10 indicações de livros para dar de presente de Natal

Uma lista com variados gêneros para você aproveitar a data e já escolher um mimo para alguém (ou para você!)

Por Da Redação Atualizado em 19 dez 2021, 15h03 - Publicado em 19 dez 2021, 10h01

O Natal está chegando e muita gente gosta de celebrar a data comprando aqueles presentes para pessoas especiais. Pensando nisso, separamos alguns livros mais recentes que são ótimos para agradar os apaixonados por leitura!

Ás de Espadas, Faridah Àbíké-Íyímídé

O novo lançamento da Plataforma 21 conta com uma história de muito suspense, reviravoltas e questões importantes de serem discutidas. Compre aqui.

Sinopse:Quando Chiamaka e Devon, alunos da Academia Particular Niveus, são selecionados como parte da alta hierarquia escolar e passam a ser chefes de turma, parece um excelente começo de ano para os dois. Afinal, isso representa muito em seus currículos para entrar em boas universidades. Pouco tempo depois da importante nomeação, no entanto, alguém chamado “Ases” começa a enviar mensagens para todos os alunos da escola, revelando segredos dos dois jovens. São detalhes íntimos de suas vidas, ameaçando seus futuros planejados com tanto esforço. E o que parecia apenas uma brincadeira de mau gosto rapidamente transforma-se em um jogo perigoso e assustador. Com todas as cartas contra eles, Chiamaka e Devon serão capazes de parar Ases?”

O Primeiro Beijo de Romeu, Felipe Cabral

Escrito pelo brasiliero Felipe Cabral, o novo livro da Galera Record conta com uma história divertida, leve e importante. Compre aqui.

Sinopse:Rio de Janeiro, 2019: Romeu está prestes a dar o seu primeiro beijo! Entre estantes e mais estantes de livros na biblioteca da escola, o mundo, para ele, começou a adquirir uma velocidade diferente. Ele está quase lá… até que não está mais. Seu quase primeiro beijo escapa antes mesmo de se tornar realidade quando subitamente, à força, é arrancado do armário para o colégio inteiro. Agora, tudo parece correr rápido demais. Mas, para amenizar os obstáculos do mundo lá fora, Romeu tem ao seu lado uma verdadeira rede de apoio na forma de uma trupe implacável, a começar pela sua companheira inseparável, a divertidíssima Julinha, sua melhor amiga, e, claro, seus pais coruja Tim e Samuca. É então que, ainda tentando entender o que aconteceu na escola, outra surpresa desagradável: o livro de seu pai, com lançamento previsto para o dia seguinte na concorrida Bienal do Livro, acaba de ser censurado por ninguém mais, ninguém menos do que o Prefeito da cidade. Respira, Romeu! Em meio a incertezas, descobertas, um sorriso de canto e uma incontestável chamada à luta, esse fim de semana está longe de ser sossegado. E tudo está só começando.”

Lendários, Tracy Deonn

A CH conversou com a autora Tracy Deonn sobre a fantasia Lendários, que já conquistou uma grande fã base no Brasil. Compre aqui.

Sinopse:Partir parecia a fuga perfeita para Bree Matthews. Na verdade, a única fuga possível. Após perder a mãe, tudo que a menina de dezesseis anos quer é se manter longe das lembranças e das palavras carregadas de ressentimento na última discussão que tiveram. Por isso, Bree decide entrar em um programa da Universidade da Carolina do Norte para estudantes de excelência acadêmica. Um novo começo, distante da pessoa que ela era antes de tudo desmoronar. Mas então, em seu primeiro dia no novo lar, Bree vê um demônio, e essa descoberta aterrorizante a conduzirá até os Lendários, membros de uma ordem secreta formada por descendentes dos cavaleiros da Távola Redonda do rei Arthur, jovens responsáveis por caçar e destruir essas criaturas demoníacas e proteger a humanidade. Aos poucos, entre memórias enevoadas, ela percebe que não é a primeira vez que se depara com os Lendários, e que esse reencontro pode não ser mera coincidência. Com a ajuda de Nick, um ex-membro que quer distância da Ordem, Bree se infiltra nesse mundo de magia, privilégios e segredos para descobrir o que realmente aconteceu em seu passado. Ela só não contava que precisaria lidar com a desconfiança de um feiticeiro misterioso e com uma verdade avassaladora: os Lendários não são os únicos com o dom da magia. Dentro de Bree há uma força ancestral que ela ainda não consegue entender, mas que pode ser decisiva quando Camlann, a guerra final entre magos e demônios, chegar. Resta a Bree decidir se usará essa força para se unir à luta da Ordem ou para destruí-la de vez.”

