14 filmes, séries e documentários para refletir sobre racismo e privilégio
Obras para te auxiliar algumas pessoas a compreenderem os seus privilégios!
Nos últimos meses, nós vimos manifestações antirracistas ao redor do mundo. Mas é importante recordarmos que o nosso país também sofre de um racismo estrutural imenso. E dados podem confirmar esse triste cenário.
Por exemplo, no nosso país, 74,5% das pessoas assassinadas em intervenção policial são pretas ou pardas, diz o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, de 2019.
Então, decidimos publicar uma lista com filmes e séries que nos ajudem aprender cada vez mais sobre racismo e desigualdades sociais, além de auxiliar algumas pessoas a compreenderem os seus privilégios.
Vamos, então, à lista? Para ressaltar a importância dessas obras no entendimento de tudo o que está rolando ao nosso redor, queremos dar o start com uma cena de Brooklyn 99. No vídeo em questão, como é bem apontado pelo tuíte do Quebrando O Tabu, o seriado conseguiu explicar de forma cirúrgica o que é ser parado na rua pelo simples fato de ser uma pessoa preta e o que é o privilégio branco. Olha só:
O dia que Brooklyn Nine-Nine explicou em um minuto o privilégio branco: pic.twitter.com/MBB0WpJ8my
— Quebrando o Tabu (@QuebrandoOTabu) March 24, 2019
Olhos Que Condenam
A série é baseada em fatos reais, o que te dá ainda mais a sensação de impotência diante ao que aconteceu. Jovens pretos são acusados e incriminados injustamente pelo estupro de uma mulher branca e passam anos presos por isso. Na Netflix, há também um documentário do caso, feito por Oprah Winfrey.
Minha História
O documentário é baseado no livro homônimo biográfico de Michelle Obama. Ao longo do filme, a ex-Primeira Dama dos EUA relembra diversos episódios da sua vida. Por exemplo, quando, na infância, a vizinhança branca começou a se mudar do bairro porque pretos começaram a se instalar na área. O filme tem um tom inspirador e busca incentivar jovens pretxs.
Atlanta
A série fala bastante sobre o choque de realidade entre pretos e brancos. O Correio Nagô indicou o episódio “Teddy Perkins” (da segunda temporada). De acordo com a publicação, trata-se de uma aula sobre como é ser preto numa sociedade racista. Inclusive, vale a pena ler a análise deles sobre o seriado, viu?
Um Maluco No Pedaço
Embora a série seja de comédia, aborda também várias questões relevantes, como a desigualdade racial. No trecho abaixo, vemos Will e Carlton discutindo o motivo pelo qual um policial teria parado eles na rua.
Todo Mundo Odeia O Chris
Aqui é mais um exemplo de série de comédia que, de forma sutil, nos apresenta problemas raciais enfrentados por uma família negra. Por exemplo: Chris é o único garoto negro da escola e como isso é sempre colocado em questão pela professora, Senhora Morello.
Se A Rua Beale Falasse
O filme é baseado num romance de James Baldwin. A história gira em torno de um casal preto que é separado após Fonny ser preso e acusado injustamente de um crime por um policial branco racista.
Cidade De Deus 10 Anos Depois
O doc é, como já diz o nome, baseado no filme Cidade De Deus, que mostra o dia a dia das favelas brasileiras e também como é para jovens pretos viverem em um universo de muita violência. O documentário, agora, acompanha como estão os atores que atuaram no longa (indicado a quatro Oscars) e se a vida deles mudou ou não com o sucesso comercial da trama. “Tem que ter mais negro contando as histórias de negros”:
Na Quebrada
O filme mostra jovens pobres e os desafios que enfrentam para sobreviver na realidade deles. Além de retratar um lado corrupto da polícia muito importante.
Cara Gente Branca
O seriado mostra um grupo de estudantes pretos em uma faculdade americana e revela as microagressões diárias do racismo que essas pessoas sofrem. Um episódio necessário para se assistir é o quinto da primeira temporada, em que um policial branco aponta uma arma na cabeça de Reggie.
"a não ser que seja negro e tenha uma opinião, aí só recebe uma bala"#BlackLifesMatters#VidasNegrasImportam
Reggie Green – Poema pela liberdade Dear White People (Cara gente branca) pic.twitter.com/TYLTeQYDgi
— Sobcinzas (@sobcinzas) June 2, 2020
Orange Is The New Black
O seriado mostra a vida de mulheres atrás das grades e tem um momento na quarta temporada extremamente marcante no cenário dos protestos antirracistas no mundo todo. Uma das presas (para não dar spoiler, rs) é assassinada por um dos guardas. A cena foi inspirada no assassinato de Eric Garner por um policial branco nos Estados Unidos. (O vídeo abaixo é do momento em questão. Ele pode conter um material sensível para algumas pessoas).
Infiltrado Na Klan
O filme mostra o policial Ron Stallworth se passando por uma pessoa branca para conseguir desmantelar e prender membros da Ku Klux Kan, que é um grupo de ódio de supremacia branca americano.
Corra
O filme traz uma análise aterrorizante sobre o racismo velado e faz uma crítica sobre como o preto é tratado pela sociedade branca.
Bem-vindo A Marly-Gomont
O filme mostra um médico preto que se muda junto com a família para uma cidade no interior da França. A mudança choca os moradores brancos da região. Em uma das cenas, um dos habitantes do lugar chega a atirar no médico, por esse ser “um dos hábitos” do local.
Preparada para assistir a todas as indicações?