Sexta-feira 13: origem, mitos, numerologia e previsões pra data em agosto

Em 2021, teremos apenas uma sexta 13, e justamente em Agosto, mês carregado de má fama. O que será que nos espera, hein?

Por Personare Atualizado em 13 ago 2021, 10h42 - Publicado em 12 ago 2021, 15h51
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

Você já parou para pensar por que o número 13 é motivo de tantas opiniões diferentes? Há quem o considere um bom sinal, outros já acreditam que ele seja mau agouro, especialmente em uma sexta-feira. Mas vamos desmistificar essa coisa toda e usar o 13 a nosso favor? A análise a seguir é de Yub Miranda, astrólogo, tarólogo, graduado em Filosofia e autor das análises numerológicas do Personare.

AFINAL, O QUE SIGNIFICA O NÚMERO 13?

Primeiramente, é importante a gente olhar separadamente os números 1 e 3. Na Numerologia, o 1 simboliza coragem, iniciativa e disposição para correr riscos. Já o 3 significa autoconfiança e otimismo de acreditar no melhor da vida. Isso sem falar da reação de leveza e liberdade que acompanha essa atitude positiva na hora de enfrentar os desafios!

Na foto, um calendário marcando a sexta-feira 13, algumas velas ao redor dele e um crânio ao fundo
Studio-Annika/Getty Images

Tanto o 1 quanto o 3 gostam de viver livremente e não curtem dar satisfações por aí. Afinal, são números que detestam ser mandados e seguir as regras. O curioso é que o 4, resultante da soma entre os números 1 e 3 (que formam o 13), indica justamente o oposto. O 4 gosta de seguir regras e prefere o certo ao incerto. Curte estabilidade e não se sente à vontade em arriscar. Prefere seguir um ritmo calmo, com organização, planejamento e coisas práticas.

Se tem uma coisa certa sobre os dias 13 é justamente esse conflito entre o risco e a segurança. O 4 é conservador, já o 1 e o 3 preferem o novo, a originalidade. O 4 é tradicional, já os números 1 e 3 são rebeldes. O 4 gosta de apoio e de estar pertinho de geral, já o 1 e o 3 são mais independentes. E por carregarem na simbologia tendências tão opostas, o 13 pode ser considerado um número ambíguo. Por isso, uns o consideram sinal de mau agouro enquanto outros de boas vibrações.

Mas, ó, ficar com medinho do número 13 pode significar problemas, amiga! Especialmente quando se fala em ter iniciativa ou otimismo para buscar coisas novas e curtir uns rolês mais criativos. Também tem a galera que dá mais atenção pra um dos extremos dessa tour, o que pode ser prejudicial. Nem 8 nem 80. O negócio, como tudo na vida, é buscar o equilíbrio!

  • A SIMBOLOGIA DA SEXTA-FEIRA 13

    De acordo com a Numerologia, não há nada de especial na sexta-feira 13. Eita! Como assim? Pois é… Mas algumas pessoas podem se sentir desafiadas nessa data. Enquanto o 1 e o 3 – que formam o 13 – querem liberdade, otimismo e festividade, eles geram o 4, que é todo serião, como número reduzido.

    O 4 pede praticidade, perseverança, determinação, planejamento e organização pra direcionar melhor a necessidade de criatividade e de diversão dos números 1 e 3. Mas vale lembrar que isso vale para qualquer dia 13, não apenas para aqueles que caem numa sexta-feira, viu?

    Outro detalhe é que no Tarot o 13 é o número do arcano “A Morte”, carta que representa a necessidade de mudanças, de sair da zona de conforto. Quem curte mudar hábitos e situações na vida, não gosta muito dessa simbologia. Então, diante desse cenário, fica evidente que, por trás de medos e superstições, existe uma mensagem: a de que é preciso saber arriscar com confiança e planejamento, rumo ao que precisa ser mudado e reestruturado em nossa vida. Mudanças pedem coragem e, ao mesmo tempo, pés no chão. #FicaDica

    Continua após a publicidade

    CURIOSIDADE SOBRE A DATA

    Há várias teorias que sugerem o motivo da sexta-feira 13 ser considerada uma data meio sombria. A mais forte delas tem origem no século XIV, quando o rei da França, Filipe IV, considerou que a ordem dos Cavaleiros Templários [exército de monges criado para proteger os peregrinos, que mais tarde foi acusado de heresia] era ilegal.