Selfie de Tracy Deonn, autora do livro Lendários, segurando a versão da obra em inglês; ela sorri levemente e está usando óculos e batom vermelho; estrelas amarelas decoram a imagem
Tracy Deonn, autora do livro Lendários @tracydeonn/Instagram/Reprodução

Heartstopper, Alice Oseman

Uma série de HQs que vão deixar o seu coração quentinho com a história de Charlie e Nick. Compre aqui.

Sinopse:Charlie Spring e Nick Nelson não têm quase nada em comum. Charlie é um aluno dedicado e bastante inseguro por conta do bullying que sofre no colégio desde que se assumiu gay. Já Nick é superpopular, especialmente querido por ser um ótimo jogador de rúgbi. Quando os dois passam a sentar um ao lado do outro toda manhã, uma amizade intensa se desenvolve, e eles ficam cada vez mais próximos. Charlie logo começa a se sentir diferente a respeito do novo amigo, apesar de saber que se apaixonar por um garoto hétero só vai gerar frustrações. Mas o próprio Nick está em dúvida sobre o que sente ― e talvez os garotos estejam prestes a descobrir que, quando menos se espera, o amor pode funcionar das formas mais incríveis e surpreendentes.”

Coleção It’s Okay Not To Be Okay, Jo Yong e Jam San

Inspirado pelos livros do k-drama de sucesso da Netflix, a Intrínseca lançou diversas obras fiéis as que são mostradas na produção. Compre aqui.

Sinopse:Com personagens cativantes e uma estética inovadora, o drama sul-coreano It’s Okay to Not Be Okay conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo e movimentou as redes sociais brasileiras a cada novo episódio lançado pela Netflix em 2020. Na produção, uma escritora de livros infantis bastante peculiar, um enfermeiro que trabalha em um hospital psiquiátrico e seu irmão mais velho, com transtorno do espectro autista, precisarão enfrentar seus traumas e medos para conseguir vivenciar o amor e criar laços. Poéticas, impactantes e com belas ilustrações, as obras da personagem Ko Moon-young são os fios condutores da trama e encantaram os espectadores. Agora, esses contos de fadas modernos chegam às mãos do público brasileiro em edições fiéis às que aparecem na série, trazendo narrativas perturbadoras e comoventes que abordam com honestidade e crueza temas como solidão, liberdade, egoísmo, empatia, tristeza, felicidade e afeto.”

Continua após a publicidade

capas de O Menino que se Alimentava de Pesadelos, Criança Zumbi e O Cão Alegre
Livros: It’s Okay To Not Be Okay Intrínseca/Reprodução

Oxe, Baby, Elayne Baeta

Da mesma autora de autora de O amor não é óbvio, o novo livro conta com poemas lindíssimos como o Mary Jane Watson, que a CH já te dá um spoiler! Compre aqui.

Sinopse: “‘Arraste uma cadeira e, se der, me leia.’ É assim – despretensiosa, em um convite silencioso mas urgente – que Elayne introduz o leitor a Oxe baby, seu primeiro livro de poesia. E é também nesse mesmo ritmo que são conduzidas as próximas páginas, em que, entre metáforas com casulos, morcegos e borboletas, a autora conta um pouco de si e de suas experiências como uma menina que ama meninas.”

Malibu Renasce, Taylor Jenkins Reid

Da mesma autora de Daisy Jones & The Six e Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, o livro traz mais uma história envolvente que você não vai conseguir parar de ler. Compre aqui.

Sinopse:Malibu, agosto de 1983. É o dia da festa anual de Nina Riva, e todos anseiam pelo cair da noite e por toda a emoção que ela promete trazer. A pessoa menos interessada no evento é Nina, que nunca gostou de ser o centro das atenções e acabou de ter o fim do relacionamento com um tenista profissional totalmente explorado pela mídia. Talvez Hud também esteja tenso, pois precisa admitir para o irmão algo que tem mantido em segredo por tempo demais, e parece que esse é o momento. Jay está contando os minutos, pois não vê a hora de encontrar uma menina que não sai de sua cabeça. E Kit também tem seus segredos — e convidado — especiais. Até a meia-noite, a festa estará completamente fora de controle. O álcool vai fluir, a música vai tocar e segredos acumulados ao longo de gerações vão voltar para assombrar todos — até as primeiras horas do dia, quando a primeira faísca surgir e a mansão Riva for totalmente consumida pelas chamas.”

