. Eu cresci falando espanhol sempre e a maioria das músicas que escuto são em espanhol. Então, quando comecei a escrever, foi natural. Também quando falo com meus amigos, acho que as pessoas fazem isso aqui também, eu misturo inglês e espanhol. Nós chamamos de “spanglish” [spanish + english, uma espanhol e inglês]. Então, foi natural. Tem algumas palavras que só vieram em inglês. Acho engraçado que, em uma música que ainda não saiu, chamada I’m The One, tem mais inglês do que espanhol. Gosto disso também, gosto de misturar os dois e fazer o que me sentir confortável no momento.

CH: Talvez tenha algo em português algum dia…

J: Uhum! Eu venho aprendendo tanto português, estou me tornando brasileira. Até tenho um nome brasileiro. É “Julinha”! [risos]. Então, quando voltar aqui, vou trabalhar provavelmente com alguns produtores e artistas. Espero aprender português o suficiente até lá para misturar em uma canção. Acho que seria muito divertido!

View this post on Instagram

A post shared by JOALIN!! (@_joalin)

Continua após a publicidade

C: As músicas possuem alguns efeitos sonoros diferentes. Em Así Así tem muito disso. Você esteve envolvida nisso? Qual foi a ideia?

J: Todas as músicas foram feitas com um produtor chamado Jori Sjöroos. Então, foi só eu, ele e todas essas canções. Quando faço uma música, estou muito envolvida no processo de produção também. Não sei como fazer nada ou os nomes, mas estou sempre falando “ah, eu quero que essa bateria soe mais cheia”. Ou “quero a guitarra mais silenciosa”. Às vezes escuto outras canções, me inspiro, vou para o estúdio e trago minhas anotações em meu celular. Mostrou e falo “quero um efeito, algo que soe assim”.

C: Acredito que podemos dizer que as letras falam sobre relacionamentos em geral, com você mesma e com outros. Tem alguma história pessoal nisso?

J: Sim, eu escrevi tudo. Quando eu escrevo, gosto de falar sobre coisas que posso me identificar. Então, toda música tem algo relacionado com a minha vida pessoal.

Continua após a publicidade

C: Com o lançamento de seu EP, quais são seus próximos planos?

J: Não sei, ainda não tenho nada que posso anunciar – mas, com certeza, farei mais músicas. Continuar a evoluir, aprender mais sobre mim como pessoa e como artista. Eu acho que cheguei ao nível um agora, quero chegar ao nível 10 no próximo ano e evoluir cada vez mais. Conhecendo novas pessoas, artistas, produtores. Espero que eu viaje mais, faça mais shows agora que também sou performer. Não vejo a hora de ter shows com talvez dançarinos comigo. Me permitir mais com a música.

Também refletimos um pouquinho com a cantora sobre o quanto sua vida e carreira mudou nos últimos anos. E Now United foi um dos tópicos dessa conversa, com Joalin até dando conselhos para Any Gabrielly e Noah Urrea que começarão em breve suas jornadas solos. Assista:

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by CAPRICHO (@capricho)

 

Publicidade