    No dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, ele decretou que os membros da ordem deveriam ser perseguidos, torturados e presos, e essa decisão resultou em muitas mortes. Daí, a data passou a carregar esse peso de estar, vamos dizer assim, “amaldiçoada”.

    Ilustração de cavaleiros templários, vestidos de branco com uma cruz vermelha no peito, sendo queimados vivos em fogueira no meio de uma praça pública, durante a Idade Média
    Ilustração da perseguição dos Cavaleiros Templários, uma das organizações mais poderosas da Idade Média a ser dissolvida Picture Alliance/Prisma Archivo/Divulgação

    PREVISÕES PARA A SEXTA-FEIRA (13/08/2021)

    Quer mais um fato curioso? Em 2021, teremos apenas uma sexta-feira 13, e uma que cai justamente em Agosto, um mês carregado de má fama. Conversamos com a astróloga Sofia Vazastróloga e colaboradora do Personare, que interpretou a data pra gente.

    Para a Astrologia Tradicional, sexta-feira é dia de Vênus, astro que fala sobre prazeres, afetos e desejos. Nada mais apropriado para o dia mais aguardado da semana, né? A Lua crescente em Libra faz as honras pra ela e o dia começa trazendo ânimo e leveza. A fase crescente é um momento de pôr as coisas em movimento, e aqui ela ajuda todo tipo de atividade criativa ou mental. Legal também pra fazer contato com aquelas pessoas que estão na sua cabeça há um tempo.

    De acordo com Sofia, Vênus está em Virgem e vem para organizar os afetos e prazeres, para entender melhor o que te faz realmente bem e te dá prazer – e principalmente o que é necessário pra colocar tudo isso em prática! Às vezes, mesmo atividades prazerosas necessitam de alguma organização, que pode vir a ser um pouco mais chatinha, para realmente acontecer, não é mesmo?

    Ilustração de um descampado, com um escorpião grandão na grama verde escura. Ao fundo, uma Lua Cheia brilha com o símbolo de Escorpião na astrologia dentro dela
    Daniel Eskridge/Stocktrek Images/Getty Images

    Aproveite bastante durante o dia, porque às 21h02 de sexta a Lua entra em Escorpião, e aí o papo é outro! Se a sexta-feira 13 tivesse uma Lua, essa Lua seria escorpiana. O conselho é: não se precipite nem crie muitas expectativas para o fim de semana. A Lua leve e crescente em Libra pode fazer com que você espere ansiosamente por algo, só que isso pode abrir espaço para frustrações. Com a Lua em Escorpião, esse algo pode não dar certo – pelo menos, não como você imaginava – e talvez as coisas não saiam exatamente como o planejado.

    Você pode acabar chateada assistindo a séries, incomodada com algum impedimento para os seus planos, magoada com algum amigo, triste ao se deparar com a fragilidade do amor e com o fim das coisas, ou só se sentindo solitária dentro de casa. Afinal, Escorpião é o signo do Outono melancólico, quando as folhas caem de árvores pra abrir espaço para outros… Só que num futuro. Fato é que a Lua em Escorpião pode até afogar-se em algumas lágrimas, mas se mantém viva e forte! Afinal, a Lua segue crescendo, agora regida por Marte. Então: ainda que não seja puro deleite, o lance é continuar se movendo.

    +: Você sabe quais são as maiores manias de cada signo?

    O final de semana abre espaço para uma luta interna entre aquilo que se deseja, a realidade das coisas, o sentimento de querer ser produtiva e a necessidade de cortar certos excessos. Até domingo, teremos esse cenário. Atenção: não se cobre demais para dar conta das coisas e tome cuidado com conflitos desnecessários e excesso de autocrítica. É bacana identificar os problemas, mas só se for para criar estratégias práticas para lidar melhor com eles. Do seu lado, pode contar com a coragem de Marte em Virgem, que organiza o que deve ser feito. Virgem fala sobre o tempo das colheitas e ensina que, para colhermos o que plantamos, não podemos ter pressa. Temos que manejar nosso tempo com regularidade para mantê-lo fértil. Não se precipite! Finais, pausas, reflexões pra discernir, organizar a cabeça… Tudo isso faz parte do processo de crescimento. Na próxima segunda-feira, 16, a Lua sobe na garupa de Sagitário e traz o ânimo do fogo de volta!

    Continua após a publicidade
    Publicidade