Goedam: lendas urbanas sul-coreanas para assombrar sua sexta-feira 13

A série é uma antologia de terror disponível na Netflix. Conheça as principais histórias… Se tiver coragem!

Por Gustavo Balducci 13 ago 2021, 17h40
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

Em 2021, apenas esta sexta-feira de agosto foi contemplada com o número 13. A data, cheia de superstições e simbolismos, é temida e celebrada por muitos países, incluindo a Coreia do Sul. Goedam (괴담), que significa histórias de fantasmas em coreano, é uma série original da Netflix que apresenta as principais lendas urbanas compartilhadas no país. Com oito episódios em formato de antologia, conheça as principais histórias contadas pela série:

Fenda (Episódio 1)

“Com a melhor aluna da sala fora do caminho, Park Seo-hui está disposta a tomar o lugar dela. Mas a competição nunca morre – nem a culpa”. O primeiro episódio de Goedam reflete sobre o estresse e a competição excessiva escolar que, infelizmente, é muito comum nos colégios coreanos.

Invasor (Episódio 3)

Continua após a publicidade

“A jovem Sae-rom faz uma festa virtual para inaugurar sua casa. Mas quando a câmera desliga, a verdadeira anfitriã aparece”. Se você gosta de filmes como Atividade Paranormal, A Bruxa de Blair e Host, vai adorar esse episódio! Gravado com interface de videoconferência, a personagem principal é uma streamer famosa que passa a ser assombrada em seu novo lar.

Dimensão (Episódio 6)

“Seguindo as instruções de um garoto desaparecido, um detetive vai a fundo nas investigações de um caso inexplicável e acaba indo parar em outra dimensão”. Um dos episódios mais interessantes da série, Dimensão se baseia em uma lenda famosa compartilhada pelos coreanos: você pode descer em um universo paralelo se apertar os botões do elevador em uma ordem específica.

De origem popular e passadas de boca a boca por gerações, as lendas urbanas também ganharam destaque graças à internet. Em Goedam, existem outros temas culturais sul-coreanos que também são abordados, como talismãs, rituais e crenças. Dá medo, mas também é educativo!

E aí, ficou com coragem de assistir?

Continua após a publicidade
Publicidade