Continua após publicidade

Ilustradores levam representatividade para a CCXP23 através das artes

A CH esteve presente em todos os dias da CCXP e bateu um papo com a galera do Artists' Valley

Por Bruna Nunes Atualizado em 29 out 2024, 18h04 - Publicado em 4 dez 2023, 19h39

Nesses últimos dias, de 30 de novembro a 3 de dezembro, aconteceu em São Paulo mais uma edição da CCXP, uma das  maiores convenções geek do mundo! Em 2023, o evento completou 10 anos de história e é claro que a CAPRICHO esteve presente. Lá, nós passamos pelo clássico Artists’ Valley, um espaço dedicado à artistas e reúne vários quadrinistas mais que talentosos!

Neste ano, conversamos com ilustradores que levaram muita representatividade para a CCXP23 através de sua arte e você precisa conhecer o trabalho dessa galera! Por isso, reunimos aqui alguns artistas para você acompanhar o trabalho!

1. Daniel (@_kukkia)

Daniel, mais conhecido como Kukkiia, foi expor suas artes na CCXP pelo 2º ano e é ilustrador/quadrinista. Sua arte, como ele mesmo define, é uma mistura de coisas fofinhas, LGBTQIAP+ e gatinhos. Com uma mistura de romance e fantasia, ele gosta de trazer em suas ilustrações, personagens diversos.

“Gosto de trazer uma representatividade mais leve. Não que desconsidere essas características das pessoas, mas que leve em consideração que o personagem não é só sobre isso”, explicou!

Um homem branco de cabelos rosa, cercado de ilustrações
CAPRICHO/CAPRICHO

2. Benitta (@benittad)

Benitta foi pela primeira vez expor seu trabalho no evento. Suas artes contam histórias e ela disse que inspira em suas vivências enquanto uma mulher com ascendência asiática e negra, pois sente que poucas pessoas falam disso.

Continua após a publicidade

“Represento essas mulheres e além disso, gosto de trazer representatividade de pessoas com deficiência. Em meu quadrinho manga e sal, é uma história de uma menina cega, mas que não foca na deficiência dela em si”, contou.

Uma mulher negra com ascendência amarela, de cabelo lisos, pretos e cumpridos.
Benitta na CCXP Capricho/CAPRICHO

3. Francine Matsumoto (@fran.matsumoto)

Francine já participou da CCXP quatro vezes, sendo uma delas de maneira online, na edição de 2020. Ela disse que também gosta de trazer sua vivência nipo-brasileira para suas artes e trazer representatividade amarela em ilustrações.

“Eu gosto muito que aqui tem muita gente que é desse nicho de quadrinhos e é importante que aqui é um evento que divulga muito conteúdo lá de fora e a gente consegue mostrar quadrinhos e trabalhos nacionais e autorais”, refletiu a artista.

Continua após a publicidade

Uma mulher de pele clara com cabelos castanhos ondulados cercada de arte
Fran Matsumoto na CCXP Capricho/CAPRICHO

4. Lhaiza Morena (@lhaizamorena)

Lhaiza é de Salvador, mas está morando em Jundiai e já tinha participado da CCXP19. Ela faz ilustrações de e para pessoas pretas, além de ter lançado seu primeiro livro infantil recentemente, o “sonhe alto, menina!”. Sua inspiração são as pessoas reais que ela observa nas ruas.

“Eu cresci sem essa representação na minha infância, então escolhi seguir por esse caminho e trazer isso na minha arte. E faço isso pela variedade de pessoas pretas.”, explicou Lhaiza!

Mulher negra do cabelo cacheado rodeada de arte
Lhaiza Morena na CCXP Capricho/CAPRICHO
Continua após a publicidade

5. Carol Rempto (@carolrempto)

Carol é do Rio de Janeiro, mora em Curitiba e já é veterana de CCXP, desde 2017. Ela conta que ama estar lá e levar representatividade para o Artitis’ Valley e que mostra pela sua arte, as coisas que gosta e quem ela é na real. A artista disse que sente que isso gera identificação

“Eu sou ilustradora de livros e estou sempre trabalhando com um público mais infanto-juvenil e tento levar essa coisa de um mundo mais colorido, igualitário e com representatividade nos meus personagens. Quero que as pessoas se identifiquem com meu trabalho”, disse Carol!

Mulher branca com o cabelo preso rodeada de arte
Carol Rempto na CCXP Capricho/CAPRICHO

Só gente talentosa <3

Publicidade