Cinderela Está Morta, Kalynn Bayron

Um livro para quem curte recontos de histórias clássicas! Inclusive, a gente já te indicou outras obras nesse mesmo estilo na CH. Compre aqui.

Sinopse:Cinderela está morta há duzentos anos, e o conto de fadas acabou. Em um reino onde as mulheres são vistas como objetos, uma menina vai contrariar tudo e a todos para poder ter a escolha de amar livremente e decidir o próprio destino. Dois séculos após Cinderela ter encontrado o seu Príncipe Encantado, a magia parece ter abandonado o reino de Mersailles. Cinderela e a fada madrinha não passam de lendas, e o reino está há décadas sob o controle de reis tirânicos. Ao completar dezesseis anos, todas as jovens são obrigadas a participar do Baile Anual, onde os homens do reino vão para escolher jovens esposas. Não ser escolhida é uma sentença de ruína tanto para a garota quanto para a sua família. Sophia está se preparando para seu primeiro baile, mas o que realmente deseja é se casar com Erin, sua melhor amiga. No dia do baile, Sophia toma a decisão desesperada de fugir, indo parar no mausoléu da Cinderela. Lá, ela encontrará uma aliada inesperada, alguém com respostas para os mistérios envolvendo as lendas que giram em torno da mítica história da Cinderela. Juntas, elas vão enfrentar a tirania opressora do rei e de uma sociedade patriarcal que impede que as pessoas sejam livres.”

Se A Casa 8 Falasse, Vitor Martins

Do mesmo autor de Quinze dias e Um milhão de finais felizes, o livro traz mais uma história envolvente escrita por Vitor Martins. Compre aqui.

Sinopse:Ambientado e narrado pela mesma casa em três décadas diferentes, Se a casa 8 falasse é um romance sobre jovens lidando com mudanças drásticas, conflitos familiares e primeiros amores, que mostra que, apesar das gerações mudarem, algumas experiências são capazes de atravessar a barreira do tempo. Algumas casas guardam histórias especiais. A que fica no número 8 da rua Girassol tem muito para contar. 2000: Ana recebe a notícia de que vai se mudar e será obrigada a deixar para trás tudo o que conheceu até agora, inclusive a parte mais dolorida de todas: sua namorada. 2010: Enquanto os pais de Greg passam por um divórcio complicado, ele é enviado para a casa da tia, que é dona de uma locadora em tempos de internet e odeia companhia – e muitas outras coisas. 2020: Beto sempre quis se mudar e seguir o sonho de ser fotógrafo em São Paulo. Só que uma pandemia aparece para obrigá-lo a ficar trancado em casa com a mãe protetora e a irmã aparentemente perfeita.”

Sex Education: Pé na Estrada, Katy Birchall

Já vimos muitas obras virando famosas produções, mas e quando são elas inspirando a história de uma leitura? É o caso do livro de Sex Education, que se baseia na série queridinha da Netflix. Compre aqui.

Sinopse:O irmão de Maeve, Sean, se meteu em (mais) uma encrenca. Mas dessa vez a coisa parece estar bem séria. Um grupo de playboys o acusa de roubo e as provas parecem irrefutáveis. Se ele não conseguir limpar seu nome, a prisão será seu novo endereço. Disposto a provar a inocência, ele aciona a inteligente e esperta Maeve. Mesmo sem estar segura sobre a inocência do irmão, ela é a única com quem Sean pode contar. E ela não daria as costas para ele. Mas Maeve não estará sozinha nessa missão. Com Otis, o improvável guru adolescente de sexo, ao seu lado, a leal amiga Aimee no volante e Eric, o exuberante melhor amigo de Otis, os quatro colocarão todas as suas habilidades de detetive à prova para descobrir o que realmente aconteceu e tentar livrar Sean da confusão. Entre sobreviver uns aos outros, solucionar um crime de verdade e lidar com as emoções da viagem, os amigos de Moordale farão uma jornada que promete ser inesquecível. Apesar de ser ambientado no universo da série, o livro apresenta uma história independente. Mas traz tudo o que os fãs mais amam em Sex Education: grandes amizades, amadurecimento, autoconhecimento, honestidade e aventuras hilárias. E não há spoiler! A história do livro complementa, mas não revela nada sobre a série.”

Foto da série Sex Education. Nela, aparece dois adolescentes com cara de indignação e choque: um menino de camisa listrada e jaqueta; uma menina com franja e jaqueta de couro preta.
A terceira temporada de Sex Education já está disponível Netflix/Divulgação
Continua após a publicidade

Publicidade